Segredo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Segredo é às vezes considerado de importância de vida ou morte. Soldado dos EUA no acampamento durante a Segunda Guerra Mundial.

Secreto é um modo de dizer que alguma coisa ou alguém é um segredo, está escondido, não é público; pode ser descoberto, mas não é recomendado.

Forma de se manter algo em segredo, onde o item ou o contexto tem algo sigiloso. Segredo é uma informação valiosa, mas que se for tornada pública pode comprometer algo ou alguém, geralmente não podendo ser revelada a determinadas pessoas.

Segredo na sociologia e na zoologia[editar | editar código-fonte]

Animais escondem a localização do ninho deles de predadores. Esquilos enterram castanhas, escondendo elas, e eles tentam lembrar a localização delas depois.

Humanos tentam esconder conscientemente aspectos deles mesmos de outros devido a vergonha ou medo de violência, rejeição, ameaças, perda de aceitação, ou perda de emprego. Humanos podem também tentar esconder aspectos do próprio ser que eles não são capazes de incorporar psicologicamente no ser consciente deles. Família às vezes mantém "segredos de família", obrigando membros da família a nunca discutir assuntos discordantes em relação à família com exteriores ou até mesmo dentro da família. Muitos "segredos familiares" são mantidos por usar uma teoria (uma história familiar oficial) quando conversando com membros exteriores. Aceitação em manter o segredo é frequentemente coagida por meio de "envergonação" e referência à honra da família. A informação pode ser até uma coisa tão trivial quanto uma receita.

Segredos são às vezes mantidos para dar o prazer da surpresa. Isso inclui manter segredo sobre uma festa surpresa, não contar spoilers de uma história, e evitar exposição de um truque de mágica.

Mantendo o segredo da estratégia de alguém é importante em muitos aspectos da teoria dos jogos.

Partilha de segredo (antropologia)[editar | editar código-fonte]

Na antropologia partilha de segredo é um jeito para homens e mulheres de estabelecer relações tradicionais com outros homens e mulheres. Uma narrativa comummente usada que descreve esse tipo de comportamento é a curta história de Joseph Conrad chamada "The Secret Sharer".

Segredos de governo[editar | editar código-fonte]

Um burn bag e security classification stickers em um laptop, entre o Presidente dos EUA Barack Obama e Vice Presidente Joe Biden durante aualizações na Operação Gerônimo, uma missão contra Osama bin Laden, na Situation Room da White House, May 1, 2011.

Governos frequentemente tentam ocultar informações de outros governos e o público. Esses segredos de estados podem incluir designs de armas, planos militares, táticas de negociação diplomáticas, e segredos obtidos ilicitamente de outros ("inteligência"). A maioria das nações tem alguma forma de Official Secrets Act (o Espioage Act nos EUA) e material classificado de acordo com o nível de proteção necessária (então o termo "informação classificada"). Um indivíduo precisa de uma liberação de segurança para acesso e outros métodos de proteção, como manter documentos em um cofre, são estipulados.

Poucas pessoas disputam a desejabilidade de manter Informações de Design de Armas Nucleares Críticas em segredo, mas muitos acreditam que segredo de governo serem excessivos e muito frequentemente usados em propósito político. Muitos países têm leis que tentam limitar o sigilo de governo, como os EUA Freedom of Information Act e sunshine laws. Oficiais de governo às vezes vazam informações que eram para ser mantidas em segredo. (Para um exemplo recente (2005). veja Plame affair)

Segredo nas eleições é um assunto em assunção, particularmente contagens de voto secreto em máquinas de contagem de voto computorizadas. Enquanto votantes, cidadões são atuantes em um soberano único ou capacidade de "dono" (ao invés de ser um sujeito das leis, como é verdade fora das eleições) em selecioar os servos do governo deles. É debatido que segredo é impermissível coo contra o público na área de eleições onde o governo obtém todo o seu poder e autoridade de impostos. Em qualquer evento, segredos permissíveis varia significamente com o contexto envolvido.

Ver também[editar | editar código-fonte]