September (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
September
Setembro (BR)
 Estados Unidos
1987 • cor • 82 min 
Direção Woody Allen
Roteiro Woody Allen
Elenco Mia Farrow
Sam Waterston
Dianne Wiest
Género Drama
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

September (br.: Setembro) é um filme estadunidense de 1987, do gênero Drama, escrito e dirigido por Woody Allen. O diretor não atua e pretendia realizar uma "peça filmada", utilizando-se de tomadas longas e poucos movimentos de câmera. A estrutura foi modelada a partir da peça de Anton Tchekhov, Tio Vânia [1] .

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lane é uma mulher solitária que teve a vida arruinada pelo envolvimento em um escandaloso caso de homícído de um amante abusivo da mãe dela, a ex-atriz Diane. Após uma tentativa de suicídio, Lane se muda para sua casa de campo em Vermont para se recuperar. Stephanie, a melhor amiga, vai passar o verão com ela para também ficar um tempo longe do marido. Se juntam a elas para um fim-de-semana a mãe e o padrastro, o físico Lloyd. Lane se aproximara de dois vizinhos: Peter, um jovem aspirante a escritor, e Howard, um maduro professor de francês. Numa reunião de todos numa festa à noite, as luzes se apagam e as pessoas, algumas embriagadas, fazem revelações umas as outras. Howard ama Lane, mas ela está interessada em Peter, e Peter se apaixonara por Stephanie. Lane se deprime com a rejeição de Peter e com a descoberta da traição de Stephanie. Outro problema é o desejo dela de colocar a casa à venda, que é ignorado pela mãe que planeja vir morar ali com o padrastro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Allen filmou duas vezes a história. A primeira versão tinha Sam Shepard como Peter (depois Christopher Walken que atuou em poucas cenas), Maureen O'Sullivan como Diane e Charles Durning como Howard. Após a edição, Allen decidiu reescrever, mudar o elenco e refilmar.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]