Senta Berger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senta Berger
Senta Berger em 1977
Nascimento 13 de maio de 1941 (73 anos)
Viena, Áustria
Nacionalidade Áustria austríaca
Principais trabalhos

Senta Berger (Viena, 13 de maio de 1941) é uma atriz austríaca.

Filha de uma professora e um músico,[1] Senta começou nos palcos aos quatro anos, com incentivo dos pais e no ano seguinte começou a ter aulas de balé e piano.[1] Aos 16 anos, teve seu primeiro pequeno papel num filme e se inscreveu no Max-Reinhardt-Seminar, famosa escola de atores em Viena.

Depois de participar de alguns filme menores e musicais em seu país e na Alemanha, Senta foi para Hollywood e lá começou uma carreira internacional, filmando com grandes nomes como Charlton Heston, Richard Widmark e Yul Brynner, que a tornaria um dos sex symbols europeus dos anos 60 e 70.

Entre outros filmes, no período, ela participou de A Sombra de um Gigante, com Kirk Douglas, Major Dundee, com Heston, A Morte Não Manda Aviso, com Alec Guiness e Cruz de Ferro, com James Coburn. Na Europa, estrelou dezenas de filmes alemães, franceses e italianos de comédia erótica e suspense, atuando ao lado de Monica Vitti, Giuliano Gemma e Alain Delon.

Berger voltou para a Alemanha nos anos 80, para trabalhar no teatro e na televisão alemã, onde estrelou séries de grande popularidade no país.[1] Presença constante no Festival de Berlim, desde 2003, é a presidente da Academia do Cinema Alemão.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]