Seleção Bósnia de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Selecção Bósnia)
Bósnia e Herzegovina
Alcunhas?  Plavo-žuti
Zuto-plavi
Golden lillies
Lions
Associação Associação de Futebol da Bósnia e Herzegovina
Confederação União das Associações Europeias de Futebol (Europa)
Material desportivo?  Espanha Kelme
Treinador Sérvia Savo Milošević
Capitão Edin Džeko
Mais participações Edin Džeko (133)
Melhor marcador?  Edin Džeko (65)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Bósnia de Futebol representa a Bósnia e Herzegovina em competições internacionais de futebol e é governado pela Associação de Futebol da Bósnia e Herzegovina. Até 1992, a seleção era representada pela Seleção da Iugoslávia nos jogos internacionais. Disputou a Copa do Mundo FIFA de 2014, a primeira de sua história, sendo eliminada na primeira fase.

A equipe nacional participou de vários outros playoffs (sistema de mata-mata) de qualificação, incluindo a derrota dos playoffs da Copa do Mundo FIFA de 2010 para Portugal e os playoffs de qualificação para o Campeonato Europeu de Futebol de 2012 e o Campeonato Europeu de Futebol de 2016, perdendo para Portugal e República da Irlanda, respectivamente, impedindo a equipe de participar no seu primeiro Campeonato Europeu de Futebol.

A seleção possui dois estádios em que mandam os seus jogos, sendo: o Stadion Grbavica (Sarajevo) e o Estádio Bilino Polje (Zenica). A melhor colocação no ranking mundial da FIFA que a seleção alcançou foi o 13º lugar, alcançado em agosto de 2013.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Bósnia e Herzegovina tem visto um aumento constante de suas fortunas no cenário internacional do futebol recentemente. Historicamente, a Bósnia, um país dividido e dividido em guerra, conseguiu várias participações nos playoffs e se classificou para uma Copa do Mundo FIFA. Mais frequentemente, a equipe produz resultados sólidos em eliminatórias e desafios para um primeiro lugar.

De 1920 a 1992, os jogadores se juntaram a Iugoslávia, mas após o início da Guerra da Bósnia e a subsequente independência, uma nova nação do futebol surgiu das cinzas. No período inicial, a Bósnia e Herzegovina teve que esperar até as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1998 para competir por um lugar em uma grande competição. A Bósnia terminou em quarto lugar em um grupo que incluía Grécia, Dinamarca, Croácia e Eslovênia. Posteriormente, seguiu-se um desapontamento com as campanhas sem brilho nas eliminatórias do Campeonato Europeu de Futebol de 2000 e na Copa do Mundo FIFA de 2002. Este período inicial foi seguido pela Bósnia chegando muito perto de se classificar diretamente para sua primeira grande competição, o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, perdendo por pouco um único gol contra a Dinamarca.

A Bósnia não conseguiu classificar as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2006, apesar de estar invicta em casa, e as eliminatórias do Campeonato Europeu de Futebol de 2008, que viram sua má forma em casa custar-lhes. A Bósnia e Herzegovina posteriormente perdeu duas vezes nos playoffs para Portugal, primeiro por 2-0 no agregado nos playoffs da Copa do Mundo FIFA de 2010 e depois por 6-2 no agregado nos playoffs do Campeonato Europeu de Futebol de 2012.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes jogadores foram convocados para jogos amigáveis contra Montenegro Montenegro e Dinamarca Dinamarca em 2 e 6 de junho de 2021

Atualizado até 02 de Junho de 2021

Nome Posição Clube
Šehić Goleiro Turquia Konyaspor
Pirić Goleiro Eslovénia Maribor
Vasilj Goleiro Alemanha St. Pauli
Todorović Defesa Áustria Red Bull Salzburg
Ćivić Defesa Hungria Ferencváros
Saničanin Defesa Sérvia Vojvodina
Hadžikadunić Defesa Rússia FC Rostov
Cipetić Defesa Croácia Lokomotiva
Ahmedhodžić Defesa Suécia Malmö
Jovičić Defesa Croácia Gorica
Gazibegović Defesa Áustria Sturm Graz
Krunić Médio Itália Milan
Menalo Médio Croácia Dinamo Zagreb
Danilović Médio Portugal Nacional
Beširović Médio Hungria Mezőkövesd
Ziljkić Médio Bósnia e Herzegovina Borac Banja Luka
Sadiković Médio Polónia KS Cracovia
Nukić Médio Bósnia e Herzegovina Klub Tuzla
Nalić Médio Suécia Malmö
Đokanović Médio Bósnia e Herzegovina Sarajevo
Prevljak Avançado Bélgica KAS Eupen
Demirović Avançado Alemanha SC Freiburg
Ivaylo Petev Treinador

Desempenho em Eurocopas[editar | editar código-fonte]

Desempenho em Copas do Mundo[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Recordes de Jogadores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. «Bosnia and Herzegovina». FIFA (em inglês). Consultado em 2 de janeiro de 2024 

Ver também[editar | editar código-fonte]