Seleção Espanhola de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espanha
Alcunhas?  La Roja (A Vermelha)
La Furia (A Fúria)
La Furia Roja (A Fúria Vermelha)
La Selección (A Seleção)
Associação Real Federación Española de Fútbol
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Alemanha Adidas
Treinador Espanha Luis de la Fuente
Capitão Álvaro Morata
Mais participações Sergio Ramos (180)
Melhor marcador?  David Villa (59)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Espanhola de Futebol é organizada pela Real Federação Espanhola de Futebol. É uma das confederações fundadoras da FIFA e um dos países com mais participações em Copas do Mundo. Entre os seus títulos, destacam-se a Copa do Mundo de 2010, os campeonatos europeus de futebol de 1964, 2008 e 2012 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, além de outras três de prata em 2000, 2020 e 1920. Em 1999 a Seleção Espanhola Sub-20 ganhou o Campeonato Mundial Sub-20, realizado na Nigéria. Nesse mesmo ano conquistou a medalha de ouro na Universíada. Em 1991, 2003 e 2007 obteve o segundo lugar no Campeonato Mundial Sub 17. A Espanha é uma potência do futsal, sendo a bicampeã do mundo em 2000 e 2004.

História no futebol[editar | editar código-fonte]

A primeira vez em que a Espanha fez uma campanha de destaque no futebol foi em 1920, quando ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

Em 1964, jogando em casa, conquistou seu primeiro título, a Eurocopa.

Quase vinte anos depois, em 1982, a Espanha sediaria uma Copa do Mundo e seria eliminada na segunda fase.

Em 1992, novamente em casa, a Espanha conquistaria a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sydney, o jovem destaque Xavi Hernández levaria os espanhóis a mais uma medalha de prata, o que se repetiu nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio.

Era Vicente Del Bosque[editar | editar código-fonte]

O início da Fúria

Em 2005, sob o comando do compatriota Luis Aragonés, a Espanha modificou sua forma de jogar futebol e conseguiu se classificar de forma segura para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006, com um time recheado de jovens promessas como Cesc Fàbregas, David Villa, Fernando Torres, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Xavi, Puyol e Iker Casillas, além do consagrado e experiente Raúl.

Na Copa do Mundo de 2006 a Espanha foi bem para um time tão jovem. Com muita velocidade e passes precisos, mas ainda faltando um pouco de entrosamento e experiência, os espanhóis passaram de fase e enfrentaram a poderosa França de Zinédine Zidane e Thierry Henry nas oitavas de final. Apesar de entrar desacreditado, o time espanhol se postou bem em campo, fazendo com que a partida fosse bem disputada e agradou ao público, que aplaudiu o time espanhol na saída de campo mesmo com a derrota.

Dois anos mais tarde a Espanha conquistou o título da Eurocopa derrotando a Alemanha na final por 1 a 0, com gol marcado por Fernando Torres.

Após o título, o técnico Luis Aragonés deixou a seleção e Vicente del Bosque assumiu. Sob o comando de Del Bosque, a base deixada por Aragonés foi mantida e a Espanha logo passou a demonstrar um futebol muito forte, que pregava pelo domínio da posse de bola diante dos rivais.

Em 2009 a Espanha chegou como favorita ao título da Copa das Confederações. Após uma classificação sem dificuldades na fase de grupos, os espanhóis foram surpreendidos pelos Estados Unidos e foram eliminados da competição, ficando com o terceiro lugar.

O título mundial

Com um time badalado e seguindo o projeto de Vicente Del Bosque, a Espanha chegou à África do Sul como candidata ao título mundial. Na primeira rodada os espanhóis foram pegos de surpresa e foram derrotados pela Suíça por 1 a 0. Apesar da derrota na estreia, a "Fúria" conseguiu se recuperar e fechou a fase de grupos com duas vitórias sobre Honduras e Chile.

Nas oitavas de final a Espanha envolveu e dominou o Portugal de Cristiano Ronaldo. Apesar do placar apertado de 1 a 0, o domínio foi amplamente espanhol e os portugueses não deram um susto sequer durante a partida. O gol foi marcado por David Villa.

