Serebro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serebro
Open air serebro.jpg
A banda tocando em 2012. Da esquerda para a direita: A ex-membro da banda Anastasia Karpova (à esquerda), Elena Temnikova (meio) e Olga Seryabkina (direita).
Informação geral
Origem Moscou
País  Rússia
Gênero(s) Pop
Pop rock
Dance
Rock
Período em atividade 2006 - Atualmente
Gravadora(s) Monolit Records
Integrantes Elena Temnikova
Olga Seryabkina
Dasha Shashina
Ex-integrantes Marina Lizorkina
Anastasia Karpova

Serebro (russo: Серебро, Prata) é um trio russo, que ficou no terceiro lugar no Festival Eurovisão da Canção 2007, em Helsinki, com a canção: "Song#1". A banda foi formada em 2006 pelo Maxim (max) Fadeev, um eminente produtor musical da Rússia. Serebro foi uma das mais populares bandas russas em 2007. Serebro está correntemente preparando para seu primeiro album.

Serebro consiste de três mulheres russas: Elena Temnikova, Olga Seryabkina e Dasha Shashina.

História[editar | editar código-fonte]

Festival Eurovisão da Canção 2007[editar | editar código-fonte]

Serebro, 2007

No fim de Março de 2007, a comissão de júri do canal de TV nacional russo — Channel One - estavam escolhendo representantes para o Eurovision Song Contest 2007. Para muitos surpresa, a comissão escolheu uma desconhecida banda chamada Serebro, que conseguiu superar alguns artistas famosos nativos. Na Eurovision Song Contest 2006, Dima Bilan com sua música "Never Let You Go" alcançou o segundo lugar que automaticamente pertencia a Serebro no final de 2007.

Em 12 de Maio, Serebro ficou como número 15 na final. Eles tiveram 12 pontos da Arménia, Bielorrússia, e Estónia e 10 pontos da Ucrânia. O vencedor, Sérvia, teve 7 pontos deles. Serebro recebeu terceiro lugar na Eurovision Song Contest 2007, com o total de 207 pontos. Serebro mais tarde disse: "Nós estamos felizes por causa do terceiro lugar. Mas, a coisa mais importante é que não fomos lá por causa de nós mesmas, isso foi pelos nossos fãs, Rússia e população russa". A performance em Helsinki veio a ser seu primeiro e oficial lançamento e primeiro show para um público.

Atravessando barreiras[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso na Eurovision Song Contest 2007 em Helsinki, Serebro rapidamente veio a ser uma das bandas mais populares na Rússia. Desde o verão de 2007, o grupo tem visitado vários shows e eventos na Rússia, Cazaquistão, Turquia, Polônia, Uzbequistão e Bielorrússia.

Todos os singles da banda, sem seus títulos reais, são chamados: Song#1, #2, #3, etc. Como o grupo e seus diretores tem afirmado, é mais fácil de recordar as músicas.

Depois do concurso, Serebro lançou "Song #1" como um CD single, que contém 13 diferentes versões de "Song #1" marcada por cores, como bem as versões estendidas do vídeo. As garotas lançaram uma versão russa de "Song #1", chamada "Песня #1". Esse foi seu primeiro single russo. Essa música tem duas versões, original e censurada. Em Julho de 2007, o grupo lançou sua segunda música, "Дыши", quem também é chamada de "Song #2". Ela foi popular como "Song#1" e ficou no topo por algumas semanas. Em Outubro, um vídeo para "Дыши" foi lançado.

No RMA Awards no começo de Outubro de 2007, Serebro apresentou uma nova música chamada "What's Your Problem?", que é ainda um não-confirmado single e o número da música ainda é desconhecido. Serebro foi nomeado em 4 categorias no MTV RMA 2007 Awards: Melhor Projeto Pop, Melhor Revelação, Melhor Música e Melhor Vídeo. O resultado da votação na Internet permitiu que elas ganhassem o prêmio de melhor revelação.

Em Dezembro de 2007, Serebro venceu outra premiação no Golden Gramophone Awards, uma grande cerimônia de entrega de premiação de músicas organizada pela grande radio na Rússia, CIS. Serebro além disso ganhou o World Music Award em 2007 para melhor artista vendedor russo.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Em Fevereiro, Serebro apresentou "Журавли" em Звэзда, um programa de televisão popular na Rússia, apresentando artistas que cantam músicas patriotas. Originalmente escrito como um poema por Rasul Gamzatov "Журавли" é uma de muitas músicas famosas russas sobre a Segunda Guerra Mundial.

Em 13 de Maio de 2008 Serebro anunciou em seu site oficial que elas iriam estar lançando seu terceiro single oficial, chamado "Опиум". O site disse que a música iria estrear num programa de manhã de uma rádio chamada BrigadaU na Rádio Europa Plus e que até 17 de março Europa Plus irá deter direitos exclusivos para reproduzir a canção. Elas anunciaram que lançariam a versão em inglês de "Опиум". Em inglês a música chama-se "Why".

O grupo está continuando seu trabalho em torno do primeiro álbum, Opiumroz, que tem sido projetado com data de lançamento em 17 de Outubro. Infelizmente ocorreu um atraso na data de lançamento do álbum por causa de problemas na tracklist. Em novembro, lançaram uma nova música, "Скажи, не молчи" ("Say, Don't be silent").

Em 28 de setembro, a Anastasia Karpova confirmou sua saida do grupo, sua principal motivação foi seguir uma carreira solo. A nova integrante Dasha Shashina, foi anunciada em 3 de Outubro de 2013, como sua substituta.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Albums[editar | editar código-fonte]

  • Opiumroz (2009)
  • Mama Lover (2012)

Singles[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas
Título Ano Posições Álbum
RUS UCR HOL ITA SUE
"Song #1"[1] 2007 1 23 - - 35 Opiumroz
"Dyshi"[2] 2 - - - -
"Opium"[3] 2008 1 - - - -
"Skazhi, Ne Molchi" 2009 1 5 - - -
"Sladko"[4] 1 - - - - Mama Lover
"Ne Vremya"[5] 2010 6 - - - -
"Davay Derzhatsya Za Ruki"[6] 2011 3 39 - - -
"Mama Lover" 8 23 - 6 -
"Malchik"[7] 2012 - 39 - - -
"Malo Tebya"[8] 2013 5 5 - - - TBA
"Mi Mi Mi"[9] - - 8 11 -
"Ya Tebya Ne Otdam"[10] 2014 1 4 - - -
"—" denota singles que não entraram nas paradas musicais ou não foram lançados.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • 2007: MTV RMA Awards para Melhor Revelação (Venceu)
  • 2007: MTV RMA Awards para Melhor Projeto Pop (Nomeado)
  • 2007: MTV RMA Awards para Melho Música (Nomeado)
  • 2007: Golden Gramophone Awards (Venceu)
  • 2007: World Music Award para Melhor Vendedos de Discos Russo (Venceu)
  • 2007: Muz-TV Awards para Revelação (Nomeado)
  • 2008: MTV RMA Awards para Grupo (Venceu)
  • 2008: MTV RMA Awards para Melhor Vídeoclipe (Nomeado)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Serebro

Referências

Flag of Russia.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Rússia, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.