Sete Vidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela brasileira. Para o filme com Will Smith, veja Sete Vidas (filme).
Sete Vidas
Parts of Me (EN)[1]
Partes de Mí (ES)[2]
Sete Vidas
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Criador(es) Lícia Manzo
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 106
Produção
Diretor(es) Jayme Monjardim
Câmera multicâmera
Roteirista(s)
Tema de abertura "What a Wonderful World", Tiago Iorc[6]
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 9 de março – 11 de julho de 2015
Cronologia
Boogie Oogie
Além do Tempo

Sete Vidas é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 9 de março a 11 de julho de 2015 em 106 capítulos.[7] Substituiu Boogie Oogie e foi substituída por Além do Tempo, sendo a 85ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Lícia Manzo, com a colaboração de Cecília Giannetti, Daniel Adjafre, Dora Castellar, Marta Góes e Rodrigo Castilho, conta com direção de Adriano Melo, Thiago Teitelroit, Bruno Martins e Pedro Freire. A direção geral e de núcleo foram de Jayme Monjardim.

Contou com as participações de Isabelle Drummond, Domingos Montagner, Jayme Matarazzo, Letícia Colin, Michel Noher, Débora Bloch, Ângelo Antônio e Maria Eduarda de Carvalho.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Os sete irmãos protagonistas que levam o título da telenovela.

Miguel, após provocar culposamente (sem intenção) a morte da mãe, Catarina, muda-se para os Estados Unidos. Lá, sem dinheiro, resolve doar seu esperma em um banco de esperma.[8] Décadas depois, este sêmen geraria cinco filhos. Miguel começa um namoro com a jornalista Lígia, mas termina o relacionamento e vai sozinho com seu barco para uma expedição na Antártica. Durante a viagem, o barco colide com uma geleira e naufraga. Lígia e Lauro, melhor amigo de Miguel, presumem que ele tenha morrido, mas na verdade foi resgatado por membros de uma aldeia no interior da Argentina, e perdeu a memória.

Ao mesmo tempo, Júlia descobre que foi gerada por inseminação artificial. Sua mãe, Marta lhe diz que ela foi gerada com o sêmen do doador 251, que é Miguel. Com essa informação ela descobre, através de um site especializado, que possui um meio-irmão, Pedro. Os dois marcam de se encontrar em um protesto que Pedro iria participar. Durante o protesto Pedro encontra Júlia e, sem saber que é a sua irmã, a leva para longe do ataque dos policiais. No dia seguinte eles descobrem que são irmãos, mesmo com uma atração recíproca, que fará com que iniciem então um convívio marcado pelo peso deste incesto.[7]

Durante a novela, Pedro e Júlia descobrem a existência de outros meio-irmãos:

Meio-irmão Causa Pais Origem
Pedro Pai estéril Vicente e Letícia (falecida) Rio de Janeiro
Júlia Pai estéril Marta e Murilo[nota 1] Rio de Janeiro
Bernardo Mãe solteira Marlene Belo Horizonte
Luís Duas mães Esther e Vivian (falecida) Los Angeles
Laila
Felipe Pai estéril Diego e Beatriz Argentina
Joaquim Gerado naturalmente Vicente e Lígia[nota 2] Rio de Janeiro

Lígia conhece Vicente, pai de criação de Pedro, e casa-se com ele. Enquanto isso, para superar a paixão por Júlia, Pedro vai para Fernando de Noronha estudar, e seu professor é Miguel, que para não levantar suspeitas, apresenta-se com seu primeiro nome, João. Após um tempo, Pedro e João/Miguel voltam para o Rio de Janeiro. Miguel reencontra Lauro e descobre que teve um filho com Lígia, e Pedro conhece seu novo irmão, Felipe, que precisa de um transplante de fígado. O único órgão compatível é o de Miguel que, para fazer o transplante, é forçado a se revelar.[9] Lígia descobre que o ex-namorado está vivo e, após se recuperar do trauma, termina com Vicente e reata com o navegador. Algum tempo depois Miguel perde Joaquim em uma praia carioca, e após encontrar o filho, se culpa e resolve ir para uma expedição sozinho novamente. Enquanto isso, Júlia descobre que não é filha de Miguel, termina seu casamento com Edgard e começa a namorar com Pedro.

A história de Pedro e Julia

Julia e Pedro se apaixonaram no primeiro capítulo, apesar de terem marcado um encontro para se conhecerem, Júlia e Pedro se viram pela primeira vez em meio a um protesto de rua, sem saber quem eram. Ali nasceu o amor que estaria condenado a ser "abortado" diversas vezes. Primeiro, a descoberta de que eram filhos do mesmo doador de esperma os afastou, já que pensavam que eram meio-irmãos. Ainda assim, a paixão falou mais alto e os dois não resistiram a um beijo (supostamente incestuoso) que os acabou afastando.

Culpada, Júlia se casa com Edgard às pressas; Pedro, por sua vez, foge para Fernando de Noronha, onde foi fazer um doutorado. O que ele não imagina é que lá fosse conviver com Miguel, sem saber que ele é seu pai biológico. Lá, o rapaz conhece Taís e começam a namorar. Enquanto isso, o casamento de Júlia vai de mal a pior.

A descoberta de que não eram irmãos

Após brigar com Marta e sofrer um acidente que a deixou entre a vida e a morte, Guida revela o segredo da irmã, guardado há anos: Júlia não foi gerada através de inseminação artificial, mas é fruto de uma relação que a mãe teve fora do casamento. Quando ficou sabendo disso por Elisa, a jovem vai para Noronha, para contar tudo a Pedro.