Nas quartas de final contra o Paraguai o desfecho foi o mesmo: domínio amplo do time espanhol e vitória com placar apertado de 1 a 0 com gol de David Villa.

Na semifinal uma vitória apertada novamente sobre a Alemanha, com decisivo do zagueiro Puyol.

Na final o meia Iniesta se consagra como ídolo máximo da Seleção Espanhola após marcar o gol da vitória apertada de 1 a 0 sobre a Holanda na prorrogação. Tal feito faz com que Iniesta seja aplaudido em quease todos os estádios do território espanhol.

Além do título, o atacante David Villa foi um dos artilheiros do mundial com 5 gols marcados, Casillas foi eleito o melhor goleiro e Del Bosque; o melhor técnico.

A formação que conquistou o título inédito era: Casillas, Puyol, Piqué, Sergio Ramos, Capdevila; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Fábregas; David Villa e Fernando Torres.

Bicampeonato Europeu

Em 2012, praticamente com a mesma formação, a Espanha levanta o troféu de bicampeã consecutiva da Eurocopa, desta vez goleando a Itália por 4 a 0 na final. O meia Iniesta foi eleito o Bola de Ouro da competição (Melhor jogador), o atacante Fernando Torres foi artilheiro com 4 gols e Del Bosque foi novamente o melhor técnico.

Fracasso no Brasil

Na Copa das Confederações FIFA 2013 no Brasil, a Espanha, favorita ao título, chegou à decisão depois de golear o Taiti por 10 a 0 e eliminar a Itália nos pênaltis, mas acabou derrotada pelos donos da casa por 3 a 0 no Maracanã.

Na estreia pela Copa do Mundo FIFA 2014, a Espanha foi goleada pela Holanda na Arena Fonte Nova, por 5 a 1, num dia iluminado de Arjen Robben e Robin van Persie. Na segunda rodada, perdeu para o Chile por 2 a 0. Já eliminada, a Espanha venceu a Austrália por 3 a 0 e se despediu do Mundial.

Eliminação na Euro e fim da era del Bosque

Na Eurocopa de 2016 a Espanha foi derrotada pela Croácia de virada, por 2 a 1, na terceira rodada, e terminou a fase de grupos em segundo lugar. Nas oitavas de final foi eliminada pela Itália por 2 a 0.

Após a eliminação, Vicente Del Bosque deixou o comando da Seleção Espanhola depois de 8 anos no cargo. Em seu lugar assumiu o também compatriota Julen Lopetegui.

Era pós-Del Bosque[editar | editar código-fonte]

O técnico Vicente del Bosque levanta a taça da Copa do Mundo de 2010.

Demissão e nova eliminação

Reformulada, a Espanha teve bom desempenho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 e se classificou para o Mundial invicta. Depois disso, a seleção espanhola chegou a ser apontada como uma dos favoritas ao título mundial.

Mas, apenas dois dias antes da Copa começar, a Federação Espanhola demitiu o técnico Julen Lopetegui. O motivo da demissão foi que o treinador acertou com o Real Madrid para assumir o clube após a Copa, o que não agradou a Federação.

Com a demissão do técnico, a Espanha, de favorita, passou a ser uma incógnita para a Copa de 2018. O ex-jogador Fernando Hierro foi escolhido para ser o técnico da equipe no Mundial.

Na Copa, a Espanha estreou fazendo um grande jogo com Portugal, que terminou empatado em 3 a 3. Depois, a Espanha teve dificuldades diante do Irã, mas conseguiu vencer por 1 a 0. No terceiro jogo, a Espanha quase foi derrotada pelo Marrocos, mas conseguiu empatar em 2 a 2, garantindo a classificação para a próxima fase.

Nas oitavas de final, a Espanha enfrentou a Rússia, dona da casa. A Espanha era considerada favorita no jogo, mas a partida terminou só empatada em 1 a 1, forçando a disputa por pênaltis. Os russos venceram por 4 a 3 nos pênaltis, eliminando a Espanha do Mundial.

Após a eliminação, o meia Iniesta, campeão mundial em 2010, anunciou sua aposentadoria da seleção. O técnico Fernando Hierro também deixou a equipe.

