Segunda circular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Segunda Circular)
Ir para: navegação, pesquisa


2ª Circular - Estradas municipais de Portugal
2ª Circular
10
Cruza com:
IC19, Eixo Norte-Sul, A1

A Segunda Circular (2ª Circular) é uma via rápida urbana de Lisboa, que liga a parte oriental da cidade à parte ocidental. É uma das vias portuguesas com maior densidade de tráfego em hora de ponta. A sua gestão está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa.

Mural pintado pelo canal Hollywood.

A 2ª Circular constitui um eixo formado pelo enfiamento de duas avenidas:

  • Avenida General Norton de Matos, entre o início do IC19 em Benfica; e o Viaduto do Campo Grande; e
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, entre o Viaduto do Campo Grande e o acesso à autoestrada A1, junto a Sacavém.

Para além dos pontos já referidos, a 2ª Circular canaliza o trânsito para a Rotunda do Relógio (perto do Aeroporto da Portela), Alvalade, Lumiar e Eixo Norte-Sul (outra via rápida da cidade).

A denominação da via rápida deriva de um projecto que incluia várias vias circulares. A 1ª Circular incluiria parte da desaparecida Estrada da Circunvalação (a parte que é hoje o troço da CRIL entre Algés e Benfica) e a atual Avenida Dr. Alfredo Bensaúde,[1] que liga a Encarnação a Moscavide. No seu traçado original, a 2.ª Circular incluía a Avenida Marechal Carmona (nome da Avenida General Norton de Matos até 1974), a Avenida Marechal Craveiro Lopes até á Rotunda do Aeroporto, e a Avenida Marechal Gomes da Costa, sendo por isso informalmente conhecida por “Avenida dos Três Marechais”.

Como principal via de atravessamento da cidade, a 2ª circular tem um perfil transversal de 2×3 vias (com reforço adicional em alguns pontos críticos), vias de aceleração e desaceleração nos acessos, cruzamentos desnivelados, separador central (metálico e em betão, tipo barreira New Jersey), velocidade máxima de 80 km/h e sistemas de vídeo-vigilância e informação aos utilizadores.

Referências

  1. Como se poderá verificar no Edital Nº 222/68 do Pr. da Câmara França Borges de 21-Set-1968 que a ela se referia da seguinte forma: «… resolvi que a avenida compreendida entre a praça de acesso à auto-estrada do Norte e Moscavide, conhecida por "I Circular" se denomine: …»

Ligações externas[editar | editar código-fonte]