Pedro, mesmo já morando com Taís, e Julia, casada com Edgard, não resistem e se entregam ao sentimento. O casal então faz amor pela primeira vez e juram ficar juntos. Contudo, a notícia da gravidez de risco de Taís caiu com uma bomba entre os dois. Pedro, comovendo-se com a dificuldade que Tais tinha para engravidar e com os riscos de conseguir levar uma gestação adiante, optou em abdicar do seu amor por Júlia em favorecimento a gestação de Tais.

A tristeza de Taís só começou a passar com a chegada de Felipe, outro filho do doador 251 (Miguel), que precisava de um transplante de fígado para sobreviver. O navegador, que até então era dado como morto, se revelou vivo para salvá-lo e assim que o argentino se recuperou, embarcou com o pai biológico e Júlia para uma viagem de barco pela Patagônia.

Durante a viagem, Felipe se declarou apaixonado por Júlia, que a princípio relutou em se envolver, mas acabou assumindo o novo romance. Quando voltou para o Rio de Janeiro, o casal assumiu o namoro diante de todos os irmãos, inclusive Pedro, que esboçou esconder o ciúme. Já com o filho nascido, o biólogo não conseguiu lidar com a frustração por ter aberto mão de seu grande amor e se tornou uma pessoa amargurada, frustrada e infeliz.

Depois de discutir feio com Felipe numa festa de aniversário dos irmãos gêmeos Laila e Luis, Pedro ouviu algumas verdades de Laila e começou a se dar conta de que estava indo no caminho errado. Ele então resolveu deixar Noronha e voltar para o Rio de Janeiro e lutar por Júlia. Pedro foi sincero com Tais, terminou a relação, se dispôs a ser um super pai ao filho, porém confessou amar Julia e lutar por esse amor e felicidade abdicada anteriormente. Chegando ao Rio de Janeiro, ele procurou Julia na saída do trabalho da moça e se desculpou pelos erros do passado, assumindo que jamais poderia ter abdicado de sua felicidade e principalmente do amor de ambos, se declarando para Júlia e prometendo que a esperaria o tempo que fosse necessário. Felipe embarcou para a África a trabalho, abrindo espaço para que Julia e Pedro embarcassem em uma viagem para Belo Horizonte em busca do irmão Bernardo, que a esta altura se rebela e foge de casa por conflitos com a mãe, Marlene e o amor não correspondido por Elisa. Durante a viagem toda conexão adormecida entre Pedro e Júlia voltaram a tona. Felipe voltou de viagem e encontrou Pedro e Júlia abraçados. Em um momento de fuga ao amor sentido por Pedro, Julia decide acompanhar Felipe em definitivo para a África. O filho adotivo de Vicente, disposto a não perder o seu verdadeiro amor, a procura e em um ímpeto, a beija.

Abalada, a moça afirma que está bem com Felipe, mas na verdade está completamente desnorteada. Miguel e Laila a aconselham a não fugir do que realmente sente por Pedro, pois tal conduta não a faria feliz. Julia nutrida do amor sentido por Pedro, termina o relacionamento com Felipe, confessando que precisa ficar um tempo sozinha, a fim de constatar o que realmente sente. Julia decide ir embora do Rio de Janeiro e trabalhar no interior de São Paulo, enquanto Felipe embarca ao continente africano.

Passam-se meses e Lígia a fim de comemorar o aniversário do filho Joaquim convida todos os sete irmãos para comemorarem o aniversário a bordo do barco Sete Vidas. Miguel, Lígia, Laila, Luis, Bernardo e Joaquim estão a deriva quando notam a chegada de Pedro, e logo atrás Julia.

Após meses sem se verem, Pedro e Julia trocam olharem apaixonados, e embarcam a deriva. Felipe que não pode estar presente devido ao seu trabalho humanitário envia um vídeo contendo uma linda mensagem, confessando amar todos os irmãos. Todos comemoram o aniversário de Joaquim e a novela tem uma linda passagem contendo desfechos de vários personagens.

Diante do pôr do sol, no convés, Julia está contemplando a paisagem e Pedro se aproxima. Ambos trocam olhares apaixonados e se entregam definitivamente ao amor, beijando-se com cumplicidade. Lígia e Miguel emocionados observam a cena de longe. O ambientalista aproveita o momento para beijá-la. A cena final é a imagem do barco Sete Vidas, que seguirá navegando e a novela acaba.[10]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Domingos Montagner João Miguel Oliveira Sanches (Miguel Sanches / João Oliveira)[11]
Débora Bloch Lígia Fiúza Macedo[12][13]
Isabelle Drummond Júlia de Moraes Brandão[14][15]
Jayme Matarazzo Pedro Martins Vieira[16]
Thiago Rodrigues Luís Thompson Viana[17][18]
Maria Eduarda de Carvalho Laila Thompson Viana[19][20]
Ghilherme Lobo Bernardo Figueira Meira[21][22]
Michel Noher Felipe Soares Viegas[23][24]
Ângelo Antônio Vicente Martins Vieira[25][26]
Mariana Lima Isabel Barreto[27]
Malu Galli Irene Fiúza Macedo[28]
Regina Duarte Esther Viana[29]
Letícia Colin Elisa de Moraes Ribeiro[30][31]
Vanessa Gerbelli Marina Bastos[32]
Maria Flor Taís Medeiros[33]
Leonardo Medeiros Lauro Barreto[34][35]
André Frateschi Arthur Martins Vieira (Arthurzinho)[36]
Gisele Fróes Marta de Moraes Brandão[37]
Fábio Herford Eriberto de Souza e Melo[38]
Lígia Cortez Beatriz Soares Viegas[39]
Jean Pierre Noher Diego Soares Viegas[40]
Cyria Coentro Marlene Figueira Meira[41]
Bianca Comparato Diana Ferreira da Silva[42]
Maria Manoella Branca Viana[43]
Cláudia Mello Guida de Moraes Ribeiro[44]
Walderez de Barros Iara Martins Vieira[45]
Eline Porto Luísa[46][47]
Fernanda Rodrigues Virgínia[48]
Fernando Eiras Renan[49]
Fernando Alves Pinto Caio[50]
Cláudio Jaborandy Durval[51]
Luiz Serra Aníbal[52]
Thaís Garayp Rosa[53]
Flávio Pardal Paschoal
Ju Colombo Graça
Milena Melo Sofia Viana[54]
Gabriel Palhares Luca Viana[55]
Bernardo Berruezo Joaquim Macedo[56]

