Seleção Galesa de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
País de Gales
Flag of Wales 2.svg
Alcunhas?  The Dragons
Associação Football Association of Wales / Cymdeithas Bêl-droed Cymru
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Alemanha Adidas
Treinador País de Gales Chris Coleman
Capitão Aaron Ramsey
Mais participações Neville Southall (92)
Artilheiro Ian Rush (28)
Kit left arm.png Kit body wales1213h.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks yellowhorizontal.png
Uniforme
titular
Kit left arm wales1213a.png Kit body wales1213a.png Kit right arm wales1213a.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições de futebol da FIFA. Teve apenas uma participação em Copas do Mundo, em 1958, conseguindo chegar às quartas-de-final. Não classificou-se ainda para nenhuma Eurocopa.

Não existe nas competições olímpicas; nelas, os galeses competem juntamente com os ingleses, escoceses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Olímpicos de 1900, nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos Jogos Olímpicos de 1912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses.

Com a eleição de Londres como sede dos Jogos de 2012, surgiu a cogitação de que a Seleção Britânica voltasse para disputar a competição (não disputa as qualificações desde 1971). As federações de futebol da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte recusaram ceder seus jogadores, e decidiu-se amigavalmente que a seleção do Reino Unido competirá apenas com ingleses.

Copa do Mundo de 1958[editar | editar código-fonte]

A classificação para a Copa do Mundo de 1958 contou com boa dose de sorte: os galeses tinham terminado em segundo lugar em seu grupo na UEFA, o que significava a eliminação. Enquanto isso, a Seleção Israelense aguardava um adversário advindo da África, adversário esse que seria o Sudão.

A Seleção Sudanesa, entretanto, recusou-se a jogar contra Israel, que se classificaria automaticamente à Copa sem disputar um único jogo, algo que a FIFA acabou não permitindo, decidindo que os israelenses decidiriam a vaga contra alguma seleção europeia que terminou em segundo lugar em seu grupo. Por sorteio, os belgas foram os escolhidos, mas recusaram. Um novo sorteio apontou Gales como adversários de Israel nesta repescagem, e, após duas vitórias por 2 a 0, uma fora e outra dentro de casa, os galeses se classificaram para a sua primeira e até hoje única Copa do Mundo - curiosamente, o mundial de 1958 foi o único que contou com as quatro seleções do Reino Unido.

O País de Gales conseguiu eliminar a Hungria, então vice-campeã mundial. Foi eliminado pelo Brasil nas quartas-de-final, tornando-se a primeira seleção a tomar um gol em Copas do menino Pelé, então com apenas 17 anos.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Jogadores de destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c FIFA.com (abril de 2011). Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola (em português). Página visitada em 6 de maio de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.