Semana Internacional de Cine de Valladolid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Semana Internacional de Cine de Valladolid
Claquete da SEMINCI na entrada do Teatro Calderón.
Descrição Festival de cinema.
País Flag of Spain.svg Espanha
Primeira cerimónia 20 de março de 1956
Página oficial

A Semana Internacional de Cine de Valladolid ou SEMINCI é uma mostra cinematográfica celebrada na cidade espanhola de Valladolid, que vem se evoluindo desde a sua criação em 1956 quando era conhecida como Semana de Cine Religioso de Valladolid realizada durante a Semana Santa, até se converter em um dos principais festivais de cinema internacional da Espanha.

O festival foi a porta de entrada para diretores e cineastas que antes eram desconhecidos na Espanha. O público espanhol se familiarizou com nomes como Ingmar Bergman, Luis Buñuel, François Truffaut, Wajda Andrzej, Federico Fellini, Ermanno Olmi e Yilmaz Güney a partir da divulgação de filmes pelo SEMINCI.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira edição do festival foi realizada em 20 de março de 1956 com a denominação de Semana de Cine Religioso e a finalidade de transmitir valores morais católicos, unindo a celebração à Semana Santa. Nas primeiras edições não era de caráter competitivo e não eram entregue prêmios. Em 1958 apareceram os prêmios Don Bosco de ouro e prata, e a menção especial, que no ano seguinte foram substituidos pelo Lábaro e o Premio Ciudad de Valladolid, respectivamente.

Os filmes a serem vistos eram selecionados já então seguindo os critérios de qualidade e não de quantidade, ainda que isso supunha ter um número suficiente de obras. A partir de 1960 o festival para a se chamar Semana Internacional de Cine Religioso y de Valores Humanos e a temática dos filmes se ampliou, aceitando aquelas em que predominavam os valores humanos e comprometidos. Esse ano começou também a ser entregue a Espiga de Oro, que coexistiu nos seguintes anos com os prêmios já citados e desde 1961 com o Premio San Gregorio.

Em 1973 o festival adota seu nome atual, devido ao progressivo incremento dos filmes em competição e do interesse dos produtores por apresentar suas obras no festival. No ano seguinte desaparece o Lábaro e a Espiga de Oro se converte no prêmio principal. Posteriormente foi introduzido os premios de melhor ator e atriz (1979), melhor roteiro (1984), melhor filme estreante (1989), prêmio do juri (1991) e o melhor diretor estreante (1992), entre outros.[1]

Seções e sede[editar | editar código-fonte]

As edições recentes da SEMINCI constam das seguintes seções, segundo estabelece seu regulamento:

  1. Seção Oficial (Sección oficial)
  2. Ponto de Encontro (Punto de encuentro)
  3. Tempo de História (Tiempo de historia)
  4. Ciclos (Ciclos)

O Teatro Calderón é a sede principal do evento e acolhe as festas de abertura, encerramento e a entrega dos prêmios, além de vários filmes da seção oficial. O restante das projeções e seções têm lugar em diversos cinemas e salas da cidade.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

No edição de 2011 do festival foram entre os seguintes prêmios, a cargo de um júri próprio para cada seção, e entregando o prêmio em dinheiro ao diretor do filme vencedor.

Seção principal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Historia del festival - Un recorrido por el pasado (em espanhol) SEMINCI. Visitado em 21 de feveriero de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.