Semente de mostarda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sementes de mostarda-branca.
semente de mostarda amarela
Valor nutricional por 100 g (3,53 oz)
Energia 1964 kJ (470 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais 34.94 g
 • Açúcares 6.79 g
 • Fibra dietética 14.7 g
Gorduras
Gorduras totais 28.76 g
 • saturada 1.46 g
 • monoinsaturada 19.83 g
 • poliinsaturada 5.39 g
Proteínas
Proteínas totais 24.94 g
Água 6.86 g
Vitaminas
Vitamina A equiv. 3 µg (0%)
Tiamina (vit. B1) 0.543 mg (47%)
Riboflavina (vit. B2) 0.381 mg (32%)
Niacina (vit. B3) 7.890 mg (53%)
Vitamina B6 0.43 mg (33%)
Ácido fólico (vit. B9) 76 µg (19%)
Vitamina B12 0 µg (0%)
Vitamina C 3 mg (4%)
Vitamina E 2.89 mg (19%)
Vitamina K 5.4 µg (5%)
Minerais
Cálcio 521 mg (52%)
Ferro 9.98 mg (77%)
Magnésio 298 mg (84%)
Fósforo 841 mg (120%)
Potássio 682 mg (15%)
Sódio 5 mg (0%)
Zinco 5.7 mg (60%)
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.
Fonte: USDA Nutrient Database

Sementes de mostarda são as pequenas sementes das várias plantas de mostarda. As sementes têm cerca de 2 mm de diâmetro e têm cores que vão do branco amarelado ao preto. São especiarias importantes em muitas cozinhas regionais. As sementes são obtidas de três plantas diferentes: mostarda-preta, mostarda-castanha e mostarda-branca.

História[editar | editar código-fonte]

Na Índia as sementes de mostarda são utilizadas na culinária há mais de dois mil anos.

Na França as sementes de mostarda são usadas como especiaria desde 800 d.C., e encontravam-se entre as especiarias que os exploradores do século XV levavam nas suas viagens.

Gautama Buda contou a história de uma mãe enlutada e a semente de mostarda. Ao perder o seu único filho, uma mulher leva o corpo dele a Buda para que este o cure. Buda pede-lhe que lhe traga uma mão-cheia de sementes de mostarda de uma família que nunca tivesse perdido um filho, marido, pai ou amigo. Ao ver que não consegue encontrar uma tal família na sua aldeia, a mulher dá-se conta de que a morte é comum a todos, e que ela não pode ser egoísta no seu luto.[1]

No Alcorão, Deus diz que as balanças da justiça serão usadas no Dia do Juízo, e nenhuma alma sofrerá a menor injustiça. Até o equivalente a uma semente de mostarda será contabilizado, pois Deus é o mais eficiente dos contadores.[2]

Textos judaicos comparam o universo conhecido ao tamanho de uma semente de mostarda para demonstrar a insignificância do mundo e para ensinar a humildade. Jesus comparou o Reino dos Céus ao "grão de mostarda que um homem (...) semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore" (veja Parábola do Grão de Mostarda). Disse também que se o homem tiver fé como um grão de mostarda, moveria montanhas (ver Lucas 17:6 e Mateus 17:20).

Usos regionais[editar | editar código-fonte]

Aavakaaya (Telugu: ఆవకాయ),Sasive (Kannada:ಸಾಸಿವೆ) é uma variedade indiana de picle consistindo sobretudo de mangas, pimenta vermelha moída e aavaa pindi (mostarda em pó) conservada em óleo de mostarda, popular no sul da Índia.

Cultivo[editar | editar código-fonte]

As sementes de mostarda geralmente levam 3 a 10 dias para germinar sob condições próprias, incluindo atmosfera fria e solo relativamente húmido. As plantas adultas são arbustivas.

As mostardas crescem bem em regiões temperadas. Os maiores produtores mundiais de semente de mostarda em 2007 e em ordem descrescente foram: Nepal, Canadá, Mianmar e Rússia.[3] As variedades mais escuras têm maiores rendimentos que a variedade branca.[4]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]