Senninha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senninha

Senninha é um personagem de história em quadrinhos inspirado no piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que foi fruto de admiração de seus criadores, Rogério Martins, que era publicitário e Ridaut Dias Júnior que era desenhista da Mauricio de Sousa Produções e o personagem surgiu em 1994. Depois do lançamento do personagem, montaram uma equipe com desenhistas, ilustradores, coloristas etc. Entre eles, estava o ilustrador Marco Antonio Cortez.

Para desenvolver o perfil psicológico dos personagens, Senna contou com a ajuda do psicoterapeuta Jacob Goldberg.

Universo do Personagem[editar | editar código-fonte]

Senninha é um garoto de oito anos que adora corridas. Quando não está na escola, disputa provas numa minipista no bairro onde mora. Tem uma turma de amigos, 'pilotos' como ele. É determinado, não gosta de perder e que ser um piloto de Fórmula 1 quando crescer. Seu antagonista é Braço Duro, que faz de tudo para ser vitorioso usando muita trapaça.

Histórias em Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Entre 1990 e 1991, antes da versão infantil, o piloto teve um mangá publicado na revista Weekly Shōnen Jump, a editora japonesa Shueisha era patrocinadora da escuderia McLaren.[1]

O piloto fez sua primeira aparição na revista na história GP Boy em 1990. Em agosto do ano seguinte, foi protagonista da história F no Senkō -Ayrton Senna no Chōsen, idelizada por Kōyū Nishimura, roteiros de Katsuyasu Nagasawa e arte de Hirohisa Onikubo.[2]

A revista em quadrinhos do Senninha foi publicada a partir de 1994 pela Abril Jovem e durou 97 números, logo depois foi para a Brainstore, que continuando de onde a Abril parou, publicou as edições de 98 a 103. Do primeiro semestre de 2008 a 2009, a revista em quadrinhos voltou a ser publicada pela HQM Editora.[3] [4]

Lienciamentos pela Tectoy[editar | editar código-fonte]

Ainda em 1994, foram lançados alguns produtos pela Tectoy: Um mini-game, um toca-fitas portátil e um livro para o brinquedo Pense Bem[5] .

Desenho animado[editar | editar código-fonte]

Vinhetas da TV Futura - Dia de Mudança, O Desafio da Economia, O Natal do Senninha, Clubinho Honda, Tiras Animadas - podem ser vistas no Youtube.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Senninha: é o principal personagem da série, com características bem semelhantes ao do piloto Ayrton Senna, como cabelos revoltos, nariz de batata e macacão vermelho (como o da McLaren, equipe pela qual Senna se consagrou), além de ser amigável, determinado e, às vezes até, apressado. Bem no início ele vestia um macacão azul (como o da Williams, equipe que Senna defendia na época da criação do personagem) e um capacete simples (até a edição nº10 onde virou um capacete mágico chamado Meu Herói). Tem 8 anos.
  • Meu Herói: é o capacete falante do Senninha, suas cores são: verde, amarelo e azul, seguindo o esquema do capacete de Senna (predominantemente amarelo, com uma listra horizontal verde e outra azul). Aos olhos de outras pessoas, contudo, é um capacete comum, tanto que somente entidades mágicas e pessoas tão especiais quanto Senninha (como Juan Manuel Fangio, que fez uma aparição póstuma nos quadrinhos, em 1995) podem vê-lo e ouvi-lo.
  • Neco: no início (até o nº9) ele se chamava Nico. É o mecânico inventor da turma. É descendente de japoneses e irmão gêmeo da Coni. Tem 8 anos.
  • Gabi: é a artista da turma e sua sensibilidade vive a flor da pele. Tem 8 anos.
  • Becão e Bicão: são os cachorros de estimação do Senninha e são gêmeos. O capacete do Becão é azul com faixa branca e vive pensando e agindo como gente. Já o do Bicão é branco com faixa azul e age como qualquer outro cachorro comum, arrumando confusão por onde passa.
  • Johnny: é o galã da turma e o projetor dos carros nas corridas. Tem 10 anos.
  • Tala Larga: o repórter da turma, inspirado no locutor Galvão Bueno, que sempre registra as corridas da turma com sua máquina fotográfica, e sempre que pode tenta fazer uma matéria com o Senninha, por quem é fanático. Tem 8 anos.
  • Déia: é a detetive da turma. Tem 8 anos
  • Coni: é irmã gêmea do Neco e "economista" da turma. Tem 8 anos.
  • Marcha Lenta: é o vagaroso da turma. Ele aparece dormindo sempre que pode. Mesmo assim, normalmente interage com o Tala, como seu camera-man. Tem 8 anos.
  • J.J.: ele é louco pelo basquete (bem como outros esportes, mas mais especificamente aqueles praticados com bola) e por informática, bastante aplicado nos estudos e o único personagem negro da turma. Tem 10 anos.
  • Téo: o irmão caçula do Senninha e o pestinha da turma. De vez em quando provoca Johnny, que não gosta muito dele. Inspirado em Leonardo, irmão mais novo de Ayrton. Tem 6 anos.
  • Gigi: a irmã mais velha do Senninha. Ela adora ficar falando no telefone de montão. Inspirada em Viviane, irmã mais velha de Ayrton. Tem 13 anos.
  • Braço Duro: o líder de sua Gang e inimigo do Senninha. Vive querendo ganhar as corridas, sempre com trapaças e por causa disso nunca consegue (embora se saiba, na edição zero, que outros personagens da turma tentaram competir com ele e nunca conseguiam vencer pelo mesmo motivo). Sua inspiração seriam Alain Prost e Michael Schumacher. Tem 9 anos.
  • Rebimboca: o mecânico da Gang. Ele sempre copia as idéias originais dos carros projetados do Johnny. Tem 9 anos.
  • Bate-Pino: ele tem gagueira e sempre demora para completar uma frase. Tem 10 anos.
  • Pé-de-Breque: o grandalhão e gorducho da Gang, é o típico personagem "boboca" de quadrinhos. Tem 11 anos.
  • Tamborim: o gato-mascote da Gang. Pertence ao Braço-Duro e sua cor é roxa.

Causa social[editar | editar código-fonte]

A marca Senninha está estampada em produtos que vão de roupas, calçados e brinquedos a alimentos, produtos de higiene pessoal e pet. O licenciamento do personagem é um dos recursos que mantêm o trabalho do Instituto Ayrton Senna em todo o Brasil para garantir educação pública de qualidade a 2 milhões de alunos a cada ano. 100% dos royalties do licenciamento do personagem são revertidos a esse trabalho.

Referências

  1. (1995) "". Heróis do Futuro (1): Shonen Jump - A Revista mais vendida no Planeta. Press Talent.
  2. Alexandre Nagado e Matheus Mossmann (01/05/2013). Memória: 19 anos sem Ayrton Senna. Revista Herói.
  3. Marcus Ramone. Série Infanto-Juvenil HQM #1 - Senninha. Universo HQ.
  4. Andréa Pereira (23/07/2008). Senninha e sua Turma #4 nas bancas. HQ Maniacs.
  5. Senninha entra no mercado de brinquedos. Folha Online (26 de março de 1994).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]