Sekouba Bambino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sekouba Bambino é o nome artístico de Sekouba "Bambino" Diabaté, um músico e cantor nascido numa pequena aldeia perto de Siguri, na Guiné em 1964[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

A família de Bambino tem uma longa tradição musical. Os seus ancestrais eram mestres na arte musical e conhecidos pelo antigo Império Mali. Desde os seus oito anos de idade, Diabaté cantava com bandas locais ganhando rapidamente reputação.

Aos 19 anos, Diabaté foi aconselhado a juntar-se a Bembeya Jazz National, a banda mais conhecida da Guiné. Recebeu a alcunha Bambino para ser poder ser distinguido de um outro membro da banda, o guitarrista Sekou Diabaté (também conhecido como Sekou "Bembeya" a.k.a. "Diamond Fingers"). Com esta banda, Diabaté fez a sua primeira tornee por África em 1985 e no ano seguinte estreou-se na Europa.

A sua música é popular na África Ocidental, especialmente na Guiné, Mali e noutros países onde as línguas Bambara e o Malinke são utilizadas.

Referências

  1. http://www.leopardmannen.no/b/bambino.sekouba.asp The Leopard Man's African Music Guide, Sekouba Bambino, Visto em 09 Setembro de 2007.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]