Seleção Brasileira de Futebol Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasil Brasil
Uniformes
Uniforme atual
Uniforme atual
Associação CBFA
Continente América do Sul (PAPAF)
Fundado em 2007
Affiliação na IFAF 2008
Cores                    
Head coach Danilo Muller
Presidente Gustavo Sousa

A Seleção Brasileira de Futebol Americano representa o Brasil nas competições internacionais de futebol americano. É administrada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), entidade reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF).

História

Convocada pela primeira vez no ano de 2007 em virtude da demanda de um amistoso fora do país, a Seleção Brasileira daquele ano foi convocada a partir de uma seleção feita em diversos torneios interestaduais, testes físicos e da disponibilidade dos atletas de participar. O primeiro jogo que o time enfrentou foi contra o Uruguai em 2007. Apesar das dificuldades técnicas enfrentadas devido ao apoio precário, a equipe apresentou-se com atletas representantes do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo. A seleção brasileira acabou sendo derrotada mas o jogo foi considerado um marco na história do esporte no país.

Convocada no ano de 2008, utilizando novamente a mesma metodologia, reforços foram adicionados e com um plantel muito fortalecido, por atletas dos 04 estados iniciais e mais atletas do Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais a Seleção Brasileira adulta de Futebol Americano realizaria seu segundo jogo, dessa vez em território nacional.

O ano de 2009 iniciou-se e com a entidade fortalecida, a Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), a metodologia foi alterada e criou-se o Torneio de Seleções aonde os melhores de cada estado associado, escolhido pelos próprios estados, iriam representá-los em um Torneio.

A seleção brasileira, junto com a seleçao Uruguaia e Argentina, tornaram-se membros recentemente da entidade internacional International Federation of American Football (IFAF).

Em 2014 disputou a Qualificação para a Copa do Mundo e um amistoso contra o Uruguai.[carece de fontes?]

O Brasil estrará na Copa do Mundo IFAF contra a seleção da França no dia 8 de julho de 2015.[1]

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Convocação da Seleção Brasileira para o Mundial IFAF 2015