Seleção Suíça de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Suíça
Alcunhas?  Schweizer Nati
La Nati
Squadra nazionale
Associação Schweizerischer Fußballverband / Association Suisse de Football / Associazione Svizzera di Football
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Alemanha Puma
Treinador Bósnia e Herzegovina Vladimir Petković
Capitão Gökhan İnler
Mais participações Heinz Hermann (117)
Melhor marcador?  Alexander Frei (42}
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Suíça de Futebol (também conhecida como Schweizer Nati em alemão, La Nati em francês e Squadra nazionale em italiano) representa a Suíça nas competições de futebol da FIFA. A seleção é regida pela Federação Suíça de Futebol. A seleção esteve presente na Copa do mundo de 2014 e foi eliminada nas oitavas pela Seleção Argentina.

O logotipo da equipe é ASF-SFV, que representa as iniciais da Federação Suíça de Futebol nas línguas oficiais do país: ASF representa tanto o francês (Association Suisse de Football) como o italiano (Associazione Svizzera di Football) e SFV representa o alemão (Schweizerischer Fussballverband).

Em 2006, a Suíça conseguiu um recorde na história das Copas do Mundo, ao ser eliminada da competição sem sofrer nenhum gol, perdendo para a Ucrânia nos pênaltis, sem converter sequer um único pênalti – tornando-se a primeira seleção da Copa na história a conseguir isso.[2] Eles não sofreram gols até a segunda partida da fase de grupos da Copa do Mundo 2010, quando sofreram gol aos 29 minutos do segundo tempo contra o Chile, estabelecendo um recorde em Copas do Mundo de minutos consecutivos sem sofrer gols.

A Suíça sediou a Eurocopa 2008 juntamente com a Áustria, participando pela terceira vez da competição. Tal como aconteceu nas duas exibições anteriores, o país não passou da fase de grupos.

História

A 5ª edição da Copa do Mundo, em 1954, foi sediada pela Suíça, e foi vencida pela Alemanha Ocidental por 3-2 contra a Hungria. Na disputa pelo 3º lugar, a Áustria superou o Uruguai por 3-1.

O melhor resultado da Suíça em Copas do Mundo foi um 6º lugar no mundial de 1950.

Nas Olimpíadas, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1924.

Eurocopa 2004

Na Eurocopa, a Suíça ficou em 15º lugar em 2004.

Classificação: a Suíça se classificou para a Eurocopa 2004 sediada por Portugal, ao terminar em primeiro lugar no grupo 10, à frente de Rússia e Irlanda.

Fase de grupos: Após um empate em 0-0 contra a Croácia, a Suíça perdeu por 3-0 com a Inglaterra e por 3-1 contra a França, terminando assim em último lugar no grupo B do torneio.

Curiosidades: Johann Vonlanthen tornou-se o mais jovem marcador da história em competições da Eurocopa, ao empatar o jogo contra a França, batendo o recorde por três meses de diferença, apenas quatro dias depois de Wayne Rooney.[3]

Copa do Mundo 2006: defesa invicta

Seleção da Suíça antes do jogo contra a China, antes da Copa de 2006. Atletas em pé: Behrami, Zuberbühler, Grichting, Alexander Frei, Streller e Magnin. Agachados: Cabañas, Wicky, Patrick Müller, Vogel e David Degen.

Classificação: A Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foi o primeiro mundial para a Suíça desde a sua participação em 1994. Depois de terminar em segundo lugar no grupo 4, atrás da França na fase de classificação, derrotou a Turquia nas rodadas decisivas por 2-0 e por 4-2 para se classificar para o mundial.

Fase de grupos: Na fase de grupos, eles jogaram novamente contra a França. A partida, disputada em Stuttgart, terminou com um empate sem gols. Após derrotar o Togo por 2-0 em Dortmund e a Coreia do Sul por 2-0 em Hanôver, terminou em primeiro lugar no grupo G, com atuações marcantes do goleiro Zuberbühler, a seleção suíça acabou obtendo a classificação para a fase eliminatória.

Oitavas-de-final: Na segunda fase do torneio, a Suíça enfrentou a Ucrânia em Colônia. A partida teve que ser decidida nos pênaltis, já que nenhum gol foi marcado no tempo normal e na prorrogação. A Ucrânia venceu por 3-0.

Curiosidade: A Suíça é a única equipe da história das Copas a não sofrer nenhum gol durante o tempo regulamentar das suas partidas durante uma primeira fase de uma prova. O artilheiro suíço na competição foi Alexander Frei, com 2 gols.

Eurocopa 2008

Classificação: A Suíça sediou a Eurocopa 2008 em conjunto com a Áustria e, portanto, estava automaticamente classificada.

Fase de grupos: a Suíça jogou todas as partidas do grupo A em Basileia. Depois de perder o jogo de abertura por 1-0, contra a República Tcheca, e o segundo jogo por 2-1 contra a Turquia, foi eliminada do torneio em sua própria casa após apenas dois jogos. A consolação veio com a vitória por 2-0 sobre Portugal, na última partida da fase de grupos.

