Separação silábica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Sílaba. (desde dezembro de 2013)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Separação Silábica é uma forma de descobrir como a palavra é dividida.

Um dos jeitos mais fáceis de fazer a SS (Separação Silábica) é pronunciando a palavra bem devagar, melodicamente.

Não se separam as palavras que têm ditongos ou tritongos. Ditongo = 2 vogais em uma mesma sílaba. Tritongo = 3 vogais em uma mesma sílaba. Obviamente, não são separadas.

Separam-se os dígrafos RR, SS, SC, SX, SÇ.

Atividades:

1) Separe essa palavras: Respostas no fim. Carro Carambola Capeta Caramelo Sabre Estúpido Cacilda Amarelado Dimétilaminofenildimétilpirazolona Mãe

2)Separe certamente as palavras:

Carr-o Passa-ro Aze-do Car-a-melo Pir-acic-aba Jur-u-beb-a


Respostas: 1: Car-ro Ca-ram-bo-la Ca-pe-ta Ca-ra-me-lo Sa-bre Es-tú-pi-do Ca-cil-da A-ma-re-la-do Di-mé-ti-la-mi-no-fe-nil-di-mé-til-pi-ra-zo-lo-na Mãe



2) Car-ro Pas-sa-ro A-ze-do Ca-ra-me-lo Pi-ra-ci-ca-ba Ju-ru-be-ba