Serra de São Mamede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Serra de São Mamede
Altitude 1.025 m (3.363 pés)
Proeminência 659 m
Localização distrito de Portalegre

A Serra de São Mamede é uma elevação de Portugal Continental, com 1025 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, distrito de Portalegre. Aí se situa o Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se podem ver abutres e águias. Os veados, os javalis e as ginetas vivem por entre os castanheiros e sobreiros, enquanto os rios atraem as lontras. A reserva abriga também uma das maiores colónias de morcegos da Europa.

Em termos geomorfológicos a serra de São Mamede ergue-se numa crista quartzítica, que emerge na plataforma de Portalegre; esta plataforma formou-se a partir da erosão que ocorre na Serra de São Mamede.

Os megálitos sugerem que a serra foi habitada nos tempos pré-históricos e há gravuras rupestres nas serras de Cavaleiros e Louções.

A sua rica fauna e flora encontram-se entre os elementos que potenciaram a criação do parque com o mesmo nome. A Serra de São Mamede, foi contemplada com o ultimo grande nevão a 27 de Fevereiro de 2013.

A par com a Serra de Arraiolos é das unicas zonas no alentejo onde se pode ver nevar nos dias mais frios de inverno. O ultimo nevão, quer na Serra, quer em Arraiolos foi a 10 de Janeiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.