Serge Ibaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serge Ibaka
Serge Ibaka1
Informações pessoais
Nome completo Serge Ibaka Jonas Ngobila
Data de nasc. 18 de agosto de 1989 (24 anos)
Local de nasc. Brazzaville, República do Congo
Altura 2,08 m
Peso 107 kg
Apelido Air Congo, Protetor Serge, e Iblocka
Informações no clube
Clube atual Oklahoma City Thunder
Número 9
Posição Ala-Pivô
Clubes profissionais
Ano Clubes Partidas (pontos)
2007–2008
2008–2009
2009–2011
2011
2011–
Espanha CB L'Hospitalet
Espanha Ricoh Manresa
Estados Unidos Oklahoma City Thunder
Espanha Real Madrid Baloncesto
Estados Unidos Oklahoma City Thunder
Seleção nacional
2011- Espanha
Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Londres 2012 Equipe
EuroBasket
Ouro Lituânia 2011 Equipe

Serge Ibaka Jonas Ngobila (Brazzaville, 18 de setembro de 1989) conhecido como Serge Ibaka, é um jogador profissional de basquetebol congolêsespanhol que joga pelo Oklahoma City Thunder da NBA. Ibaka foi escolhido pela gestão anterior do Thunder, o Seattle SuperSonics com o Nª 24 geral no Draft da NBA de 2008 . Ele é apelidado pelos companheiros de equipe de Air Congo, Protetor Serge, e Iblocka, em referência a suas habilidades de bloqueio. Serge é o mais novo entre 18 irmãos. Apesar de ter nascido na República do Congo, Ibaka representa a seleção da Espanha.

Início da Vida[editar | editar código-fonte]

Ibaka nasceu em Brazzaville , República do Congo. Sua mãe e seu pai eram jogadores de basquete. Começou a jogar basquete muito jovem, em seu primeiro clube, Avenir du Rail. O esporte foi uma fuga entre a morte prematura de sua mãe e prisão de seu pai durante a Segunda Guerra do Congo.[1]

Ibaka mudou-se ainda adolescente para a Espanha e logo atuou em vários clubes de basquete juvenil, notadamente CB L'Hospitalet, com o qual ganhou vários torneios.

NBA[editar | editar código-fonte]

Transição para a NBA

Ele foi selecionado pelo Seattle SuperSonics com Nª 24 geral no Draft da NBA de 2008. Ele se tornou o primeiro jogador a ser selecionado da República do Congo , embora o Oklahoma City Thunder (a equipe que herdou o lugar do Sonics na NBA seis dias depois do projecto) concordou em mantê-lo na Europa. Ele, então, assinou um contrato de três anos com a Ricoh Manresa da Liga ACB, na Espanha, mantendo a opção de deixar para a NBA depois de cada temporada. Na ACB, ele teve médias de 7,1 pontos, 4,5 rebotes e 1 bloqueio em 16 minutos por jogo.

Em julho de 2009, o Oklahoma City o trouxe para NBA. Ibaka, que não falava Inglês quando chegou na NBA, dependia da ajuda do companheiro Moisés Ehambe para traduzir para ele.[2] Ibaka fala cinco idiomas: lingala (língua tribal do Ibaka), francês (língua oficial do Congo), inglês, catalão e espanhol.[3]

Oklahoma City Thunder (2009-presente)[editar | editar código-fonte]

Apesar de chegar à NBA como um talento bruto, Ibaka conseguiu atuar rapidamente pelo Thunder. É utilizado frequentemente por sua energia no ataque, na defesa e rebote. Em sua primeira temporada na NBA, Ibaka jogou 18,1 minutos por jogo em 73 jogos, com média de 6,3 pontos, 5,4 rebotes e 1,3 bloqueios por jogo. Na primeira rodada dos playoffs contra o Los Angeles Lakers, ele jogou em seis jogos, com média de 25,5 minutos, 7,8 pontos, 6,5 rebotes e 2 bloqueios por jogo. Seus sete bloqueios nos dois jogos contra o Los Angeles foi um recorde(jogador mais jovem a ter sete blocos em jogo de playoff).

Em 19 de fevereiro de 2011, Serge Ibaka participou em 2011 da NBA Slam Dunk Contest .[4] Ele começou a competição com uma enterrada linha de lance livre . Na segunda rodada, Ibaka pegou um bicho de pelúcia a partir do aro com a boca e mergulhado em um movimento. No entanto, ele perdeu para Blake Griffin na competição.

Durante o locaute da NBA de 2011 Ibaka assinou um contrato de dois meses com o Real Madrid Baloncesto na Espanha, com uma opção para voltar para a NBA no fim do locaute. Mais de 6 jogos na Euroliga , ele teve médias de 5,5 pontos, 4,7 rebotes e 2 blocos em 15 minutos por jogo.[5] [6]

Após o locaute, Ibaka voltou para a NBA depois de jogar na Espanha. Em 19 de fevereiro de 2012, conseguiu pela primeira vez um triplo-duplo contra o Denver Nuggets, marcando 14 pontos, pegando 15 rebotes e 11 bloqueios. Na votação para o Jogador Defensivo do Ano , ele terminou em segundo, na frente de Dwight Howard , que ganhou o prêmio nas três temporadas anteriores, mas trás de Tyson Chandler do New York Knicks.

Em agosto de 2012, Ibaka assinou uma extensão de contrato de quatro anos no valor de 48 milhões dólares com o Thunder.[7]

Referências

  1. NewsOK. M.newsok.com (13 April 2010). Página visitada em 2011-09-17.
  2. Is Serge Ibaka NBA-Ready?
  3. Serge Ibaka Is Back on the Block. www.nytimes.com (10 December 2011). Página visitada em 2012-03-10.
  4. NBA.com. NBA.com. Página visitada em 2011-09-17.
  5. REAL MADRID adds size with Ibaka
  6. Real Madrid officially announces Serge Ibaka
  7. Serge Ibaka agrees to extension. ESPN. Página visitada em 18 August 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Serge Ibaka
Basketball pictogram.svg Este artigo sobre um(a) basquetebolista, integrado ao Projeto Basquetebol, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.