Senhor Barriga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Seu Barriga)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Señor Barriga
br: Senhor/Seu Barriga
Língua original Espanhol
Morada Desconhecida
Origem México
Dublagem Mário Vilela (Brasil)
Temporada(s) 13
Série Chaves
Primeira aparição O Despejo (1972)
Última aparição A Explosão do Nhonho (1991)
Interpretado por Edgar Vivar
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Zenón Barriga y Pesado, mais conhecido como Seu Barriga, é um personagem do seriado mexicano Chaves, interpretado por Édgar Vivar.[1]

É o proprietário da vila onde moram os principais personagens do seriado, como Dona Florinda, Dona Clotilde e Seu Madruga. Sempre que chega a vila, é recebido com uma pancada, aplicada na maioria das vezes por Chaves.[2]

Por ser gordo, é motivo de gozação para várias crianças da vila, como Chaves, Chiquinha e Quico. É o pai de Nhonho, interpretado também por Edgar Vivar.[3]

Apesar de frequentemente estar de mau humor, é um homem de bom coração. Porém, frequentemente tem problemas com Seu Madruga, que deve-lhe 14 meses de aluguéis atrasados, ao contrário de Dona Florinda e Dona Clotilde (que cumprem o pagamento em dia). Em um episódio, chegou a cumprir uma ameaça de despejo de Seu Madruga da vila, porém, se compadeceu e o deixou ficar. Também tem problemas com Dona Neves, bisavó de Chiquinha, que "herdou" os 14 meses de aluguel de Seu Madruga, quando este saiu para "viajar pelo mundo".

O ator Édgar Vivar que interpreta o Senhor Barriga explicou de como perdeu oitenta e seis quilos após o seriado Chaves.[4]

Em 2011, Senhor Barriga contou que sente saudade do Chaves, porém, não voltaria a fazer novamente o seriado.[5] No mesmo ano, Seu Barriga foi entrevistado por Gentili, durante a entrevista ele disse que estava tendo aulas de língua portuguesa. E também emocionou-se quando falou de seus colegas de elenco do Chaves. [6]


Bordões[editar | editar código-fonte]

  • "Tinha que ser o Chaves (mesmo/de novo)!!" (quando Chaves o dá uma pancada quando ele chega à vila)
  • "Pague o aluguel!" (dito para Seu Madruga)
  • "Toda vez que eu chego na vila sou recebido com uma pancada"
  • "Basta!"
  • "É melhor eu ir embora porque pode ser contagioso"
  • "Não tem dinheiro para pagar o aluguel, mas tem dinheiro para..."
  • "Você não sabe que só os idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta?"
  • "Até que a morte os separe..." (dito para o professor girafales)

Relação com outros personagens[editar | editar código-fonte]

Sr. Barriga é um dos personagens mais sérios do programa. É difícil vê-lo fazendo algo engraçado ou contando piadas. Seu lado cômico se destaca mais quando, por exemplo, sofre insultos pela sua obesidade, é enganado por Seu Madruga ao cobrá-lo o aluguel ou é agredido pelas crianças, principalmente Chaves.

