Seienchin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seienchin
Grafia
Tradução Tranquilo na batalha
Outros nomes Seiyunchin
Kanji 制引戦
Informações gerais
Classe Kata
Criador(es) Kanryo Higaonna
Local(is) de origem  China,   Ryukyu
Estilo(s) praticante(s) Shito-ryu, Goju-ryu, isshin-ryu Kanazawa-Ha SKIF

Seienchin ( 制引戦 ? Tranquilidade na batalha) é um kata praticado no caratê.[1] Sua provável origem reside na China, pertencendo ao caratê pela linhagem Naha-te, e deste para os estilo modernos. Ao mestre Kanryo Higaonna atribui-se a autoria/modificação e incorporação.[2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre as origens do Kata Seienchin, alguns apontam para a China como fonte. Diz-se que a forma foi levada para Okinawa por Kanryo Higaonna, que poderia ter aprendido do mestre Ryu Ryu Ko. Geograficamente, aponta-se para a cidade de Fuzhou, na província de Fujian, ou Fukien em japonês, como seu berço.

Características[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma forma muito versátil,[4] a qual utiliza téncnicas de modo a subjugar o adverário mais por imbobilização do que contusão, sem, contudo, olvidar de tais tipos de técnicas,[1] desenvolvendo os movimentos com uso do tanden.[5] O cerne pretende residir em desenvolver noção de controle do oponente.

Não há ataques com os pés.[5] As pernas são usadas basicamente para sustentar (de modo firme) os golpes desferidos co'as mãos, haja vista a presença de bases baixas (Nekoashi dachi e Shiko dachi) e firmes (Sanchin dachi). O deslocamento é feito de modo linear e anguloso, de forma a ampliar o poder dos contra-ataques. Entretanto, posto que os movimentos sejam duros, faz-se imprescindível ter em mente que a energia (ki) deve transitar de modo suave, natural, sem o que as técnicas serão ineficientes, assim há movimentos circulares que conduzem a potência do golpe absorvido de volta ao oponente.

O praticante deve prestar atenção na respiração correcta, de modo a aplicar corretamente o golpe com as mãos.[5]

A denonminação, quando lida desde o kanji, aponta ao escopo do kata, "controlar", "puxar", "lutar", sendo difundido este entendimento por muitas escolas nativas de Oquinaua, que parece ser corroborado nas origens chinesas do exercício, desde Fujian e Formosa, pois, se lido em mandarim (Sui yiun jin), vem significar "seguir", "mover", "apoderar". [carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Karate Site - Karate Basics - Kata Explained» (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2010 
  2. «SHITO-RYU» (em inglês). Consultado em 26 dez. 2010 
  3. «Kata of Karate  : Kata of Naha-te System» (em inglês). Consultado em 26 dez. 2010 
  4. «Murayama Karate-do Shito-kai Karate Organisation» (em inglês). Consultado em 26 dez. 2010 
  5. a b c «Kata Study Guide - USA KARATE STUDY GUIDE» (PDF) (em inglês). Consultado em 26 dez. 2010 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

McCARTHY, Pat; LEE, Mike. Classical kata of Okinawan Karate (em inglês). Black Belt, 1987.
LUDWIG, Dirk. Okinawa Karate Kata. (em alemão). Berlim: Libri, 2001.