Serinus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaSerinus
Serinus canicollis

Serinus canicollis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Fringillidae
Género: Serinus
(Koch, 1816)
Espécies
ver texto

Serinus é um gênero de aves da família Fringillidae, incluindo espécies como o canário, charmariz, verdilhão serrano e outros. Alguns integrantes do gênero são originários dos Açores, Ilha da Madeira e também das Ilhas Canárias.

Serinus serinus: Chamariz[editar | editar código-fonte]

O chamariz é um pássaro rechonchudo, pequenino. É amarelado desde a cabeça, que se estende até o peito.

Serinus canaria: Canário do Reino[editar | editar código-fonte]

O canário do reino é um dos pássaros mais conhecidos entre todos os pertencentes ao gênero Serinus. Alguns são inteiros amarelos, mas também podem ocorrer variações na sua coloração, como: sua tonalidade amarela pode ter uma variação entre o branco (deixando assim a pena branca ou um tom bem fosco de amarelo) ou entre o laranja (a pena pode ficar até em um tom mínimo de laranja, o que é um pouco raro. Mas o comum dessa tonalidade forte das penas, é de ficar amarelo-forte, quase chegando a ser laranja).

Serinus citrinella: verdilhão serrano[editar | editar código-fonte]

O verdilhão-serrano é um pássaro da família Fringillidae, que também pertence ao gênero serinus. Ele se assemelha muito ao chamariz, sendo então diferenciando por ter uma plumagem cinzenta na região da nuca.