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Fernando Belo Edgard Pires[57]
Camilo Bevilacqua Murilo
Juliana Carneiro da Cunha Lúcia[58]
Sílvia Lourenço Olívia[59]
Selma Egrei Dália[50]
Susana Ribeiro Luzia[60]
Cynthia Senek Luzia (jovem)[61]
Jonas Bloch José Renato[62]
Sylvia Massari Heloísa (Helô)[63]
Marcílio Nogueira Augusto[64]
Jesuíta Barbosa João Miguel (jovem)[65]
Cláudia Netto Catarina[66]
Celso Frateschi Augusto (jovem)[64]
Talita Tilieri Bárbara
Marcelo Argenta Marcos[7]
Gael Augusto Gustavo
Dieter Fuhrich Thiago
Emílio de Mello Vinícius[50]
Gustavo Machado Renato[67]
Rogério Fróes Elísio[68]
Simone Soares Soraya[69]
Thierry Tremouroux Carlos[7]
Julia Konrad Valentina[70]
Cristine Perón Bia[71]
Adriano Garib Antônio[72]
Camila Amado Cida[7]
Stella Maria Rodrigues Mariinha
Clarice Derzié Luz Cida (jovem)
Karine Teles Fotógrafa que ajuda Elisa
Alexandre Liuzzi Inácio[7]

Produção[editar | editar código-fonte]

As cenas iniciais foram gravadas em El Calafate, na Argentina.

Inicialmente a trama estava prevista para estrear em 2014 no horário das 23 horas em 57 capítulos.[73][74] Porém, em abril de 2014, a direção da Globo alterou o cronograma e decidiu que Sete Vidas se sairia melhor como uma "novela das seis" pela temática leve e romântica, colocando-a para substtuir Boogie Oogie.[75] Lícia Manzo utilizou como inspiração para escrever a história o filme franco-canadense Meus 533 Filhos, de 2011, e o filme estadunidense De Repente Pai, de 2013, ambos com temáticas que envolviam doadores de semém que tem a vida alterada quando os dados vazam e seus filhos saem em busca de conhecê-los, porém alterando o foco da comédia para um romance dramático.[76][77][78]

A emissora pretendia gravar cenas na Antártida, mas a direção da TV Globo julgou o local como sendo perigoso, e fez com que as locações fossem transferidas para El Calafate, na Patagônia, simulando a Antártida.[79][80][81] O diretor Jayme Monjardim optou pelo naturalismo na trama, usando móveis ecológicos num dos cenários; locações reais como a redação do jornal de Lígia e uso de pouca maquiagem nos atores.[82][83][84][85]

Exibição[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de junho de 2015, um sábado, a novela e I Love Paraisópolis não foram exibidas por causa da transmissão do jogo entre Brasil e Paraguai pelas quartas de final da Copa América de 2015. Com isso, Sete Vidas que teria 107 capítulos, fechou com 106.[86]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final Horário semanal Hora Ref
Brasil TV Globo Sete Vidas 9 de março de 2015 10 de julho de 2015 Segunda a Sábado 18:20
Portugal Globo Portugal Sete Vidas 14 de setembro de 2015 6 de dezembro de 2015 Segunda a Domingo 20:001 [87]
Costa Rica Teletica Partes de Mí 23 de maio de 2016 2 de setembro de 2016 Segunda a Sexta 14:452 [88]
Israel Viva שבע נשמות 14 de junho de 2016 26 de setembro de 2016 Domingo a Quinta 19:05 [89]
Coreia do Sul TeleNovela 파츠오브미 16 de junho de 2016 10 de dezembro de 2016 Quinta a Sábado 11:00 [90]
Chile Canal 13 Partes de Mí 20 de junho de 2016 19 de agosto de 2016 Segunda a Sexta 15:30 [91]
República Dominicana Tele Antillas Partes de Mí 6 de julho de 2016 18 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 21:00 [92]
El Salvador TCS Canal 4 Partes de Mí 14 de novembro de 2016 16 de março de 2017 Segunda a Sexta 14:00 [93]
Arménia Armenia 1 Յոթ կյան 6 de fevereiro de 2017 19 de maio de 2017 Segunda a Sexta 18:35 [94]
Paraguai SNT Partes de Mí 22 de fevereiro de 2017 12 de junho de 2017 Segunda a Sexta 21:00 [95]
Uruguai Teledoce Partes de Mí 18 de maio de 2020 24 de julho de 2020 Segunda a Sexta 17:30 [96]
Nicarágua Partes de Mí
Brevemente
[97]
Peru Partes de Mí
Brevemente
[97]

