Servidor dedicado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Servidor dedicado, servidor de alojamento dedicado ou servidor de hospedagem dedicado é um computador configurado para processar dados, permitir acesso a arquivos e ou permitir execução de softwares remotamente. Como exemplos temos, servidor de arquivos, servidor de banco de dados, servidor web, servidor de ftp, servidor de dns, servidor de email.

Pode estar localizado em um Data Center, ambiente de uma rede local.

Nos casos em que a hospedagem de sites compartilhada não mais suporta a aplicação web (seja um site, sistema ou até mesmo, fluxo de mensagens eletrônicas) devido ao alto consumo, a hospedagem dedicada é necessária.

Servidor dedicado, nada mais é que um equipamento ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade em uma empresa ou em um internet data center. É a preferida entre sites de alto tráfego, portais de conteúdo muito visitados ou por empresas que queiram hospedar suas aplicações aliando máxima performance com maior segurança e sigilo da informação hospedada.

A hospedagem em servidores dedicado é uma opção raramente selecionada principalmente pelo seu alto custo de manutenção, embora seu valor tenha sido significativamente reduzido nos últimos anos. Mas este não é o maior impasse na hora da contratação, o maior peso realmente fica por conta da administração deste servidor. Poucas pessoas hoje são capazes de gerenciar um servidor para web.

Muitos fatores devem ser observados, tais como, escolha e instalação do sistema operacional, compilação dos pacotes de softwares web (o famoso LAMP) e configuração dos aspectos de segurança do mesmo. É por isso que a maioria das empresas ou pessoas que contratam um servidor dedicado optam por também contratar o gerenciamento e monitoramento de dedicados de empresas especializadas.

Outra nota importante é sobre o local de contratação destes servidores dedicados, de nada adianta ter um ótimo hardware, um gerenciamento profissional, se a estrutura do IDC for precária. Para isso é preciso então dispensar bastante tempo para análise ou contratar uma consultoria para lhe indicar as melhores opções.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.