Senhor do Fogo Ozai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ozai
Personagem de Avatar: A Lenda de Aang
Ozai momentos antes da luta final contra Aang

Ozai momentos antes da luta final contra Aang
Nacionalidade Nação do Fogo
Notavéis apelidos Senhor do Fogo Ozai
Rei Fênix Ozai
Sexo Masculino
Cor dos cabelos Pretos
Cor dos olhos Mel
Posição Antagonista
Primeira aparição "O Despertar"
Dublado por Estados Unidos Mark Hamill
Brasil Isaac Bardavid
Projeto Televisão
Portal Televisão

Senhor do fogo Ozai é um personagem fictício na série de animação Avatar: A Lenda de Aang[1] , produzida e exibida pelo canal norte-americano Nickelodeon[2] . É o atual Senhor do Fogo, soberano da Nação do Fogo, casado com a Rainha Ursa e pai dos ríncipes Zuko e Azula e irmão mais novo de Iroh. Ele comanda a Nação do Fogo na luta iniciada por seu avô, o Senhor do Fogo Sozin, para dominar o mundo. O personagem apareceu em 9 [3] de um total de 61 episódios[4] da referida série.

História[editar | editar código-fonte]

Ozai é casado com a desaparecida Rainha Ursa com quem teve dois filhos: o primogênito Zuko e sua irmã caçula Azula. Seu pai era o Senhor do Fogo Azulon e seu avô era o Senhor do Fogo Sozin, ambos falecidos.

Apesar de ser citado por outros personagens, seu rosto não aparece na primeira e segunda temporada. Sua primeira aparição na série ocorre no episódio "o despertar", o primeiro da terceira temporada. Neste episódio ele recebe seu filho com honras por achar que Zuko matou o Avatar, mas tudo foi mentira contada por Azula. No episódio 03x11 da terceira temporada seu filho Zuko revela toda a verdade a ele e diz que não matou o Avatar e afirma que vai ajudar o Aang, Ozai obriga Zuko a sair da sala mas ele não sai, quando Zuko estava indo embora Ozai pede para ele esperar e explica o paradeiro de sua mãe, após isso o Senhor do Fogo lança um raio contra o Zuko, porem Zuko redireciona o raio para Ozai e sai.

No episódio 03x18 Ozai autodeclara-se o Rei Fênix, em que o objetivo é não ser o senhor de uma nação e sim de todo o mundo, além disso Ozai segue os planos de Azula, e resolve queimar completamente o Reino da Terra, ele espera o cometa chegar, quando o cometa chega ele começa a ateiar fogo sobre o Reino da Terra, ele e sua frota aérea de balão de guerra, porém o Aang derruba o balão do Ozai, e os dois travam uma imensa luta, onde Aang consegue derrotar Ozai e tirar os poderes dele. Ozai é visto pela última vez numa cela onde ele ficará em prisão perpétua, Zuko chega agora como Novo Senhor do Fogo, e começa a discutir com Ozai e Zuko ainda pergunta onde está sua mãe mas Ozai não responde.

Características e personalidade[editar | editar código-fonte]

É o vilão principal, o qual Aang terá de enfrentar para que a paz e o equilíbrio sejam restaurados entre as quatro nações. O atual Senhor do Fogo é um tirano extremamente autoritário e arrogante, além de ter uma imensa sede de poder. Ozai também é um mestre na dobra de fogo.

Ele sempre favoreceu sua filha, por ela ser uma excelente dobradora de fogo desde pequena. O mesmo tratamento não era dado ao seu filho, que é desprezado por não ser tão bom na dobra de fogo. Zuko ganhou sua cicatriz por causa dele, em um duelo de Agni kai em que Zuko se recusou a lutar contra.

Aparecimento em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Vídeo game[editar | editar código-fonte]

Ele aparece como vilão no vídeo game Avatar: The Last Airbender - Into the Inferno.

Filme[editar | editar código-fonte]

Também aparece como vilão no filme The Last Airbender, interpretado por Cliff Curtis.[5] Ao contrário da série, Ozai é um personagem que aparece ao longo de todo o filme.

Referências