Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Profissionais do SAMU realizando um atendimento de urgência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O primeiro SAMU implantado, sem regulamentação, no Brasil foi na cidade de Campinas, através do médico coordenador José Roberto Hansen. Sendo devidamente implantado e regulamentado pelo Governo Federal em 2002, pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva.[1] O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu, no ano de 2005, um total de 64.131 ocorrências; divididas em 21.722 com envio de ambulância do Samu e 42.409 com triagem médica para envio de transporte.

O Samu, serviço administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem parceria com o Ministério da Saúde. O serviço pode ser acionado pelo telefone 192 e atende a três objetivos: atendimento a urgências e emergências médicas de qualquer natureza (tanto clínicas como traumáticas), a regulação do sistema de vagas de urgência e emergência em hospitais secundários e terciários por uma central 24h e educação em urgência e emergência.

O serviço[editar | editar código-fonte]

Unidade de socorro aquático do SAMU na cidade de Salvador.

O serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.[2]

As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente.Toda ligação é gravada. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT).

Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). As ambulâncias do SAMU são divididas em:

  • USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves
  • USB – Unidades de Suporte Básico
  • VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples
  • VIR - Veículo de intervençao rápida, são viaturas 4x4 (geramente pickups ou SUV) compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito , onde a ambulância normal poderia demorar a chegar.
  • MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.
  • AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.
  • HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.

Referências

  1. Revista Emergência. José Roberto Hansen - Entrevista. Acesso em 20 de junho de 2013
  2. Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - SAMU

Ligações externas[editar | editar código-fonte]