Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma imagem do jogo entre Austrália x Nova Zelândia.
A Seleção Neozelandesa de Futebol representa a Nova Zelândia nas competições da FIFA. São conhecidos também como All Whites, uma referencia à cor de seu uniforme principal, que é todo branco. Controlada pela NZF, a Seleção Neozelandesa participou duas edições da Copa do Mundo, uma em 1982 e outra em 2010, que foi sediada na África do Sul. Nesta copa a Nova Zelândia marcou o seu primeiro ponto na história das copas, ao empatar com a Eslováquia no dia 15 de Junho. Mesmo não sendo tradicional no Futebol, a Nova Zelândia é considerada a melhor seleção de Futebol da Oceania desde que a Austrália foi transferida para a AFC (Confederação Asiática de Futebol).
A Nova Zelândia ganhou 4 vezes a Copa das Nações da OFC: 1973, 1998 , 2002 e 2008.
Venceu a competição e ganhou o direito a participar da Copa das Confederações em 2009.
Seu uniforme branco, é baseado originalmente na cor do uniforme da Inglaterra.
Classificação para a Copa de 2010[editar]
Após ficar com a primeira colocação nas eliminatórias da Oceania, a Nova Zelândia ganhou o direito de disputar uma repescagem com a quinta colocada das Eliminatórias da Ásia, a Seleção do Bahrein. O primeiro jogo disputado no Bahrein terminou empatado sem gols. O jogo de volta foi disputado em Wellington, e terminou com a vitória dos neozelandeses por 1 x 0. Após 28 anos de ausência, a Nova Zelândia voltou a disputar uma Copa do Mundo. Foi a segunda participação da seleção na competição, a qual havia disputado no ano de 1982, na Espanha. A Copa de 2010 foi a primeira em que duas seleções da Oceania disputaram simultaneamente a competição. Anteriormente era dado apenas uma vaga para a Copa às seleções da Oceania, mas após a entrada da Austrália na Confederação da Ásia, possibilitou-se a participação de duas equipes da Oceania em Copas do Mundo, mesmo pertencendo a Confederações diferentes.
Desempenho na Copa de 2010[editar]
No dia 15 de junho de 2010, a seleção neozelandeza conquistou o seu primeiro ponto em copas do mundo, após Winston Reid marcar um gol aos 47 minutos do segundo tempo da partida contra a Eslováquia. Em sua segunda partida, contra a atual campeã Itália, a seleção neozelandeza conseguiu um histórico empate em 1 a 1 com gol de Shane Smeltz e de Iaquinta pela Itália. No terceiro jogo a Nova Zelândia ficou no empate de 0x0 com a Seleção Paraguaia. Ela acabou ficando em terceiro lugar no grupo e foi eliminada novamente na primeira fase, mas a seleção surpreendeu a expectativa de todos os críticos, saindo da competição sem uma derrota sequer, tornando-se assim a única seleção invicta da edição 2010 da Copa do Mundo.
Desempenho em Copas do Mundo[editar]
|
|
Partidas na Copa 1982:
Partidas na Copa 2010:
|
Uniformes dos jogadores[editar]
- Uniforme principal: Camisa branca, calção e meias brancas;
- Uniforme de visitante: Camisa preta, calção e meias pretas.
Uniformes dos goleiros[editar]
- Azul com detalhes pretos;
- Verde com detalhes pretos;
- Cinza com detalhes pretos.
Uniformes de treino[editar]
- Camisa preta, calção e meias pretas;
- Camisa branca, calção e meias brancas.
Uniformes anteriores[editar]
Elenco Atual[editar]
Atletas convocados para a sequência de amistosos contra o México e Austrália nos dias 2 e 5 de junho de 2011.
T: 
Ricki Herbert
Referências