Segunda Igreja Batista de Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Segunda Igreja Batista de Campos
Orientação Igreja Batista
Origem Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 1937
Sede Campos dos Goytacazes
Número de membros 4.000

A Segunda Igreja Batista de Campos (SIBCAM), conhecida localmente apenas como Segunda Igreja, é uma igreja evangélica, batista, surgida em 1937 em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Tornou-se nacionalmente conhecida através do cantor e compositor de música gospel Fernandinho, líder do Ministério Faz Chover e do Ministério Shekinah de Adoração da igreja.

É atualmente presidida pelo Pr. Eber Silva, sendo composta por cerca de 4.000 membros. Em 2007 foi anunciado o projeto de reforma e adequação do antigo ginásio esportivo "Batistão" em um novo templo da Segunda Igreja Batista de Campos e em 01 de Junho de 2012, no aniversário de 75 anos da igreja, o mesmo foi inaugurado, com capacidade para 2.800 pessoas. O antigo templo, que comportava cerca de 900 pessoas, continua sendo usado, embora somente para casamentos, formaturas, cultos fúnebres e reuniões menores.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja foi fundada no dia 1º de junho de 1937, na rua Conselheiro José Fernandes, 198, Centro, tendo como pastor João Barreto da Silva, cuja vida deixou marcas profundas na história, atualmente considerado como Pastor Emérito da igreja. Segue-se o Pr. Joélcio Rodrigues Barreto, Ebenézer Soares Ferreira, Aurecil dos Santos e atualmente é presidida pelo Pastor Eber Silva desde 1989.

Eber, na direção da igreja, criou vários ministérios. É professor de Língua Portuguesa e Literatura, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. É membro do Conselho Estadual de Educação. Presidiu a Convenção Batista Fluminense e a Ordem dos Pastores Batistas Fluminenses. É casado com a professora Dulcinéa Paiva Silva, tem dois filhos: Leandro e Camila.

Outros pastores, em ministérios auxiliares, têm colaborado com a expansão da igreja, entre eles está o Pastor Fernandinho, líder do Ministério Faz Chover, conhecido nacionalmente pelo sucesso das músicas como Faz Chover, Sede de Justiça e Uma Nova História. A Segunda Igreja implantou o ministério de células que é composto por seis redes: Juniores & Crianças (JC), Adolescentes, Jovens, Homens, Mulheres e Casais, cada uma com seus respectivos pastores (as).

Música[editar | editar código-fonte]

O ministério de música na Segunda Igreja Batista de Campos, nasceu junto com ela, mesmo sem ter o ministro. A música é marca registrada da igreja e nacionalmente conhecida pelo Ministério Faz Chover do Pastor Fernandinho. A igreja também já lançou dois CD's, o "Somos Um" e o "Venha o Teu Reino" do Ministério Shekinah de Adoração, que é o ministério de música, dança e teatro da igreja.

A igreja possui cinco coros: Coro Shekinah (de adultos), Coro Geração Shekinah (jovens e adolescentes), Coro Madrigal Shekinah, Coro Shekinah Teen e Coro Shekinah Kids.

Ainda tem o grupo musical com sete componentes: o Kairós (Tempo de Deus), a Escola de Música Shekinah e o Grupo Hágios, que fez sucesso na década de 90.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]