Curiosidade: Todos os 3 gols da Suíça foram marcados por Hakan Yakin.

A Suíça terminou a competição em 9º lugar, o melhor desempenho do país na competição.

Copa do Mundo 2010

Classificação: A Suíça jogou no grupo 2 das Eliminatórias Europeias para o Mundial de 2010 na África do Sul. Apesar de uma derrota vergonhosa em casa contra Luxemburgo, terminou em primeiro no grupo, à frente de Grécia, Letônia e Israel.

Fase de grupos: Em sua primeira partida da fase de grupos, a equipe conseguiu uma vitória por 1-0 contra a Espanha, considerada a favorita da competição, o que pôs a Suíça na liderança do grupo juntamente com o Chile. Contra o Chile, a Suíça se tornou a primeira seleção no mundo a não sofrer gols em mais de 551 minutos. Entretanto, com um gol de Mark González, a Suíça perdeu para o Chile e ficou atrás dos sul-americanos na classificação. Os suíços precisavam de uma vitória na última partida, contra Honduras, mas não conseguiram avançar com um empate sem gols.

Copa do Mundo 2014

Classificação: A Suíça jogou no grupo 5 das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Terminou invicta com 7 Vitória e 3 Empates, num grupo que tinha Islândia, Eslovênia, Noruega, Albânia e Chipre. Ainda foi escolhida para ser cabeça de chave do Grupo E da copa de 2014.

Fase de Grupos: Está no grupo E da copa, juntamente com Equador, França e Honduras. Sua primeira partida foi contra o Equador no dia 15 de Junho no Estádio Nacional de Brasília, (também conhecido como Estádio Mané Garrincha), quando venceu pelo placar de 2-1. No dia 20 perdeu para a França de 5 a 2 no Estádio Octávio Mangabeira (também conhecido como Estádio Fonte Nova). No dia 25 venceu Honduras por 3 a 0, todos eles feitos por Xherdan Shaqiri.

Oitavas De Final: A Suíça enfrentou a Argentina nas oitavas de final e segurou o placar em 0-0 até os 118 minutos, a Argentina desempatou com um gol de Ángel Di María e eliminou a Suíça.

Títulos

Campanhas de destaque

Uniformes

Uniformes dos jogadores

  • Uniforme principal: Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas;
  • Uniforme reserva: Camisa branca, calção vermelho e meias brancas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva

Uniformes dos goleiros

  • Camisa verde-limão, calção e meias verdes;
  • Camisa Cinza escuro com detalhes verdes, calção e meias cinzas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2

Uniformes anteriores

  • 2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva
  • 2010
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva

body

Campanhas de destaque

Elenco atual

Convocados para jogo contra Estônia pela eliminatórias da Eurocopa.

Camisa Nome Posição Clube
Hitz Goleiro Alemanha Augsburg 07
Sommer Goleiro Alemanha Borussia Mönchengladbach
Bürki Goleiro Alemanha Borussia Dortmund
Lang Defesa Suíça Grasshopper
Klose Defesa Inglaterra Norwich City
Djourou Defesa Alemanha Hamburg SV
Widmer Defesa Itália Udinese
Schär Defesa Alemanha TSG Hoffenheim
Moubandje Defesa França Toulouse
Lustenberger Defesa Alemanha Hertha Berlin
Steffen Defesa Suíça Basel
Lichtsteiner Defesa Itália Juventus
Xhaka Defesa Alemanha Borussia Mönchengladbach
İnler Médio Inglaterra Leicester City
Džemaili Médio Itália Genoa
Kasami Médio Grécia Olympiacos
Behrami Médio Inglaterra Watford
Shaqiri Médio Inglaterra Stoke City
Zuffi Avançado Suíça Basel
Derdiyok Avançado Turquia Kasımpaşa
Drmić Avançado Alemanha Hamburg SV
Embolo Avançado Suíça Basel
Mehmedi Avançado Alemanha Bayer Leverkusen
Vladimir Petković Treinador

Desempenho em Copas do Mundo

  • 1930 - Não entrou
  • 1934 - Quartas-de-final
  • 1938 - Quartas-de-final
  • 1950 - Primeira fase (6º lugar na classificação geral)
  • 1954 - Quartas-de-final
  • 1958 - Não se classificou
  • 1962 - Primeira fase
  • 1966 - Primeira fase
  • 1970 a 1990 - Não se classificou
  • 1994 - Oitavas-de-final
  • 1998 - Não se classificou
  • 2002 - Não se classificou
  • 2006 - Oitavas-de-final
  • 2010 - Primeira fase
  • 2014 - Oitavas-de-final

Técnicos

Ver também

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. «Switzerland 0–0 Ukraine (aet)». BBC Sport. 26 June 2006. Consultado em 13 de junho de 2008  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Euro 2008 team preview No1: Switzerland | Football | guardian.co.uk

Ligações externas


Predefinição:Copa do Mundo FIFA de 2014 - Grupos