Senha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senhas)
Ir para: navegação, pesquisa

Uma senha (português brasileiro) ou palavra-passe (português europeu) [nota 1] , ou ainda palavra-chave ou password, é uma palavra ou código secreto previamente convencionado entre as partes como forma de reconhecimento. Em sistemas de computação, senhas são amplamente utilizadas para autenticar usuários e conceder-lhes privilégios — para agir como administradores de um sistema, por exemplo — ou permitir-lhes o acesso a informações personalizadas armazenadas no sistema.

Senha compartilhada[editar | editar código-fonte]

É a senha em que o indivíduo compartilha com outras pessoas, colegas de trabalho, cônjuge, etc. A senha pode ser utilizada em hospitais para o atendimento dos pacientes. Senhas compartilhadas também estão presentes nas fechaduras elétricas que são liberadas com senha.

Notas

  1. Segundo a página de Internet Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, palavra-passe não existe na língua portuguesa. Trata-se de uma incongruência na tradução por aproximação sonora [1] . Em informática password corresponde a um termo há muito utilizado no meio militar: senha, esse de fato adotado no português brasileiro.

Referências

  1. Amílcar Caffé (19/02/1998). Password é igual a senha. Página visitada em 21 de maio de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Criptografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.