Serviço de Tradução Bologna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bologna
Bologna Translation Service
Palavras-chave Declaração de Bolonha, ECTS, A tradução automática
Órgão de financiamento União Europeia
Tipo de projeto Projeto-piloto tipo B
Referência 270915
Objetivos CIP-ICT-PSP-2010-4 6.2 - Multilingual Web : Multilingual Online Services
Participantes CrossLang (Bélgica) (coordenador),

Convertus AB (Suécia), Applied Language Solutions (Reino Unido), Universidade Koç (Turquia), Eleka Ingeniaritza Lingusitikoa, SL (Espanha)

Orçamento Total: €3.16 mln

Subvencionado: €1.58 mln

Duração 1 de março de 2011 - 28 de fevereiro de 2013
Web http://www.bologna-translation.eu][ligação inativa]

O Serviço de Tradução Bologna é um projeto europeu cujo objetivo é fornecer um serviço de tradução automática às instituições de ensino superior, para que possam traduzir os seus programas de estudo e syllabi do curso para o inglês.[1] (Information and Communication Technologies Policy Support Programme - Multilingual Online Services (CIP-ICT-PSP.2010.6.2).)

As instituições docentes precisam proporcionar, cada vez mais, a documentação dos programas de estudo e outras informações docentes em inglês. Isto é crucial na medida em que é a forma mais efetiva para as universidades conseguirem atrair os estudantes estrangeiros, e ainda mais importante, para produzir um impacto positivo na criação de uma imagem institucional a nível internacional.

As cifras e as tendências mostram que o investimento nos tradicionais serviços de tradução humanos é proibitivo. Portanto, os materiais docentes e os programas acadêmicos são fornecidos com frequência apenas na língua local.

O projeto Serviço de Tradução Bologna visa proporcionar uma solução para este problema, para o qual vai oferecer um serviço de tradução automática (TA) de baixo custo, baseado no site e de grande qualidade, denominado Serviço de Tradução Bologna (STB), que vai estar especificamente adaptado para traduzir o syllabi do curso e os planos de estudo das instituições de ensino superior. Este projeto vai desenvolver uma plataforma de tradução dirigida a traduzir do neerlandês, finlandês, francês, alemão, português, espanhol e turco para o inglês, e do inglês para o chinês.

Consórcio[editar | editar código-fonte]

O consórcio responsável pela execução do Serviço de Tradução Bologna está formado por uma série de parceiros que desenvolvem a sua atividade na área industrial e no mundo acadêmico. Todos eles proporcionam uma grande experiência e múltiplos conhecimentos sobre alguma faceta do serviço:

  • CrossLang NV (Bélgica)
  • Convertus AB (Suécia)
  • Applied Language Solutions, Ltd. (Reino Unido)
  • Koç Universidade (Turquia)
  • Eleka Ingeniaritza Lingusitikoa, SL (Espanha)

Referências[editar | editar código-fonte]

Mais informações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]