Senomyx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senomyx
Senomyx, Inc.
Logotipo da empresa
Slogan Sensing the Future Through Innovation
Indústria Alimentícia
Gênero Biotecnologia
Fundação 1999
Fundador(es) Lubert Stryer
Sede San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Áreas servidas Mundo
Produtos Substâncias para modificar o sabor dos alimentos
Página oficial senomyx.com

Senomyx (NASDAQ: SNMX) é uma empresa de biotecnologia estadunidense que trabalha com desenvolvimento de aditivos para amplificar determinados sabores e cheiros em alimentos. A empresa afirma ter, essencialmente, "engenharia reversa" de como os receptores humanos reagem a gosto e aroma e que eles estão explorando descobertas para produzir produtos químicos com gosto melhor.

História[editar | editar código-fonte]

A Senomyx foi fundada pelo bioquímico americano Lubert Stryer em 1999. Em maio de 2001, Stryer retornou a lecionar na Universidade Stanford e pediu demissão da Senomyx, mas continuou a integrar, como presidente, o Editorial Científico.Nota 1

A empresa desenvolvou a Substância 951, um potencializador usado para plificar a sensação doce do açúcar em produtos alimentícios, permitindo assim a redução do uso de adoçantes nos alimentos.

Atualmente, a Senomyx desenvolve sabores patenteados usando "receptores baseados em sistemas de ensaio". Esses receptores foram previamente expressos em células HEK293.1 Essas células representam células embrionárias de um rim humano, provenientes inicialemente de um feto saudável abortado no início da década de 1970.2 Usando informações da sequência do genoma humano, a Senomyx identificou centenas de receptores gustativos e, atualmente, é proprietária de 113 patentes de suas descobertas. Senomyx colabora com sete das maiores empresas alimentícias do mundo para continuar suas pesquisas e o desenvolvimento de sua tecnologia. Ajinomoto, Kraft Foods, Schweppes (integrante da The Coca-Cola Company), PepsiCo, Firmenich e Nestlé colaboram com a Senomyx, mas não especificam onde esses aditivos podem ser encontrados em seus produtos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Em inglês, Scientific Advisory Board.