Seleção Irlandesa de Futebol (1882–1950)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Irlanda
St Patrick's saltire.svg
Alcunhas?  Ireland Island
Associação Football Association of Ireland / Cumann Peile na hÉireann
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Inglaterra Umbro
Mais participações Elisha Scott (31)
Melhor artilheiro Billy Gillespie e
Joe Bambrick (12)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Irlandesa de Futebol foi um selecionado que representava toda a Irlanda antes de 1922, quando ainda toda a ilha era parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Mesmo após a formação do Estado Livre Irlandês, com a consequente criação da FAI (federação de futebol da Irlanda independente), esta seleção continuou até 1954 a ser denominada apenas de Irlanda e a chamar jogadores de toda a ilha, embora a seleção do Estado Livre já realizasse jogos nas Olimpíadas de 1924 e nas eliminatórias das Copas do Mundo de 1934 e 1938.

Não existiu nas competições olímpicas; nelas, os norte-irlandeses competem juntamente com os ingleses, escoceses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Olímpicos de 1900, nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos Jogos Olímpicos de 1912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses. Os outros irlandeses também competiram pelo Reino Unido até os Jogos de 1912, os últimos antes da Primeira Guerra Mundial, terminada no mesmo ano em que irrompeu a Guerra da Independência da Irlanda.

A seleção continuou a se intitular como "Irlanda" enquanto a vizinha do sul chamou-se como seleção do "Estado Livre Irlandês". Em 1936, esta também passou a chamar-se "Irlanda", chamando também jogadores de toda a ilha. Em 1953, um congresso da FIFA resolveu a disputa de nomes: a Irlanda independente seria chamada oficialmente pelo seu próprio nome oficial, "República da Irlanda". A Irlanda britânica, que já deixara de convocar jogadores de toda a ilha em 1950, passaria a ser denominada "Irlanda do Norte".

Referências

  1. a b c FIFA.com (abril de 2011). Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola (em português). Visitado em 6 de maio de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.