Selo postal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Selo postal
Origem  Reino Unido
Data de aparição 6 de maio de 1840 (173 anos)
Veículo Correio
Álbum de selos
One Penny Black, o primeiro selo.
Selo chinês de 1950; Josef Stalin e Mao Tse-tung se cumprimentam

Selo postal é uma estampilha postal, adesiva ou fixa, bem com a estampa produzida por meio de máquina de franquear correspondência, destinadas a comprovar o pagamento da prestação de um serviço postal, de acordo com a Legislação brasileira.[1]

Um selo postal é um papel adesivo que prova o pagamento de uma taxa por serviços postais. Normalmente um pequeno retângulo anexado a um envelope, o selo significa que a pessoa tem o envio total ou parcialmente pagos para a entrega. Os selos de correio são a mais popular forma de pagamento para correspondência varejo; alternativas incluem envelopes postais pré-pagos e máquina de franquia postal. O estudo dos selos é Filatelia. Coleção de selos é um hobby de colecionar selos.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro selo postal foi o Penny Black, (one penny black), surgido na Inglaterra em 6 de Maio de 1840. A ideia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, para que fosse o remetente a pagar a tarifa, pois antes da criação do selo, o destinatário é que a pagava, criando um enorme número de devoluções.

No dia 1° de agosto de 1843, foi emitido, portanto, o 3° selo do mundo, o brasileiro (Olho de Boi) numa série de três valores: 30 réis, com tiragem de 856.617 exemplares; 60 réis, com tiragem de 1.335.865 exemplares; e 90 réis, com apenas 341.125 exemplares.

Selos famosos[editar | editar código-fonte]

Principais conceitos[editar | editar código-fonte]

Bloco comemorativo

Conjunto de um ou mais selos emitidos para assinalar um acontecimento especial, impressos em pequena folha, que pode ser usado no todo ou em parte, no porteamento de correspondência.

Selo comemorativo

Emissão temática que registra fatos, datas, eventos de destaque e homenageia personalidades, em âmbito nacional e internacional.

Selo especial

Emissão temática não-relacionada a comemorações ou eventos específicos, voltada à demanda filatélica nacional e internacional

Selo ordinário

Emissão não comemorativa, de tiragem ilimitada e prazo de circulação indefinido.

Cartela temática

Peça produzida em papel cartonado, ilustrada com motivos de selos e que reúne emissões específicas relacionadas a temas de grande apelo para os colecionadores ou compradores eventuais. Pode ser personalizada com marcas de empresas ou outras instituições que desejem transformar o produto em brinde.

Coleção anual de selos

Conjunto de todos os selos emitidos anualmente, organizado em álbum com capa ilustrada com motivos alusivos às emissões do ano de referência, contendo breve texto sobre as mesmas.

Tem grande aceitação no exterior, devendo ser oferecida, preferencialmente a clientes que realizem negócios fora do país.

Coleções temáticas

Conjunto composto por selos e peças filatélicas relacionadas a determinado tema.

Podem ser desenvolvidas a partir de temas sugeridos pelos clientes para fins promocionais, com a inserção da marca ou mensagens institucionais.

Opção para brinde em ocasiões especiais, como: final de ano, visitas técnicas ou de cortesia.


1988 CPA 6016.jpgFotW(00945.jpg
O mesmo selo, virgem e obliterado


Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:


Listas de temas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LEI Nº 6.538, DE 22 DE JUNHO DE 1978. Que dispõe sobre os Serviços Postais.