Desempenho em competições[editar | editar código-fonte]

  • v. ^ Indica empate incluindo jogos eliminatórios decididos nos pênaltis ou em prorrogações em que a Espanha se classificou.
  • d. ^ Indica empate incluindo jogos eliminatórios decididos nos pênaltis ou em prorrogações em que a Espanha foi desclassificada.
  • ii. ^ Não houve uma final oficial na Copa do Mundo de 1950. O campeão do torneio era decidido por um grupo final de quatro seleções (Uruguai, Brasil, Suécia e Espanha). Contudo, a vitória uruguaia de 2 a 1 sobre o Brasil (na partida conhecida como Maracanaço) era a partida decisiva e também a última do torneio. Por isso, o confronto é frequentemente classificado como "a final" da Copa do Mundo de 1950.
  • *: A Espanha se retirou da Copa do Mundo FIFA de 1938 em virtude da Guerra Civil que ocorria no país na época.
  • **: A Espanha se retirou da Eurocopa de 1960 pois se negou a enfrenar a Seleção Soviética, por ordem do governo do ditador Francisco Franco.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes 26 jogadores foram convocados para os jogos Amistosos contra a Colômbia Colômbia e o Brasil Brasil em 22 e 26 de março de 2024. [6]

Atualizado até 15 de março de 2024

Nome Posição Clube
David Raya Goleiro Inglaterra Arsenal
Álex Remiro Goleiro Espanha Real Sociedad
Unai Simón Goleiro Espanha Athletic Bilbao
Pau Torres Zagueiro Inglaterra Aston Villa
Daniel Vivian Zagueiro Espanha Athletic Bilbao
Aymeric Laporte Zagueiro Arábia Saudita Al-Nassr
Robin Le Normand Zagueiro Espanha Real Sociedad
Pau Cubarsí Zagueiro Espanha Barcelona
Pedro Porro Lateral-direito Inglaterra Tottenham
Dani Carvajal Lateral-direito Espanha Real Madrid
Jesús Navas Lateral-direito Espanha Sevilla
José Gayà Lateral-esquerdo Espanha Valencia
Alejandro Grimaldo Lateral-esquerdo Alemanha Bayer Leverkusen
Rodri Volante Inglaterra Manchester City
Martín Zubimendi Volante Espanha Real Sociedad
Mikel Merino Meio-campo Espanha Real Sociedad
Fabián Ruiz Meio-campo França Paris Saint-Germain
Oihan Sancet Meio-campo Espanha Athletic Bilbao
Álex Baena Meio-campo Espanha Villarreal
Dani Olmo Meio-campo Alemanha RB Leipzig
Nico Williams Ponta Espanha Athletic Bilbao
Pablo Sarabia Ponta Inglaterra Wolverhampton
Lamine Yamal Ponta Espanha Barcelona
Mikel Oyarzabal Ponta Espanha Real Sociedad
Álvaro Morata Centroavante Espanha Atlético de Madrid
Joselu Centroavante Espanha Real Madrid
Gerard Moreno Centroavante Espanha Villarreal
Luis de la Fuente Treinador

Notáveis jogadores[editar | editar código-fonte]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Negrito: Jogadores ainda em atividade

Jogadores com mais partidas[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 12 de Outubro de 2023[7]

# Nome Período Jogos Gols
1 Sergio Ramos 2005-2022 180 23
2 Iker Casillas (Goleiro) 2000-2016 167 0
3 Sergio Busquets 2009-2022 143 2
4 Xavi 2000-2014 133 12
5 Andrés Iniesta 2006-2018 131 14
6 Andoni Zubizarreta (Goleiro) 1985-1998 126 0
7 David Silva 2006-2018 125 35
8 Xabi Alonso 2003-2014 114 16
9 Cesc Fàbregas 2006-2016 110 15
Fernando Torres 2003-2014 110 38

Maiores goleadores[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 12 de Outubro de 2023[8]

