Serra do Buçaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Serra do Bussaco
Serra do Buçaco
Mata e serra do Bussaco
Altitude 549 m (1 801,18 pés)
Localização Portugal, Mealhada, Mortágua, Penacova

A serra do Buçaco, tradicionalmente designada pelo menos desde o século XVIII, e até ao século XX, como serra do Bussaco,[1] é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, e não no miradouro da Cruz Alta, como erradamente é referenciado e com a orientação NO - SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego. Em tempos foi também chamada serra de Alcoba. Abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua, Penacova e na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), o conjunto de moinhos de vento da Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego, os três em Penacova. É também nesta serra que são captadas as águas do Luso[2] e Caldas de Penacova.

A mata que existe ainda hoje na Serra do Buçaco foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII; os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz do Buçaco[3], destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Presentemente, no seu lugar existe o Hotel Palace Buçaco[4].

A Mata Nacional do Buçaco, considerada área protegida[5], possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica).

Foi nesta serra que se travou a batalha do Buçaco em 1810[6], entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro, facto que é recordado no Museu Militar do Buçaco.

Fotomontagem da paisagem a partir do miradouro da Cruz Alta (Buçaco) desde Souselas até Pampilhosa

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ainda Buçaco vs. "Bussaco" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 16 de janeiro de 2022 
  2. 19878 Termas do Luso na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural
  3. 5690 Convento de Santa Cruz do Buçaco na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural
  4. 5687 Palace Hotel do Buçaco na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural
  5. 7004 Mata Nacional do Buçaco na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural
  6. Oman, Sir Charles William Chadwick (2004). A History of the Peninsular War. III. London: Greenhill Books