↑1 Exibida entre 23 de novembro e 6 de dezembro em capítulos de 30 minutos, dividindo o horário com os primeiros capítulos de Além do Tempo.
↑2 Transferida para as 14:30 a partir do dia 27 de junho.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Da crítica[editar | editar código-fonte]

A jornalista Patrícia Kogut afirmou que Sete Vidas fez boa estreia com ótimo elenco e texto realista. Segundo ela, a novela ingressou o telespectador em ambientes íntimos e que os personagens são verossímeis e fazem lembrar pessoas conhecidas. A qualidade dos diálogos também foi elogiada. Com relação ao enredo, a jornalista destaca o desembaraço e a competência da autora em tornar os enredos realistas, e o resultado disso eram que os dramas retratados se tornavam humanos e verdadeiros. Quanto ao casal protagonista ela ressalta o excelente trabalho dos atores — ambos no tom exato, sem um sinal de encenação. Ela não poupou elogios a Jayme Monjardim, mas criticou os cenários da trama, alegando que eles lembram outras novelas dirigidas pelo diretor e que eles foram uma força contra o texto tão realista. Ela finaliza dizendo que Sete vidas estreou bem e tem tudo para agradar àquele público de donas de casa tão assíduo do horário.[98]

Fernando Oliveira, do R7, afirmou que com Sete Vidas, Lícia Manzo será a substituta de Manoel Carlos na Globo. Ele justifica dizendo que os artifícios utilizados pelo medalhão, tais como diálogos bem escritos, trama desacelerada com tom de crônica, focada mais nos conflitos emocionais e familiares do que em reviravoltas mirabolantes também são bastante aproveitados por Lícia Manzo. Segundo o jornalista, o novo folhetim surpreendeu com enredo redondo e elenco repleto de nomes que deveriam ser vistos com mais frequência na TV. Ele elogiou os personagens o afirmar que são bem construídos, e que apesar de às vezes parecer bastante didático, o texto da trama é bem amarrado.[99]

Nilson Xavier, do UOL afirmou que Sete Vidas estreou sem atropelar o telespectador e sem fazê-lo dormir. Segundo ele, logo na estreia, a trama já pontuou bem o tempo de suas histórias com uma apresentação comedida da história central e dos principais personagens, sem precisar apelar para grandes reviravoltas. Ele ainda diz que a novela já mostrou a que veio, seja pela temática ou pelas relações humanas que a trama pretende mostrar. Ele finaliza dizendo que a estreia foi correta e discreta e que a trama promete bastante emoção para os próximos meses.[100]

Vanessa Scalei, editora do caderno TV Show, afirmou que na estreia de Sete Vidas, a autora Lícia Manzo já mostrou que seu ponto forte, além do ótimo texto, é dosar realidade e ficção, focando nas relações humanas. Ela elogiou a maneira como os personagens principais foram apresentados, sem atropelar a história. Além disso, ela também exalta as paisagens do Rio e da Patagônia que foram mostradas na estreia e até compara a trama a um documentário do National Geographic, por causa de tanta riqueza de detalhes. Para ela, o grande destaque da estreia foi a atriz Débora Bloch, que está muito segura e solta em cena. Ela finaliza afirmando que ''Sete Vidas começou bem, distante das antecessoras por ser mais realista, mas prometendo render bem para o horário.[101]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro capítulo registrou média de 20 pontos e 38% de participação na Grande São Paulo, mesmo índice de Boogie Oogie (2014), sua antecessora. No Rio de Janeiro, a trama estreou com 26 pontos.[102] No terceiro capítulo, a trama bateu recorde de audiência com 21 pontos de média,[103] índice repetido diversas vezes.[104][105] No Rio de Janeiro, seu recorde seu deu no dia 26 de março, quando atingiu 26 pontos.[106] No dia 07 de abril, bate recorde com 21,7 (22) pontos de média na Grande São Paulo,[107][108] índice alcançado novamente em 10 de junho.[109]

A primeira semana da trama registrou mais audiência que suas cinco antecessoras, fazendo assim a melhor estreia desde Amor Eterno Amor (2012).[110] O último capítulo teve média de 20 pontos.[111] A trama terminou com 19.4 pontos de média, a maior audiência desde Flor do Caribe (2013).

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2015
Prêmio Extra de Televisão
Melhor Novela
Lícia Manzo
Indicada [112]
Melhor Atriz Coadjuvante
Regina Duarte
Indicada [112]
Melhor Revelação Masculina
Ghilherme Lobo
Indicado [112]
Melhor Ator/Atriz Infantil
Gabriel Palhares
Indicado [112]
Troféu APCA
Melhor Novela
Lícia Manzo
Indicada [113]
[114]
Melhor Ator
Domingos Montagner
Indicado
Melhor Diretor
Jayme Monjardim
Indicado
Prêmio Quem de Televisão
Melhor Ator
Domingos Montagner
Indicado [115]
[116]
Melhor Atriz
Debora Bloch
Indicada
Revelação
Ghilherme Lobo
Indicado
Melhor Autor
Lícia Manzo
Indicada

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Sete Vidas - Nacional
Sete Vidas
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 25 de maio de 2015
Gênero(s) Trilha sonora
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, Download Digital
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de Vários artistas
Sete Vidas, Vol. 2
(2015)

