Sequenciação de proteínas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sequenciamento de proteínas)

Sequenciação de proteínas é a determinação das sequências de aminoácidos que constituem um péptido; e também a determinação da conformação que adopta e se é complexado com outras moléculas não-péptidas. Descobrir as estruturas e funções de proteínas em organismos vivos é uma ferramenta importante para a compreensão dos processos celulares e permite que sejam mais facilmente desenhados medicamentos que atinjam vias metabólicas específicas.

Os dois principais métodos directos de sequenciação de proteínas são espectrometria de massa e a reacção de degradação de Edman. Também é possível gerar uma sequência de aminoácidos a partir de uma sequência de DNA ou mRNA que codifiquem a proteína, se esta for conhecida. Há também uma série de outras reacções que podem ser usadas para ganhar informação mais limitada sobre as sequências das proteínas e que podem ser usadas preliminarmente aos métodos já referidos ou para ultrapassar limitações específicas desse métodos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Henry Jakubowski. Biochemistry Online, chapter 2 B.[1]
  • Hanno Steen & Matthias Mann. The abc's (and xyz's) of peptide sequencing. Nature Reviews Molecular Cell Biology, 5:699-711, 2004.
  • Sergio Marchesini Michael W. King. Analysis of protein.[2]
  • R A Rastall. Investigating protein structure and function.[3]
  • Alberts Bray Johnson Lewis Raff Roberts & Walter. 1998. Essential Cell Biology: An Introduction to the Molecular Biology of the Cell. Garland Publishing, New York.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Protein sequencing».