# Nome Período Gols Jogos
1 David Villa 2005-2017 59 98
2 Raúl 1996-2006 44 102
3 Fernando Torres 2003-2014 38 110
4 David Silva 2006-2018 35 125
5 Álvaro Morata 2014-atual 34 67
6 Fernando Hierro 1989-2002 29 89
7 Fernando Morientes 1998-2007 27 47
8 Emilio Butragueño 1984-1992 26 69
9 Sergio Ramos 2005-2022 23 180
10 Alfredo di Stéfano 1957-1961 23 31

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Nome Período Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols feitos Gols sofridos % Média
Robson Alendorf 1920 5 4 0 1 9 5 80.00%
Julián Ruete 1921-1922 4 4 0 0 11 2 100.00%
José Ángel Berraondo 1921-1928 6 2 3 1 14 12 33.33%
Manuel Castro González 1921-1927 10 9 0 1 21 7 90.00%
José María Mateos 1922-1933 23 16 3 4 64 24 69.56%
Salvador Díaz Iraola 1922 1 1 0 0 4 0 100.00%
Luis Argüello Brage 1923 2 1 0 1 3 1 50.00%
Pedro Parages 1923-1924 3 1 1 1 3 1 33.33%
José García Cernuda 1923-1924 2 1 1 0 3 0 50.00%
Luis Colina Álvarez 1924 1 1 0 0 2 1 50.00%
José Rosich Rubiera 1924 1 1 0 0 2 1 50.00%
Julián Olave Videa 1924 1 1 0 0 2 1 50.00%
Fernando Gutiérrez Alzaga 1925 3 3 0 0 6 0 100.00%
Ricardo Cabot Montalt 1925 2 2 0 0 2 0 100.00%
Ezequiel Montero Román 1926-1927 4 3 0 1 9 5 75.00%
Fred Pentland 1929 1 1 0 0 ? ? 100.00%
Amadeo García 1934-1936 12 6 2 4 30 15 50.00%
Eduardo Teus López 1941-1942 6 3 2 1 15 10 50.00%
Jacinto Quincoces 1945 2 1 1 0 6 4 50.00%
Luis Casas Pasarín 1946 1 0 0 1 0 1 0.00%
Pablo Hernández Coronado 1947-1962 6 2 0 4 9 10 33.33%
Guillermo Eizaguirre 1948-1956 19 8 6 5 40 33 42.10%
Félix Quesada 1951 3 1 2 0 9 6 33.33%
Luis Iceta 1951 3 1 2 0 9 6 33.33%
Paulino Alcántara 1951 3 1 2 0 9 6 33.33%
Ricardo Zamora 1952 2 1 1 0 6 0 50.00%
Pedro Escartín 1952-1961 12 7 3 2 18 10 58.33%
Luis Iribarren Cavanilles 1953-1954 4 1 2 1 8 6 25.00%
Ramón Melcón Bartolomé 1955 2 0 1 1 2 3 0.00%
José Luis del Valle 1955 1 1 0 0 3 0 100.00%
Emilio Jiménez Millas 1955 1 1 0 0 3 0 100.00%
Juan Touzón Jurjo 1955 1 1 0 0 3 0 100.00%
Manuel Meana 1957-1959 12 7 3 2 35 16 58.33%
José Luis Costa 1959-1960 12 8 0 4 35 21 66.66%
José Luis Lasplazas 1959-1960 12 8 0 4 35 21 66.66%
Ramón Gabilondo 1959-1960 12 8 0 4 35 21 66.66%
José Villalonga 1962-1966 22 9 5 8 35 28 40.90%
Domènec Balmanya 1966-1968 10 4 3 3 11 7 36.36%
Eduardo Toba 1968-1969 4 1 2 1 5 4 25.00%
Luis Molowny 1969 4 2 1 1 3 3 50.00%
Salvador Artigas 1969 4 2 1 1 3 3 50.00%
Ladislao Kubala 1969-1980 68 30 22 16 98 59 44.11%
José Santamaría 1980-1982 24 10 8 6 31 22 41.66%
Miguel Muñoz 1982-1988 63 32 16 15 104 60 50.79%
Luis Suárez 1988-1991 27 15 4 8 55 28 55.55%
Vicente Miera 1991-1992 8 4 2 2 11 7 50.00%
Javier Clemente 1992-1998 62 36 20 6 126 43 58.06%
José Antonio Camacho 1998-2002 44 28 9 7 105 37 63.63%
Iñaki Sáez 2002-2004 23 15 6 2 44 11 65.21%
Luis Aragonés 2004-2008 54 38 12 4 99 32 70.37%
Vicente del Bosque 2008-2016 114 87 10 17 257 79 76.32%
Julen Lopetegui 2016-2018 20 14 6 0 21 2 83.34%
Fernando Hierro 2018 3 1 2 0 6 5 33.33%
Luis Enrique 2018-2022 47 26 14 7 80 29 65,2%
Luis de la Fuente 2022- 7 5 1 1 20 4
TOTAL 1920-2016 682 357 160 143