Capa: Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo como Júlia e Pedro, respectivamente.[117][118]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Cais"  Caetano VelosoMiguel 4:47
2. "Errática"  Gal CostaLuís 3:19
3. "A Sua (Ao Vivo)"  Marisa MonteMarina 3:01
4. "Pra Te Lembrar"  Luiza PossiJúlia e Pedro 3:38
5. "Medo de Amar Nº 02"  Roberta SáLígia e Miguel 2:58
6. "Epitáfio"  TitãsVicente 2:55
7. "Pais e Filhos"  Legião UrbanaBernardo 5:08
8. "All Star"  Cássia EllerJúlia e Pedro 3:19
9. "Eu e a Brisa"  Wilson SimoninhaLuísa e Vicente 5:10
10. "Medo de Amar (Vire Essa Folha do Livro)"  Nana CaymmiLígia 3:49
11. "Lígia"  Chico BuarqueLígia e Vicente 2:52
12. "Terra"  Paulinho MoskaMiguel 5:09
13. "Deixar o Barco Ir"  Dani BlackTema Geral 3:21
14. "A Dança"  PlaymobillePedro e Taís 4:07
Duração total:
53:38

Internacional[editar | editar código-fonte]

Sete Vidas - Internacional
Sete Vidas
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 24 de junho de 2015
Gênero(s) Trilha sonora
Idioma(s) Inglês, francês, espanhol, português
Formato(s) CD, Download Digital
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de Vários artistas
Sete Vidas, Vol. 1
(2015)

Capa: Débora Bloch e Domingos Montagner como Lígia e Miguel, respectivamente.[118][119][120]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "What a Wonderful World"  Tiago IorcAbertura 4:01
2. "Like a Rose"  Maria GadúJúlia e Pedro 2:58
3. "Forever Green"  Antônio Carlos JobimTema Geral 3:14
4. "Blowin' in the Wind"  Dan TorresTema Geral 2:54
5. "Today's The Day"  Aimee MannIrene 4:42
6. "In Your Light"  Jon Allen  4:07
7. "December Days"  Tim HanauerTema Geral 4:21
8. "Mon Coeur N'est Plus Doux"  Tó BrandileoneLaíla 2:47
9. "Años"  Irene Atienza (Feat.: Marcus Viana)Ester e José Renato 4:11
10. "Father and Son"  Cadu ValleTema Geral 3:41
11. "Doin' Great"  Emi MeyerTema Geral 3:29
12. "Night & Day"  Jon AllenTema Geral 4:14
13. "Long, Long Time"  Maria GadúTema Geral 3:12
14. "Nobody Knows"  Dan Sultan  4:32
15. "Quiet One"  Big Little LionsTema Geral 4:08
16. "Reckoner" (Instrumental)Vitamin String QuartetTema Geral 4:40
17. "Na Primeira Manhã"  Mônica SalmasoLígia e Miguel 4:36
Duração total:
01:05:54
Ainda:
  • "El Alma Vuela" - Shana Muller (Tema de Felipe)
  • "Sorte e Azar" - Barão Vermelho (Tema de Felipe e Julia)

Notas e referências

Notas

  1. Marta teve um caso com Murilo e, para esconder do marido estéril, convence-o a realizar uma (falsa) inseminação artificial. O sêmen escolhido - e nunca usado - é o de Miguel.
  2. Vicente ajuda Lígia a cuidar de Joaquim até seu verdadeiro pai, Miguel, voltar de sua expedição.

