Sedução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: ""seduzir"" redireciona para este artigo. Para o álbum de Djavan, veja Seduzir (álbum).
 Nota: Para outros significados, veja Sedução (desambiguação).
A proposta (1872), desenhado por William-Adolphe Bouguereau.

Sedução (do termo latino seductione) é o ato de seduzir ou de ser seduzido, de fascinar, encantar. Em um sentido pejorativo, é o ato de atrair para o mal. No campo do direito, é o ato de iludir uma mulher virgem e jovem com o intuito de ter relações sexuais com ela.[1][2]

A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos. Assim como as pessoas procuram, no seu dia a dia, seduzir seus interlocutores em busca de melhor vivência e de melhor qualidade de vida, também a propaganda utiliza-se muito desta arma para induzir ao consumo.

No discurso informal, o termo geralmente está relacionado a casos amorosos, envolvendo atitudes específicas para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais, inclusive através do uso de linguagem corporal.[3] É um processo proveniente de duas (ou mais) partes envolvidas que pode ocasionar respostas comportamentais e emotivas inesperadas, analogamente a uma reação química.

Sigmund Freud, na sua "teoria da sedução", afirmava que toda neurose surgiria a partir de um trauma psicológico ocorrido na infância. Ao mesmo tempo, começou a formular o "complexo de édipo", onde defendia que toda pessoa buscaria o prazer (representado, símbolo|simbolicamente, pela figura materna), mas seria contida pelas leis e pela moral (representados simbolicamente pela figura paterna)[4].

A comunidade da sedução[editar | editar código-fonte]

Existe um grupo de pessoas autointitulado comunidade da sedução que se dedica a estudar e aplicar técnicas de sedução. A comunidade alcançou grande popularidade mundial, bem como ceticismo, com a publicação do livro The Game: Penetrating the Secret Society of Pickup Artists (2005), de Neil Strauss, que descreve a comunidade.[5]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sedução

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 561.
  2. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
  3. Livro A Arte Da Sedução. Acessado em 09 de outubro de 2014.
  4. Teoria Freudiana
  5. «PUA - O Guia Completo do Pickup Artist» Arquivado em 18 de julho de 2015, no Wayback Machine.. PUA Sedução. Consultado em 2015-08-06.
Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.