Línguas semíticas ocidentais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Semítica ocidental)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Semítico Ocidental
Distribuição
geográfica:
Oriente Médio and África Oriental
Classificação
genética
:
Afro-asiática
 Semítica
  Semítico Ocidental
Subdivisões:


As línguas semíticas ocidentais formam um dos principais sub-grupos propostos para as línguas semíticas. Uma análise amplamente aceita, apoiada por semiticistas como Robert Hetzron e John Huehnergard, divide a família das línguas semíticas em dois ramos: orientais e ocidentais.[1] A primeira consiste nas línguas já extintas eblaíta e acádia, e a última da maior parte das línguas semíticas. Ela engloba alguns sub-grupos claramente definidos: etiópicas, árabes do sul, árabe e semíticas do noroeste (estas incluem o hebraico, o aramaico e o ugarítico). As duas primeiras categorias, etiópicas e árabes do sul, mostram apresentam alguns aspectos especiais em comum, e frequentemente são agrupadas como semíticas do sul. A classificação correta do árabe no que diz respeito a outras línguas semíticas ainda está em debate; nas classificações mais antigas, o idioma era agrupado com as línguas semíticas do sul. No entanto, Hetzron e Huehnergard a consideram mais próxima das línguas semíticas do noroeste, com quem formariam as línguas semíticas centrais. Alguns semiticistas continuam a argumentar a favor da classificação anterior com base no aspecto distinto dos plurais quebrados.

Referências

  1. Huehnergard, John. "Features of Central Semitic". in Biblical and oriental essays in memory of William L. Moran, William L. Moran e Agustinus Gianto. Pontificium Institutum Biblicum, 2005, p. 155. ISBN 88-7653-351-6, 9788876533518