Sequência (cinema)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sequência, em cinema, é um conjunto de planos e cenas que formam uma única e coerente unidade de ação dramática [1] . Muitos autores comparam a sequência de um filme narrativo com o capítulo de um romance, já que ambos, sequência e capítulo, possuem ações independentes completas, com inícios, meios e fins aparentes, e ambos concluem com uma espécie de clímax dramático.

Muitas sequências são unificadas também por se passarem em um único local ou em espaços contíguos, e ainda por uma continuidade cronológica. É o caso de sequências de perseguição em um western ou filme de aventuras, ou mesmo de uma sequência romântica em que um casal de personagens se encontra, se envolve e termina por fazer amor. Mas, em geral, uma sequência não precisa ter uma única locação, e sua cronologia pode ser ambígua, desde que se mantenha a unidade dramática. É o que acontece em sequências de montagem paralela, como a sequência do batizado e dos assassinatos em O Poderoso chefão (1971).

Diferentemente da cena, que é um trecho de filme caracterizado pela unidade de espaço e tempo, a sequência é "um momento facilmente isolável da história contada por um filme: uma série de acontecimentos cujo conjunto é fortemente unitário" [2]

Sequência como "continuação"[editar | editar código-fonte]

Em português, utiliza-se também a palavra sequência para se referir a um filme que é uma continuação de outro - uma nova obra que, muitas vezes, se inicia no ponto em que uma anterior se encerrou, como no caso de "Tubarão", "48 horas", "Homem aranha", etc.[3] . Note-se que, em inglês, utilizam-se duas palavras diferentes: sequence para a unidade do filme e sequel para a continuação de um filme. Em função disso, em Portugal o termo sequela também tem sido usado no sentido de continuação [4] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "The Complete film dictionary", de Ira Konigsberg, Meridian Books, New York, 1989, p. 313
  2. "Dicionário teórico e crítico de cinema", de Jacques Aumont e Michel Marie, Papirus Editora, 2003, p. 268
  3. Novo filme de Angelina Jolie pode ter sequência Acessado em 18 de Agosto de 2008
  4. Filme "The Simpsons" vai ter sequela Acessado em 18 de Agosto de 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.