Referências

  1. «Parts of Me». screening.globo.com. Consultado em 17 de outubro de 2021 
  2. «Partes de Mí». globotvinternational.com. Consultado em 19 de outubro de 2021 
  3. a b Gshow, TV Globo. «Sete Vidas - Personagens». Consultado em 15 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 24 de junho de 2017 
  4. Miguel: o lobo solitário
  5. Começaram as gravações de Sete Vidas, próxima novela das seis
  6. Flávio Ricco (28 de fevereiro de 2015). «Mundo pequeno: namorado de Isabelle Drummond canta tema da novela dela». UOL Televisão. Consultado em 1 de março de 2015 
  7. a b c d e f Nilson Xavier (18 de fevereiro de 2015). «Sete Vidas - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 18 de fevereiro de 2015 
  8. Cristina Padiglione (18 de janeiro de 2015). «'Sete Vidas', novela das 6, aborda filhos gerados por doação de sêmen». O Estado de S. Paulo. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2015 
  9. Fátima Alves (1 de fevereiro de 2015). «"Sete Vidas" vai mostrar novo formato de relações familiares». UOL. A Tarde. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  10. «Último capítulo da novela 'Sete Vidas': Júlia diz a Laila que Felipe a 'liberou'». Consultado em 9 de julho de 2015 
  11. Carla Bittencourt (2 de dezembro de 2014). «'Sete vidas': Isabelle Drummond e Domingos Montagner gravam na Patagônia». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  12. Paula Paiva (4 de fevereiro de 2015). «Jayme Matarazzo garante: 'Vou entregar meu melhor personagem até agora'». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  13. Carla Bittencourt (29 de dezembro de 2014). «Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo serão irmãos que se apaixonam em 'Sete vidas'». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  14. UOL SP (30 de dezembro de 2014). «Próxima novela das seis da Globo terá morte misteriosa e trauma familiar». UOL Televisão. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  15. UOL RJ (25 de novembro de 2014). «Elenco de "Sete Vidas" grava primeiras cenas na Patagônia Argentina». UOL Televisão. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  16. Carla Bittencourt (24 de novembro de 2014). «Debora Bloch grava 'Sete vidas' em El Calafate, na Patagônia Argentina». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  17. Paula Paiva; Rodrigo Dau (23 de fevereiro de 2015). «Papel de Thiago Rodrigues viverá conflitos por ser fruto de uma relação homossexual». Extras - Sete Vidas. Consultado em 1 de março de 2015 
  18. Regina Rito; Gabriel Sobreira (9 de janeiro de 2015). «'Quero a vagabunda morta', diz Marcos sobre Sueli em 'Alto Astral'». O Dia. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Subtítulo Uma das Sete Vidas na novela. 
  19. Keila Jimenez (18 de novembro de 2014). «Globo quer mostrar 'nova' família em suas novelas». Folha de S. Paulo. Outro Canal. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  20. Paula Paiva (29 de janeiro de 2015). «Loiríssima, Maria Eduarda será gêmea de Thiago Rodrigues em nova novela das 6». Extras - Sete Vidas. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
  21. Laila Mesquita (9 de fevereiro de 2015). «Letícia Colin terá que emagrecer para viver mudança de nova personagem». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  22. Gshow (9 de dezembro de 2014). «Isabelle Drummond grava cena no Arpoador e revela tatuagem no pulso». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  23. Gshow (30 de novembro de 2014). «Que gato! Conheça Michel Noher, novo galã da próxima novela das seis». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  24. Carla Bittencourt (26 de novembro de 2014). «Depois de 'O rebu' ator argentino Michel Noher, terá papel importante em 'Sete vidas'». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  25. Carla Bittencourt (15 de dezembro de 2014). «Débora Bloch grava 'Sete vidas' grávida». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  26. Patrícia Kogut (26 de dezembro de 2014). «Bianca Byington e Marcelo Airoldi vão estrelar série do GNT». O Globo. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  27. Nina Ramos (23 de outubro de 2014). «Mariana Lima: de "O Rebu" para "Sete Vidas"». iG. Vem, gente!. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  28. Carla Bittencourt (17 de dezembro de 2014). «Eliane em 'Império', Malu Galli já começa a gravar 'Sete vidas'. Veja as fotos». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  29. Carla Bittencourt (9 de dezembro de 2014). «Regina Duarte fará uma lésbica em 'Sete vidas' que se apaixonará por um advogado». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  30. Laila Mesquita (19 de fevereiro de 2015). «Novato na TV, Ghilherme Lobo foi descoberto no cinema em papel gay». Extras - Sete Vidas. Consultado em 1 de março de 2015 
  31. Gshow (10 de dezembro de 2014). «Uau! Isabelle Drummond arrasa de biquíni em gravação da próxima novela das 6». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  32. Gshow (10 de fevereiro de 2015). «Novo visual! Vanessa Gerbelli exibe cabelo curto e loiro na coletiva de Sete Vidas». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  33. Patrícia Kogut (10 de janeiro de 2014). «'Despedida de solteiro' será reprisada no Viva». O Globo. Consultado em 13 de janeiro de 2015. Subtítulo Alta visibilidade. 
  34. Gshow (18 de novembro de 2014). «Débora Bloch e Domingos Montagner gravam em meio a geleiras na Argentina». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  35. Carla Bittencourt (9 de fevereiro de 2015). «Leonardo Medeiros e Mariana Lima: um casal aparentemente harmônico em 'Sete vidas'». Extra. Telinha. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  36. Carla Bittencourt (17 de fevereiro de 2015). «André Frateschi é o acomodado Arthurzinho em 'Sete vidas'». Extra. Consultado em 1 de março de 2015 
