Sertão do Maruim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sertão do Maruim é um bairro do município de São José, no estado de Santa Catarina, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

Embora atualmente o nome do bairro seja esse, já houve algumas variações, como Sertão do Maruí, Imaruim, Imaruí. O nome Maruim faz referência a uma espécie de mosquito que havia na região quando ela começou a ser desbravada. "Maruim" é originário do termo tupi mberu'i, que significa "mosca pequena".[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Limita-se ao norte com o bairro Vila Formosa, ao sul com a cidade de Palhoça, a leste com o bairro Picadas do Sul e a oeste com o bairro Colônia Santana. O bairro é cortado pelo Rio Maruim (oeste-leste), que vem desde o município de São Pedro de Alcântara e que vai até o município de Palhoça, onde deságua no mar. Nos últimos anos, o bairro se desenvolveu muito, com o asfaltamento de algumas ruas e da substituição de casas rudimentares de madeira que existiam próximo a cabeceira da ponte, por conjuntos habitacionais populares. Houve também a criação de um posto de saúde. Em 2007, a ponte antiga de madeira (da Rua José Matias Zimmermann) foi substituída pela atual de concreto, com duas vias, já que a anterior possuia apenas uma. A parte localizada na vertente direita do Rio Maruim, conhecida como loteamento, possui maior número de moradores, enquanto a parte localizada na vertente esquerda, estão localizados a Escola José Matias Zimmermann, a Igreja Católia (Capela Imaculado Coração de Maria), o posto de saúde, a Associação de Moradores junto com a Creche Tia Mariazinha.

Também está situada, no bairro, uma unidade da Eletrosul e, mais afastado do núcleo populacional, na rodovia SC-407, está a Universidade do Vale do Itajaí (campus São José). Na Rua Jorge José Zimmermann, está a entrada para o Aeroclube de Santa Catarina, onde são praticados saltos de paraquedas.

O bairro possui uma certa variedade de serviços comerciais, como: mercados, bares e lanchonetes, academia, farmácia, oficina, malharias, videolocadora, panificadora, artefatos de cimento, materiais de construção etc. Embora seja carente de alguns serviços, como: banco ou casa lotérica, agência dos correios e mais opções de lazer. A indústria tem destaque no bairro, com a presença de uma das áreas industrias de São José.

O bairro é cercado por uma exuberante vegetação de Mata Atlântica. Na rua Francisco Antônio da Silva está a entrada para a subida do Morro da Pedra Branca, que proporciona uma trilha com aproximadamente de uma hora e meia a duas horas de caminhada. No topo do morro, que altitude de 450 metros, pode ser apreciada uma visão panorâmica não só de São José, como também de Florianópolis e de Palhoça. É uma paisagem de beleza rara, principalmente por causa da visualização do mar. (MATHEUS AUGUSTO)

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1 098