Seleção Togolesa de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Seleção do Togo de Futebol)
Togo
Alcunhas?  Les Eperviers (Os Gaviões)
Associação Fédération Togolaise de Football
Confederação CAF (África)
Material desportivo?  Alemanha Puma
Treinador Portugal Paulo Duarte
Capitão Djené Dakonam
Mais participações Emmanuel Adebayor (82)
Melhor marcador?  Emmanuel Adebayor (34)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Togolesa de Futebol representa Togo nas competições do esporte. Também conhecida como Les Eperviers, é controlada pela Federação Togolesa de Futebol. Ela é filiada à FIFA, à CAF e à WAFU.

O ponto mais alto da equipe foi a classificação inédita para a Copa do Mundo FIFA de 2006, mas o Togo não conquistou pontos na competição.


DESEMPENHO EM COPAS DO MUNDO

1930 a 1958 - Parte da França 1962 a 1970 - Não disputou 1974 a 1982 - Não se classificou 1986 a 1990 - Desistiu 1994 a 2002 - Não se classificou 2006 - Eliminada na 1ª Fase 2010 a 2022 - Não se classificou 2026 -

História[editar | editar código-fonte]

Na história de Togo, nenhum título de grande relevância e apenas algumas presenças na Copa Africana de Nações. E ainda assim, foi a seleção dirigida por um dos contemporâneos de Bwalya, o nigeriano Stephen Keshi, que foi conquistada a vaga inesperada para a copa de 2006. Keshi, capitão da Nigéria na Copa do Mundo FIFA de 1994, elaborou uma equipe vencedora com um grupo de jogadores sem reconhecimento internacional.

A proeza dos togoleses não pode, no entanto, mascarar fatos controversos ao longo da campanha. A vitória por 2 a 1 sobre Mali, em março, provocou uma série de tumultos na capital Bamako, incluindo a destruição de carros e saques a lojas. No começo de junho, a goleada de 4 a 1 sobre a Zâmbia ficou marcada por decisões polêmicas do árbitro marroquino a favor de Togo.

Seleção Togolesa de Futebol. Atletas em pé: Adebayor, Erassa, Abalo, Aziawonou, Nibombé e Tchagnirou. Agachados: Olufade, Romao, Agboh, Kader e Dossevi.

O resultado decisivo para a classificação foi o empate fora de casa contra Senegal, em junho, deixando o país com claras chances para se classificar. Uma conquista histórica para quem só tem dois jogadores de nível internacional: Emmanuel Adebayor, atacante do Arsenal e Mamam Cherif-Touré, jogador do Metz. Eles assumiram a condição de líderes e marcaram 14 gols juntos nas eliminatórias.

A participação de Togo na Copa do Mundo FIFA de 2006 foi conturbada. A Federação local prometeu uma premiação em dinheiro pela classificação para o Mundial. Ao chegarem na Alemanha, os atletas acusaram os dirigentes da federação local de reter os prêmios em dinheiro, prometendo o pagamento em caso de classificação da seleção para as oitavas-de-final. Como a equipe perdeu os dois primeiros jogos contra Coreia do Sul e Suíça, e não tinham mais chances de classificação, os jogadores ameaçaram não entrar em campo no último jogo contra a França pelo não pagamento do prêmio. A FIFA foi obrigada a intervir na questão, para forçar a Federação local a pagar a premiação aos atletas.

Mais tarde, os dirigentes da Federação Togolesa acusaram publicamente a FIFA de pagar um valor insignificante para a participação da Seleção no Mundial. A FIFA disse que o valor pago pela entidade pela participação é igual para todas as seleções participantes. Como prova, exibiu os balanços da entidade, com o pagamento oficial de premiações pela participação no torneio. A FIFA exigiu da Federação Togolesa um pedido oficial de desculpas, sob pena de exclusão de Togo das principais competições da FIFA, o que foi imediatamente feito.

Penúltimo no ranking da FIFA entre os 32 participantes, o Togo foi eliminado já na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, ficando em 30° lugar.

Ataque terrorista em 2010[editar | editar código-fonte]

Em 8 de janeiro de 2010, a seleção foi vítima de um ataque terrorista no traslado da delegação para a Copa das Nações Africanas, realizada em Angola.[2] O ônibus da delegação foi metralhado cinco minutos após cruzar a fronteira do país. O grupo rebelde de Cabinda, que briga pela independência da região, assumiu a autoria do atentado. O motorista do ônibus, um assessor de imprensa e um assistente técnico morreram e dois jogadores ficaram feridos.[3]

No dia seguinte a delegação decidiu abandonar o torneio.[4] A decisão de abandonar a competição resultou na suspensão da seleçao das duas próximas edições da Copa africana.[5] A Federação Togolesa de Futebol, no entanto, entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (TAS, em francês) contra a punição da Confederação Africana.[6]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes jogadores foram convocados para as eliminatórias da CAN 2021 contra Comores Comores e Quénia Quênia em 14 e 18 de novembro de 2019

Atualizado até 14 de dezembro de 2019
Nome Posição Clube
Barcola Goleiro França Lyon II
Aïgba Goleiro Togo OTR
Abotchi Goleiro África do Sul JDR Stars
Dakonam Defesa Espanha Getafe
Ouro-Sama Defesa França Lille B
Lawson Defesa Escócia Livingston
Gbegnon Defesa França Béziers
Olufadé Defesa Camarões Union Douala
Akakpo Defesa Arábia Saudita Al Shoalah
Bodé Defesa Togo Togo-Port
Amatchoutchoui Defesa Togo Gbohloé-Su des Lacs
Atakora Médio Azerbaijão Qabala FC
Ayité Médio Turquia Gençlerbirliği
Dossevi Médio França Toulouse
Atchou Médio Dinamarca Fremad Amager
Bebou Médio Alemanha Hannover 96
Sunu Médio Turquia BB Erzurumspor
Tchakei Médio Arábia Saudita Al-Wehda
Nane Médio Togo ASKO Kara
Laba Avançado Togo ASKO Kara
Mlapa Avançado Países Baixos VVV-Venlo
Denkey Avançado França Béziers
Henen Avançado Bélgica Charleroi
Claude Le Roy Treinador

Títulos[editar | editar código-fonte]

CONTINENTAIS
Competição Vezes Ano
Copa das Nações do Oeste Africano 1 2011

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. «Ônibus da seleção do Togo é metralhado ao chegar a Angola para a Copa Africana». Consultado em 9 de janeiro de 2010 
  3. «Rebeldes de Cabinda assumem autoria de ataque à seleção de Togo em Angola». Consultado em 9 de janeiro de 2010 
  4. «Segundo rádio, seleção do Togo se retira da Copa Africana de Nações». Consultado em 9 de janeiro de 2010 
  5. «Confederação Africana suspende Togo». Consultado em 12 de fevereiro de 2010 
  6. «Togo entra com recurso contra punição da Confederação Africana». Consultado em 12 de fevereiro de 2010