  37. «Personagem de Gisele Fróes em 'Sete Vidas' empurrará o marido para outro homem». Yahoo. 9 de fevereiro de 2015. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  38. Regina Rito; Gabriel Sobreira (11 de janeiro de 2015). «Em 'Império', José Alfredo descobre armação de Maurílio». O Dia. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Subtítulo Mulher arrogante e interesseira. 
  39. Notícias de TV (25 de março de 2015). «Lígia Cortez reforça elenco de "Sete Vidas" como mãe de Michel Noher». O Dia. Consultado em 22 de abril de 2015 
  40. Notícias de TV (16 de abril de 2015). «Jean Pierre Noher reforça elenco de "Sete Vidas" como pai adotivo de Michel Noher». Consultado em 24 de abril de 2015 
  41. Ronaldo Jacobina (10 de novembro de 2014). «Cyria Coentro divide-se entre o teatro, o cinema e a TV». UOL. A Tarde. Consultado em 1 de março de 2015 
  42. Carla Bittencourt (4 de dezembro de 2014). «'Sete vidas' terá trama que fez sucesso na novela 'Em família'». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  43. Flávio Ricco (17 de janeiro de 2015). «"A Praça É Nossa" caminha para 28 anos sem desviar do conceito». UOL Televisão. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  44. «"Sete Vidas": conheça toda a história de Elisa». Imirante. 25 de janeiro de 2015. Consultado em 14 de janeiro de 2015 
  45. «"Sete Vidas": conheça toda a história de Vicente». NaMira. 13 de janeiro de 2015. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  46. Natália Boere (15 de maio de 2015). «Sucesso em musicais, Eline Porto entra em 'Sete vidas' como amiga que dedura Pedro para Taís». O Globo. Revista da TV. Consultado em 27 de maio de 2015 
  47. Gustavo Cunha (21 de maio de 2015). «Luísa dá virada na história de Vicente em 'Sete vidas': 'Vou deixá-lo mais leve', diz Eline Porto». Extra. Consultado em 27 de maio de 2015 
  48. Gshow (10 de fevereiro de 2015). «Após 3 anos distante das novelas, Fernanda Rodrigues volta em Sete Vidas». Extras - Sete Vidas. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  49. «Fernando Eiras é Renan, amigo de Marta e Eriberto». Extra Globo. 4 de junho de 2015. Consultado em 29 de junho de 2015 
  50. a b c «"Sete Vidas": conheça a história da personagem Irene». NaMira. 8 de fevereiro de 2015. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2015 
  51. Regina Rito; Gabriel Sobreira (17 de janeiro de 2015). «'Alto Astral': Samantha arma para Laura brigar com Caíque». O Dia. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Subtítulo Sete Vidas. 
  52. Gustavo Cunha (22 de abril de 2014). «Cláudia Mello celebra a volta por cima de Guida, em 'Sete vidas', após acidente: 'Ela vai rejuvenescer de alma!'». Extra. Consultado em 26 de abril de 2015 
  53. «Rosa (Thaís Garayp)» 
  54. «"Sete Vidas": conheça os gêmeos da nova trama». NaMira. 5 de fevereiro de 2015. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  55. Regina Rito; Gabriel Sobreira (25 de janeiro de 2015). «'Império': Marta expulsa Maurílio de Casa». O Dia. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Subtítulo Nova novela da Globo. 
  56. Sete Vidas: Lígia fica com Miguel, e Júlia com Pedro; veja outros desfechos
  57. Carla Bittencourt (7 de fevereiro de 2015). «Romance de Isabelle Drummond não sobe a serra em 'Sete vidas'». Extra. Telinha. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  58. «Juliana Carneiro da Cunha, atriz e bailarina, entra em "Sete Vidas" como dona de ONG e amiga de Regina Duarte». Televisão. Consultado em 16 de junho de 2015 
  59. Regina Rito; Gabriel Sobreira (29 de janeiro de 2015). «'Me acho um homem interessante', revela Alexandre Nero». O Dia. Consultado em 29 de janeiro de 2015. Subtítulo Agenda cheia. 
  60. Abert está próxima de reagrupar todas as grandes redes
  61. Xavier, Nilson. «Sete Vidas». Teledramaturgia. Consultado em 4 de junho de 2023 
  62. 'Sete Vidas': Esther (Regina Duarte) se interessa por ex-namorado (Jonas Bloch)
  63. «Helô (Silvia Massari) é sócia de Marta (Gisele Fróes), em 'Sete Vidas'». PurePeople. 8 de março de 2015. Consultado em 8 de maio de 2015 
  64. a b Especial "Sete Vidas": Jovens em busca de suas origens biológicas
  65. Florença Mazza (16 de outubro de 2014). «Jesuíta Barbosa está cotado para novela das 18h 'Sete vidas'». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  66. «Em flashback, Miguel causa morte da mãe após briga com pai em "Sete Vidas"». UOL Televisão. 18 de março de 2015. Consultado em 8 de maio de 2015 
  67. "Sete Vidas": Após perder a virgindade com Renato, Elisa o flagra com outra
  68. Patrícia Kogut (22 de fevereiro de 2015). «José de Abreu será coprodutor de dois filmes». O Globo. Consultado em 8 de maio de 2015 
  69. Regina Rito (30 de abril de 2015). «Em 'Babilônia', o casamento de Estela e Teresa entra em crise». O Dia. Consultado em 12 de junho de 2015. Subtítulo Mulher interesseira em Sete Vidas. 
  70. «Após cantada descarada, Elisa leva bronca pesada no trabalho». Gshow. Consultado em 16 de junho de 2015 
  71. Carla Bittencourt (10 de dezembro de 2014). «Domingos Montagner fará travessia de barco para a Antártica em 'Sete vidas'». Extra. Telinha. Consultado em 8 de maio de 2015 
  72. Carla Bittencourt (24 de março de 2015). «'Sete vidas': Adriano Garib volta a contracenar com Domingos Montagner». Extra. Telinha. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  73. João Gabriel Batista (25 de junho de 2013). «Autora Lícia Manzo prepara novela para a faixa das 23h na Globo». UOL. Na Telinha. Consultado em 11 de março de 2014 
