Selos e história postal da Guiné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Selo de taxa de 5c

A República da Guiné (em francês: République de Guinée) é um país da África ocidental que em 1958 sucedeu à antiga colónia francesa da Guiné. Conakry é a sua capital, a sede do governo nacional e a maior cidade. Com uma forma de crescente, a Guiné estende-se desde o Oceano Atlântico para este e para sul. O seu limite norte é partilhado com a Guiné-Bissau, o Senegal e o Mali, enquanto que a sul faz fronteiras com a Serra Leoa, a Libéria e a Costa do Marfim.

História postal[editar | editar código-fonte]

Guiné Francesa (1892-1944)[editar | editar código-fonte]

Selo de 2c de 1906, com a efígie de Louis Faidherbe.

Em 1889, a região era apenas um conjunto de protetorados locais reunidos sob a designação de "Etablissements des Rivières du Sud" e anexos à colónia do Senegal. Só após a fixação das fronteiras, a Guiné Francesa separou-se e tornou-se numa colónia autónoma em 17 de dezembro de 1891[1].

A história postal da Guiné começa ainda no século XIX quando, em 1892, os correios franceses emitem a primeira série de 13 selos destinados à Guiné Francesa[2]. Tanto esta como uma segunda série emitida em 1901 seguiam os padrões das séries correntes usadas no território metropolitano francês.

A primeira série com motivos específicos foi emitida em 1906 e mostrava a efígie do general Louis Faidherbe, um antigo governador colonial da região. Seguir-se-ia, em 1913, uma série de selos com padrões semelhantes aos de outras colónias que integravam a África Ocidental Francesa.

No ano de 1915 a Guiné Francesa contava já com 35 postos de correio.

África Ocidental Francesa (1944-1958)[editar | editar código-fonte]

Selo da AOF, com a inscrição "Guiné"

Entre 1944 e a data da sua independência no dia 2 de outubro de 1958, a Guiné usou os selos comuns a um conjunto de colónias que constituíam a África Ocidental Francesa. Para além da Guiné, os mesmos selos circulavam no Senegal, Costa do Marfim, Sudão Francês (atual Mali), Níger, Alto Volta (atual Burkina Faso, Daomé (atual Benin) e Mauritânia[3].

República da Guiné (1958-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 1958 a Guiné obteve a sua independência, usando como primeiros selos um conjunto de exemplares da era colonial, com a sobrecarga do novo nome da nação, "République de Guinée". No ano seguinte, o novo Estado lançava a primeira série original, consistindo em cinco valores com a legenda "Proclamação da Independência" e a efígie do presidente Ahmed Sékou Touré[4].

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Atlas philatélique mondial Arquivado em 4 de março de 2014, no Wayback Machine., página visitada em 3 de março de 2014.
  2. Catálogo online StampWorld - Guiné Francesa, página visitada em 3 de março de 2014.
  3. Guinea stamp history (em inglês)[ligação inativa], página visitada em 3 de março de 2014.
  4. Selos de todo o mundo, Planeta De-Agostini, 1996, ISBN 972-747-312-1.