September Dawn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


September Dawn
September Dawn
 Canadá
2007 •  cor •  110 min 
Género drama
Direção Christopher Cain
Roteiro Christopher Cain
Carole Whang Schutter
Elenco Jon Voight
Terence Stamp
Dean Cain
Idioma inglês

September Dawn é um filme canado-estadunidense de 2006 lançado em 2007, do gênero drama histórico, dirigido e corroteirizado por Christopher Cain.

A história tem como pano de fundo o Massacre da Montanha Meadows, em Utah, ocorrido em 11 de setembro de 1857, com o diretor (e a roteirista Carole Whang Schutter) gerando controvérsias[1] ao assumirem a versão da responsabilidade direta da Igreja Mórmon e do líder Brigham Young no uso da milícia do território e dos índios paiutes para atacarem um acampamento de viajantes que se dirigiam para a Califórnia. Também foi usada a data do massacre, 11 de setembro, como paralelo para algumas teses dos roteiristas sobre o terrorismo e a natureza dos terroristas.

O diretor Christopher Cain afirma ter usado o filme para expressar a sua opinião sobre o extremismo religioso, um assunto relevante nos dias atuais. Ele partiu dos registros históricos do massacre e de trechos do depoimento de Brigham Young, além da confissão assinada pelo miliciano John D. Lee.[2] Assim, o filme é controverso ao representar a versão de que Brigham Young concordou com o ataque, enquanto a Igreja Mórmon defende a versão de que "as evidências históricas provam que Brigham Young não autorizou o massacre".[1] Oficialmente, não houve comunicado da Igreja.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma caravana vinda do Arkansas e Missouri chega à Utah em busca de descanso e comida por alguns dias, para depois seguir em viagem à Califórnia. Os viajantes trazem consigo gado, cavalos de corrida, armas e ouro. Emily Hudson, filha do pastor de caravana, e Jonathan Samuelson, filho do bispo local da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) e chefe da milícia do território, se apaixonam quando há o encontro dos viajantes com os milicianos. O bispo Mórmon, Jacob Samuelson, teme a perseguição do governo após os eventos da Guerra Mórmon no Missouri, e desconfia dos viajantes supondo que na verdade eles iriam se juntar ao exército de Buchanan e expulsarem os Mórmons do Território. Conspirando com o líder Brigham Young, Samuelson decide destruir a caravana e para isso insufla sua comunidade e engana os índios paiutes para que esses o ajudem a realizar o massacre.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Smith, David (21 de maio de 2007). «Mormons' darkest day in spotlight». The Observer 
  2. Sack, Jessica Van (11 de maio de 2007). «New day will Dawn when anti-Mormon film opens». The Boston Herald 

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Imprensa[editar | editar código-fonte]

Resenhas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.