Semimetal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Semimetal ou metaloide (termos considerados equivalentes, com predileção por semimetal) é designação clássica e genérica de elementos químicos que exibem tanto características de metais quanto de ametais, quer nas propriedades físicas, quer nas químicas.

Semimetais[editar | editar código-fonte]

Os semimetais elementares incluem o boro (grupo 13), silício e germânio (grupo 14), arsênio e antimônio (grupo 15), telúrio (grupo 16) e o polônio (grupo 16). Alguns autores incluem arbitrariamente também o astato nessa lista.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Os semi-metais, ou metaloides apresentam semelhanças das suas propriedades físicas com os metais e químicas com os ametais, daí a designação como semi-metal, ou seja, a transição entre as características de ambos os grupos. Entre as propriedades físicas e químicas comumente presentes nos semimetais, tem-se:

  1. Propriedades físicas: são semicondutores elétricos e térmicos;
  2. Em propriedades químicas: formam óxidos anfóteros;
  3. Em propriedades subatômicas: apresentam discreta interseção ou sobreposição da banda de condução com a camada de valência.

Na tabela periódica, os semimetais ocorrem aproximadamente ao longo de uma linha diagonal do boro ao polônio, ambos semimetais. Os elementos à esquerda dessa diagonal são metais; os elementos à sua direita são ametais.

13 14 15 16 17
B
Boro
C
Carbono
N
Nitrogênio
O
Oxigênio
F
Flúor
Al
Alumínio
Si
Silício
P
Fósforo
S
Enxofre
Cl
Cloro
Ga
Gálio
Ge
Germânio
As
Arsênio
Se
Selênio
Br
Bromo
In
Índio
Sn
Estanho
Sb
Antimônio
Te
Telúrio
I
Iodo
Tl
Tálio
Pb
Chumbo
Bi
Bismuto
Po
Polônio
At
Astato

Nova terminologia[editar | editar código-fonte]

Atualmente esta classificação vem progressivamente caindo em desuso, tendo em vista que os elementos pertencentes aos semimetais nunca foram claramente definidos ou indicados oficialmente, tanto pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) ou, em domínio brasileiro, pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Com efeito, desde o ano de 2001, a SBQ abandonou a classificação dos semimetais em suas tabelas periódicas, deixando os elementos germânio, antimônio e polônio como metais e os elementos boro, silício, arsênio e telúrio como ametais. Assim, no excerto de tabela acima, figuram como também metais os elementos em célula de cor verde-azul e como também ametais os elementos em célula de cor salmão-escuro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]