Serasa Experian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Serasa)
Ir para: navegação, pesquisa

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio às empresas na tomada de decisões em crédito, marketing e certificação digital. Aos consumidores, fornece ferramentas que possibilitam a verificação de seus relatórios e scores de crédito e a proteção contra fraudes de identidade. É parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação que fornece dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

A Serasa Experian, então denominada Serasa – Serviços e Assessoria S/A, foi fundada em 1968, por iniciativa da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). O propósito inicial da Serasa era centralizar a coleta e organização das informações cadastrais para o fornecimento de crédito a pessoas jurídicas, contribuindo para que as decisões de negócios pudessem ser conduzidas com confiança e auxiliassem na recuperação de crédito, no combate ao endividamento e na estabilidade da economia.

Rapidamente, a Serasa cresceu e se consolidou no mercado, estendendo seus serviços para outros setores da economia, como comércio, indústria e empresas prestadoras de serviços. O quadro de pessoal que, no início, não chegava a 50, em 1978 já era de 600. De 1970 a 1979, foram abertas 26 agências em todo o território nacional. Nessa época, a empresa passou a investir em automação, medida essencial para seu desenvolvimento e para a qualidade no ramo da informação. Na década de 1980, a informatização passou a ser uma prioridade, com a aquisição de computadores de grande porte.

A década de 1990 foi marcada pela reestruturação da Serasa, que buscava adequar-se à nova dinâmica do mercado, caminhando para a globalização. Na época, a empresa já detinha o maior banco de dados de informações financeiras da América Latina e um alto padrão tecnológico. Aproveitando o bom momento de expansão do mercado, focou suas estratégias de crescimento na venda de seus serviços para novos setores da economia. Investiu maciçamente em telemática e na expansão da tecnologia de crédito com ampliação da cultura de avaliação de risco, alcançando projeção nacional e iniciando seu processo de internacionalização com a expansão do atendimento a clientes do Mercosul e a consolidação de parcerias com as principais empresas similares ao redor do mundo.

Na década de 2000, a Serasa tornou-se a líder nacional e uma das maiores empresas de informações econômico-financeiras e cadastrais do mundo, reconhecida pela qualidade e criatividade em tecnologia com objetividade. Em 2002, inaugurou a Sede Serasa, um prédio inteligente, com todos os recursos para proporcionar funcionalidade e conforto para as pessoas e segurança para os negócios. Nesse mesmo ano, tornou-se Autoridade Certificadora e Registradora, fornecendo todos os tipos de certificados digitais em operação no Brasil.

Com a aquisição pela Experian em 2007, tornou-se uma empresa global. Deixou de focar seus negócios na venda da transação e no acesso pontual da informação para proporcionar soluções a seus clientes, passando a prover insumos e toda a infraestrutura em termos de tecnologia, aplicativos e prestação de serviços. Ampliou sua atuação para o fornecimento de serviços de marketing e o atendimento às pessoas físicas, fornecendo-lhes ferramentas que possibilitam a verificação de seus relatórios e scores de crédito e a proteção contra fraudes de identidade.

O grupo Experian, do qual a Serasa faz parte, é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O grupo emprega cerca de 16 mil pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda, e sedes operacionais em Nottingham, Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos; e em São Paulo, Brasil.

Serasa Experian[editar | editar código-fonte]

Presente há mais de 45 anos no mercado brasileiro, a Serasa Experian dinamiza a expansão dos negócios com segurança e rentabilidade, apontando os melhores caminhos para a tomada de decisão em crédito, marketing e certificação digital a empresas de todos os portes e setores.

Aliando a melhor tecnologia a uma profunda compreensão do mercado, a empresa oferece um portfólio de soluções abrangente e adequado a cada etapa dos negócios, desde a prospecção até a cobrança. Responde online/real-time a 6 milhões de consultas diárias, demandadas por 500 mil clientes diretos e indiretos.

Maior Autoridade Certificadora do Brasil, a Serasa Experian provê todos os tipos de certificados digitais, bem como soluções customizadas para a utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es). Desse modo, permite que empresas, órgãos públicos e consumidores realizem suas transações online com segurança e validade jurídica.

A empresa também auxilia as organizações em suas ações de marketing e vendas, a fim de que possam conhecer e localizar seu público-alvo, utilizar seus canais de comunicação e medir os resultados das suas ações para aprimorá-las continuamente.

Aos consumidores, a empresa fornece ferramentas que possibilitam a verificação de seus relatórios e scores de crédito e a proteção contra fraudes de identidade.

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação que fornece dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O grupo emprega cerca de 16 mil pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda, e sedes operacionais em Nottingham, Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos; e em São Paulo, Brasil.

Mais informações podem ser obtidas no site serasaexperian.com.br.

SerasaConsumidor[editar | editar código-fonte]

Para auxiliar o consumidor a honrar seus compromissos e a preservar o valor de seu nome, o SerasaConsumidor mantém uma série de serviços, vários deles gratuitos, bem como diversas iniciativas voltadas à educação financeira. São eles:

  • Serviços gratuitos

- Consulta à situação do CPF, realizada nas Agências Serasa Experian ou por carta, e orientação sobre a regularização de pendências financeiras.

- Prevenção contra fraudes: disponibilizamos no site informações e dicas para o consumidor se proteger de eventuais fraudes com seu nome.

- Roubo ou perda de documentos: registro de ocorrências de roubo, furto ou perda de documentos e cheques, que são informadas pela Serasa Experian ao mercado.

- Atualização de cadastro em nosso banco de dados: facilita a concessão de crédito e financiamentos em bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito e seguradoras.

- Limpa Nome Online: permite ao consumidor verificar se tem dívidas com as empresas participantes, negociar com condições especiais e limpar o nome sem sair de casa.

  • Educação financeira

- Site de educação financeira gratuito contendo dicas; publicações; testes; o Jimbo, um software que ajuda a lembrar datas de pagamentos e organizar as contas, entre outros recursos.

- Programa Sonhos Reais: capacitação de profissionais da Serasa Experian para atuar como voluntários que levam educação financeira às escolas públicas.

  • Cadastro Positivo

- Permite que o histórico de pagamentos (contas pagas ou não) de consumidores e empresas seja registrado e considerado durante análises de crédito, possibilitando a obtenção de condições comerciais mais adequadas ao perfil de cada um, avaliações de risco mais justas e taxas e prazos mais favoráveis.

  • MeProteja

- Acompanha o CPF do consumidor 24h por dia, protegendo-o de possíveis fraudes em seu nome.

  • VocêConsulta Empresas

- Fornece informações confiáveis de empresas e prestadores de serviços para que o consumidor se proteja contra fraudes antes de fechar um negócio.

Certificado Digital[editar | editar código-fonte]

A Serasa Experian é a maior autoridade certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais, bem como soluções customizadas para sua utilização. Assim, permite que empresas, órgãos públicos e consumidores realizem transações e outros serviços online com segurança e validade jurídica.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]