Semana do saco cheio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Semana de primavera)

A semana do saco cheio, também conhecida como semana de primavera, é uma semana de recesso estudantil adotada por várias instituições de ensino no Brasil normalmente em novembro, na semana do dia de Finados (2 de novembro).

História[editar | editar código-fonte]

No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre. O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro. Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu a semana do saco cheio.

Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.

O início do costume no Brasil descende da semana da batata na Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.

Práticas comuns[editar | editar código-fonte]

A maioria das escolas e colégios promove uma viagem para os alunos nessa época de outubro (geralmente a viagem de formatura para estudantes do 9.º ano do E.F. e do 3.º ano do E.M.). Outros alunos a usam para pôr a matéria em dia, ou simplesmente só para o lazer.

Referências

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.