Rio Senne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senne)
Senne
Rio Senne
Comprimento 103 km
Nascente Soignies
Altitude da nascente 123 m
Foz Dyle
Área da bacia 1164 km²
País(es)  Bélgica
O Senne em Rebecq.

O Senne (em francês) ou Zenne (neerlandês), é um pequeno rio de 103 km de extensão que atravessa a cidade de Bruxelas, afluente esquerdo do Dyle. Sua nascente fica no município de Soignies. É um tributário indireto do rio Escalda, através do Dyle e do Rupel. O Woluwe é um dos afluentes do Senne.

No seu curso médio, na região de Bruxelas, o Senne atravessava zonas húmidas, dividindo-se em vários braços que definiam ilhas. Situadas no limite de navegabilidade do rio, essas ilhas, pelas condições de defesa que asseguravam, foram decisivas para o aparecimento do núcleo original de Bruxelas no século X.

Rio canalizado[editar | editar código-fonte]

Planta atual do centro de Bruxelas com indicação dos vários braços do Senne em 1837, antes do encanamento

No centro de Bruxelas, entre 1867 e 1871, os vários braços do Senne foram canalizados para galerias subterrâneas e grandes avenidas foram construídas sobre ele no século XIX e início do século XX.

O Senne tinha a má fama de ser um dos rios mais poluídos da Bélgica, visto que todos os efluentes domésticos e industriais da Grande Bruxelas eram despejados nele sem tratamento. Este problema só foi solucionado em março de 2007, com a conclusão das novas estações de tratamento de esgoto.

A associação Fou de la Senne[1] procura dar a conhecer a história deste rio e trazê-lo novamente à superfície no centro de Bruxelas.

A história dos esgotos da cidade de Bruxelas está ilustrada no interessante Museu dos Esgotos[2], localizado na Porta de Anderlecht, sobre um dos braços encanados do rio.

O rio ainda flui à superfície nos arrabaldes de Bruxelas e fora da cidade. O Canal Bruxelas-Charleroi e o Canal marítimo Bruxelas-Escalda correm paralelos ao Senne durante uma parte do seu percurso a montante a jusante da cidade de Bruxelas.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A iris dourada tornou-se símbolo da região de Bruxelas por ser endêmica nas planícies alagadas em torno do rio.
  • Senne também é um prenome holandês, derivado de Sebastian.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  1. «Fou de la Senne». Consultado em 17 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 7 de janeiro de 2007 
  2. Musée des égouts[ligação inativa]
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.