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

Uniformes dos jogadores[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisa vermelha, calção e meias azuis;
  • 2º - Camisa azul, calção e meias azuis.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alternativo

Uniformes dos goleiros[editar | editar código-fonte]

  • Camisa branca, calção cinza e meias brancas;
  • Camisa amarela, calção e meias amarelas;
  • Camisa verde, calção e meias verdes;
  • Camisa preta, calção e meias pretas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
0
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
0
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
0
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
0
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alternativo

Fornecedores esportivos[editar | editar código-fonte]

Período Material esportivo
1920-1935 Nenhum
1935-1966 Espanha Deportes Cóndor
1966 Inglaterra Umbro[9]
1967-1981 Espanha Deportes Cóndor[10]
1981-1983 Alemanha Adidas AG
1984-1990 França Le Coq Sportif
1991- presente Alemanha Adidas AG

Títulos[editar | editar código-fonte]

Seleção principal
MUNDIAIS
Competição Vezes Ano
Copa do Mundo 1 2010
CONTINENTAIS
Competição Vezes Ano
Eurocopa 3 1964, 2008 e 2012
Liga das Nações da UEFA 1 2022–23

Cronologia dos Títulos[editar | editar código-fonte]

Sede Torneio Ano N.º
Espanha Eurocopa 1964
 Áustria
Suíça
Eurocopa 2008
África do Sul Copa do Mundo 2010
 Polónia
 Ucrânia
Eurocopa 2012
 Países Baixos Liga das Nações da UEFA 2022–23
Seleção olímpica
Eventos multiesportivos
Competição Vezes Ano
Jogos Olímpicos 1 1992
3 1920, 2000 e 2020
Legenda

Campeão invicto

Títulos de base[editar | editar código-fonte]

Seleção Sub-23[editar | editar código-fonte]

Seleção Sub-21[editar | editar código-fonte]

Seleção Sub-20[editar | editar código-fonte]

Seleção Sub-19[editar | editar código-fonte]

Seleção Sub-17[editar | editar código-fonte]

Estudantis[editar | editar código-fonte]

TOTAL: 34 títulos

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Seleção Principal
Seleção Sub-21
Seleção Sub-20
Seleção Sub-17

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. «Dinamarca vs España - Fútbol en la Red». Consultado em 21 de setembro de 2009. Arquivado do original em 9 de março de 2007 
  3. «España vs Bulgaria -». Consultado em 21 de setembro de 2009. Arquivado do original em 12 de junho de 2010 
  4. «Italia vs España - Fútbol en la Red». Consultado em 21 de setembro de 2009. Arquivado do original em 12 de junho de 2010 
  5. «Inglaterra vs España - Fútbol en la Red». Consultado em 21 de setembro de 2009. Arquivado do original em 12 de junho de 2010 
  6. «OFICIAL | Lista de convocados para los partidos clasificatorios frente a Chipre y Georgia | www.rfef.es». Web oficial de la Real Federación Española de Fútbol. (em espanhol). Consultado em 13 de novembro de 2023 
  7. «Statistics – Most-capped players». European football database. Consultado em 20 de junho de 2018 
  8. «Spain national football team goal scorers». European football database. Consultado em 20 de junho de 2018 
  9. Umbro
  10. Deportes Cóndor

Ligações externas[editar | editar código-fonte]