Serra do Açor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela, que abrange vários concelhos como Oliveira do Hospital, Arganil, Seia, Pampilhosa da Serra, franjas da Covilhã e Gois, onde se localizam freguesias históricas como o Piódão.

A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte a Serra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. Tem vários pontos de grande elevação, de que se destacam, O Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de S. Pedro (1341 m), Alto Ceira e o Pico de Cebola (com cerca de 1400 m), ponto mais alto do distrito de Coimbra. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

== Predefinição:A Serra e os seus locais de visita A Serra do Açor faz parte da cordilheira central que se estende desde Espanha á Serra da estrela, Serra do Açor e Serra da Lousã. Esta Serra é um local de larga beleza um local com uma fauna e flora espantosa podem-se ver raposas coelhos, açores que são uma ave de rapina, águias e até falcões, neste belissimo local existe um belissimo jardim botânico que está no Santuário de Nossa Senhora das Preces. Este Santuário pertence á Freguesia de Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital e vale a pena visitar a 3 kilómetros deste local encontra-se uma pequena Aldeia Xistosa que está abandonada a Aldeia do Colcurinho. A Aldeia do Piódão também é um local magnifico para visitar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Serra do Açor
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.