  74. Zean Bravo (19 de outubro de 2014). «Autora da próxima novela das 18h, Lícia Manzo se inspirou no musical 'O rei leão' para criar história». O Globo. Revista da TV. Consultado em 26 de abril de 2015 
  75. João Gabriel Batista (5 de abril de 2014). «Globo altera cronograma de novelas; Lícia Manzo voltará em 2015». UOL. Na Telinha. Consultado em 11 de março de 2014 
  76. Willian Bressan (2 de dezembro de 2014). «Gravando: Começam as gravações de Sete Vidas». Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  77. Adoro Cinema. «Meus 533 Filhos». Adoro Cinema. Consultado em 9 de março de 2015 
  78. Adoro Cinema. «De Repente Pai». Adoro Cinema. Consultado em 9 de março de 2015 
  79. Patrícia Kogut (25 de setembro de 2014). «Evandro Mesquita fará peça com a filha». Patrícia Kogut. Consultado em 18 de novembro de 2014. Subtítulo Por segurança. 
  80. Rafaela Santos (22 de outubro de 2014). «Domingos Montagner grava 'Sete vidas'». Patrícia Kogut. Consultado em 18 de novembro de 2014 
  81. Florença Mazza (17 de novembro de 2014). «D.Bloch e D.Montagner gravam 'Sete vidas' em El Calafate». Patrícia Kogut. Consultado em 18 de novembro de 2014 
  82. Vitor Moreno (24 de janeiro de 2015). «Cenário de nova novela das 18h terá móveis ecológicos». F5 - televisão. Outro Canal. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  83. João Fernando (24 de janeiro de 2015). «'Sete Vidas' terá cenas em locais reais». Estadão. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
  84. Vitor Moreno (15 de janeiro de 2015). «Globo foge de maquiagem e modismos em folhetim». Folha de S.Paulo. Outro Canal. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  85. Gshow, Sete Vidas (5 de novembro de 2014). «Vem aí! Elenco faz workshop para próxima novela das seis». Rede Globo. Consultado em 12 de fevereiro de 2015 
  86. Gshow (27 de junho de 2015). «Sete Vidas e I Love Paraisópolis voltam ao ar segunda, 29 de junho». TV - Gshow. Consultado em 11 de julho de 2015 
  87. “Sete Vidas” substitui “Amor Eterno Amor” na Globo Portugal
  88. "Partes de mí es una historia muy diferente y buena; Globo acertó con ella"
  89. Sete Vidas chega a Israel
  90. (Corea del Sur) Partes de Mi - Gran Estreno
  91. "Sete Vidas" com nova data de estreia no Chile
  92. Partes de Mí - Estreno
  93. De los mismos creadores de "La Vida Sigue"... llega una historia actual, sofisticada y muy humana
  94. (Armenia) Partes de Mí - Gran Estreno
  95. Un nuevo éxito de la Rede Globo
  96. Este lunes a las 17:30 llega a La Tele una nueva superproducción de Globo: Partes de mí
  97. a b Producciones del nuevo catálogo de Globo son licenciadas para Grupo Albavisión
  98. «'Sete vidas' faz boa estreia com ótimo elenco e texto realista». Patrícia Kogut. 11 de março de 2015. Consultado em 11 de março de 2015 
  99. Fernando Oliveira (10 de março de 2015). «Com 'Sete Vidas', Licia Manzo mostra que será o 'novo Manoel Carlos' da Globo». R7. Consultado em 11 de março de 2015 
  100. Nilson Xavier (9 de março de 2015). «"Sete Vidas" estreia sem atropelar o telespectador e sem fazê-lo dormir». UOL. Consultado em 11 de março de 2015 
  101. Vanessa Scalei (11 de março de 2015). «"Sete Vidas" dosa bom texto e atuação primorosa de Debora Bloch». ZH Entretenimento. Consultado em 11 de março de 2015 
  102. «'Sete vidas' estreia com 26 pontos no Rio e 20 em São Paulo». Patrícia Kogut. Consultado em 9 de março de 2015 
  103. Redação (12 de março de 2015). «Novelas da Globo vão ao ar mais tarde e têm maior audiência». UOL. Notícias da TV. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  104. Paulo Pacheco (15 de abril de 2015). «Sete Vidas». UOL. Notícias da TV. Consultado em 26 de abril de 2015 
  105. Maísa Capobiango (14 de abril de 2015). «'Sete vidas' repete recorde de audiência em São Paulo». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 26 de abril de 2015 
  106. Maísa Capobiango (27 de março de 2015). «'Sete vidas' repete recorde no Rio e em São Paulo». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 26 de abril de 2015 
  107. Redação (8 de maio de 2015). «Sete Vidas e penúltimo capítulo de Alto Astral batem recorde na Globo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 8 de maio de 2015 
  108. Maísa Capobiango (8 de maio de 2015). «'Sete vidas' bate recorde em São Paulo com 22 pontos». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 8 de maio de 2015 
  109. Hialley Gouveia (10 de junho de 2015). «Audiências consolidadas de terça-feira, 9 de junho». Bastidores da TV. Consultado em 10 de junho de 2015 
  110. «Em primeira semana, "Sete Vidas" registra audiência razoável para Globo; veja índice!». TV Foco. 16 de março de 2015. Consultado em 18 de julho de 2015 
  111. «Último capítulo de 'Sete vidas' registra 24 pontos no Rio e 20 em São Paulo». O Globo. Patrícia Kogut. 13 de julho de 2015. Consultado em 13 de julho de 2015 
  112. a b c d «Prêmio Extra de TV 2015: vote nos melhores da televisão». 11 de outubro de 2015 
  113. «APCA elege os melhores do ano na TV; Verdades Secretas leva mais prêmios». 2 de dezembro de 2015 
  114. «Conheça os finalistas da APCA aos melhores de 2015 na televisão». 4 de novembro de 2015 
  115. Prêmio QUEM 2015: Vote no seu preferido na categoria TV
  116. Confira a lista de vencedores do Prêmio QUEM 2015
  117. «Sete Vidas - Nacional por Vários Artistas». iTunes Store. 25 de maio de 2015. Consultado em 27 de maio de 2015 
  118. a b «Trilha sonora de Sete Vidas (oficial)». Trilha Sonora de Novela. Março de 2015. Consultado em 29 de outubro de 2015 
  119. «Sete Vidas - Vol. 2 - Trilha Sonora da Novela». Livraria Saraiva. 23 de junho de 2015. Consultado em 23 de junho de 2015 
  120. «Sete Vidas - Vol. 2 por Vários Artistas». iTunes Store. 22 de junho de 2015. Consultado em 30 de junho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]