Servidor de som

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ciência da computação.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde maio de 2009.

Um servidor de som é um software que gerencia o uso e o acesso a dispositivos de áudio, mais notavelmente, a placa de som. Geralmente é executado como um processo de fundo. O termo que também poderia ser usado é servidor dedicado ao fluxo de som.

Servidor de som em um sistema operacional[editar | editar código-fonte]

Em sistemas operacionais tipo-unix a principal tarefa do servidor de som é fornecer a mistura de diferentes fluxos de som e enviá-los como um único som a um sistema de dispositivo de som, geralmente o ALSA. Esta mistura é geralmente feita por software (ou hardware se a placa de som fornecer suporte).

Motivação[editar | editar código-fonte]

Servidores de som apareceram depois das limitações realizadas no OSS. OSS é uma interface de som básica e devido a limitações problemas foram causados a desenvolvedores e usuários, inclusive múltiplas fontes de som tocando simultaneamente.

Cabe aos servidores de som características avançadas de som como som através da Internet, múltiplas placas de som e um mecanismo de controle centralizado que não foram disponibilizados nos sistemas de som.

Diversificação e problemas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, há múltiplos servidores de som, alguns com foco em fornecer uma latência muita baixa e outros geralmente oferecem características sistemas para desktop. Esta variedade é problemática, pois um programa feito para utilizar um servidor de som, geralmente não funciona em outro servidor de som. O servidor de som que atualmente está se tornando o padrão no Unix é o PulseAudio.