Semibreve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Semibreve é o nome da figura rítmica de maior duração usada atualmente na notação musical padrão. Antigamente eram comuns também a Breve, a Longa e a Máxima, mas hoje em dia raramente são usadas. Por ser a figura mais longa em uso, ela é usada como referência para as durações relativas de todas as demais notas. Quando dividida em duas, quatro, oito, dezesseis, trinta e duas ou sessenta e quatro partes, obtemos, respectivamente, a mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

A semibreve também é a nota usada como referência para a duração do compasso (música). O denominador da fórmula de compasso indica em quantas partes uma semibreve é dividida para obter a unidade de tempo da composição. Por exemplo, um compasso 4/4 indica que a semibreve foi dividida em quatro partes e que a unidade de tempo é a nota com duração de 1/4 da semibreve. (ou seja, a semínima)

Uma semibreve e sua pausa

A semibreve é representada por um círculo vazio sem haste e sua pausa é uma linha grossa que preenche a metade superior do terceiro espaço da pauta (colada à quarta linha).

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita