Senemut

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Senemut era um arquitecto da 18ª Dinastia do Egipto. Existem algumas provas cotroversas que o dão com amante da mulher faraó Hatshepsut.

Senemut nasceu numa família provincial letrada. Filho de Ramose e Hatnofer de Iuni. O facto de os seus pais terem sido enterrados no mesmo túmulo, deixa mais informações sobre a vida desta personalidade não pertencente à realeza. Senemut entra na história real do Egipto primeiro ao ser Pagem da Mulher e Deus (Hatshepsut) e depois ao serPagem da Filha do Rei (Nefrure). Alguns egiptólogos pensam que Senemut começou por estar ao serviço no reinado de Tutmósis I, mas é mais provalvel ter sido durante o reinado de Tutmósis II ou quando Hatshepsut estava no poder. Depois de Hatshepsut ter sido coroada, foram atribuídos a Senemut cargos mais importantes e foi promovido a vizir.

Senemut supervisionou a obtenção e transporte dos materiais para dois oblísquos gémeos da entrada do Templo de Karnak, e a sua construção. Um deles continua de pé nos nossos dias.

Djeser-Djeseru

A obra mais grandiosa de Senemut foi o Templo de Hatshepsut em Deir el-Bahri. Foi construído na margem direita do Nilo à entrada do Vale dos Reis. Djeser-Djeseru, uma estrutura colunada harmoniosamente concebida foi também um dos seus projetos mais ambiciosos. Djeser-Djeseru é constituído por uma sobreposição de terraços enormes adornados com múltiplos jardins. Este moumento é considerado por muitos um dos maiores empreendimantos da Antiguidade.

Não se sabe onde foi supuldado. Foram-lhe construídos dois túmulos, um em Luxor e outro junto a Deir el-Bahri, perto do Templo de Hatshepsut. Ambos os túmulos foram vandalizados durante o reinado de Tutmósis III, durante uma campanha de irradicação de memórias da antiga rainha Hatshepsut.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.