  • Chaves - Senhor Barriga é um dos que menos têm paciência para com Chaves, já que sempre é recebido na vila com um golpe do garoto, mesmo que sempre "sem querer querendo", e são raros os episódios em que Barriga aparece sem esta situação ser mostrada (geralmente nos primeiros episódios da série, como no episódio "Seu Madruga Leiteiro", de 1973). E ainda que Sr. Barriga consiga escapar de ser agredido por Chaves ao dar entrada na vila, Chaves consegue acertá-lo na saída ou quando ele cita que "É a primeira vez que aparece na vila sem que o Chaves o receba com uma pancada". Seu Barriga já tramou contra Chaves para que ele deixasse de recebê-lo com um golpe na entrada, como no episódio "O Fantasma do Sr. Barriga" em que Barriga finge ter falecido ao receber uma pancada e depois tenta assustar Chaves fingindo ser um fantasma (todos na vila confundiram com um ladrão disfarçado de fantasma e acabaram batendo nele). Barriga também tolera deste as variadas indiretas e piadas quanto ao seu peso, o que acabam por irritar o homem, que acaba expulsando Chaves de sua presença ou o repreende. Apesar das constantes desavenças entre os dois, Barriga tem uma certa compaixão para com Chaves e tenta fazer o possível para garantir o conforto e a segurança deste, isso é notado quando Barriga se compadece de Chaves, levando-o para Acapulco para passar as férias com ele em um episódio. Chaves já chegou a afirmar: "O que ele tem de gordo, ele tem de bondoso!"
  • Seu Madruga - A relação entre os dois geralmente se trata da "eterna" dívida que Madruga tem para com Barriga. Barriga está constantemente cobrando e ameaçando despejar Seu Madruga do imóvel caso este não lhe pague o aluguel, já que Madruga é o mais atrasado da vila e sempre passa conversa em Barriga afim de desviá-lo. Em algumas vezes, Senhor Barriga já agrediu Seu Madruga por causa da dívida de aluguel, como no episódio "A Casinha do Kiko", em que lutou com Seu Madruga (ambos acabaram batendo em Quico e Dona Florinda agrediu Seu Madruga por causa disso). Por isso, Barriga está sempre desconfiando de Madruga. Em raras situações, quando Sr. Barriga deixa de lado a dívida de Seu Madruga, o relacionamento dos dois é amigável, e eles travam um diálogo maduro e adulto. Por Vezes, Madruga pede a ajuda de Barriga, geralmente cumprindo um trabalho para que possa cobrir suas dívidas. Em muitos dos seus diálogos, Madruga comete um erro clássico, trocando o nome de Barriga por alguma outra palavra, como por exemplo: "Eu sinto barriga, senhor Saudade!" ou "Não sente barriga na cara, Senhor Vergonha?"
  • Nhonho - Possuem uma boa relação de pai e filho, tanto que Nhonho é paparicado e mimado constantemente por seu pai (assim como Dona Florinda trata Quico), e os dois são muito parecidos em aparência e personalidade, e não é muito comum vê-los juntos em cena (pois, assim como acontece com Dona Florinda e Pópis, ambos são representados pelo mesmo ator e apenas podem aparecer juntos por meio de montagens nas cenas). Em alguns momentos porém, Nhonho costuma ser bronqueado por seu pai, em situações como quando Nhonho é egoísta para com os amigos, ou quando Nhonho deixa seu pai numa situação complicada. Ambos são alvo constante de piadas e apelidos ligados ao seu peso.
  • Outras Crianças (Quico, Chiquinha, etc.) - Senhor Barriga é envolvido em situações com outras crianças em relação a piadas e apelidos, e até indiretas quanto ao seu peso. E também a perder a paciência com elas e repreendê-las. Em algumas situações, Seu Barriga é visto amistosamente com algum deles.
  • Dona Florinda - A relação entre os dois é geralmente de muito respeito. Florinda admira Barriga pela sua posição de dono da vila e o considera um homem de muita classe e muito culto, além de fácil de lidar. Mesmo assim ainda há atritos entre os dois, geralmente em situações ligadas à vila (quando Senhor Barriga não se atém a uma determinada questão, e Dona Florinda resolve por sí mesma da maneira como bem quer, ou ameaça não lhe pagar o aluguel) ou quando Barriga é agressivo para com Quico, restando em Florinda defender o Quico(apesar de raramente Barriga sair culpado, já que ela vive repreendendo Madruga). Florinda ainda dá indiretas quanto ao peso de Barriga(seja por querer ou sem querer).
  • Dona Clotilde - Barriga possui uma relação amigável para com Clotilde, e é um dos únicos que tem um certo respeito para com ela, não a chamando de bruxa, nem fazendo piadas quanto à idade de velha senhora, apesar de às vezes escorregar nisto. Por vezes, ela o aponta como um exemplo de cidadão, já que considera Barriga culto e de postura coerente, mesmo assim, os dois ainda entram em conflito quando há pendências relacionadas à vila(tanto da parte dele, quanto dela). Porém, Clotilde é possivelmente a moradora da vila que melhor respeita Barriga, enquanto Madruga vive atrasando o aluguel e Florinda impõe regras aos demais inquilinos sem que Barriga precise saber. Clotilde ainda possui uma leve queda por Barriga, e costuma usá-lo para fazer ciúme a Madruga.
  • Professor Girafales - Barriga e Girafales possuem uma relação de respeito, por ambos terem tido educação de qualidade e serem cultos. Girafales admira a postura de Barriga e também por este ser um homem de posses, também há respeito por Girafales ser professor do filho do obeso proprietário. Geralmente Barriga conta com Girafales como pessoa externa ao problema para resolver questões da vila(já que Girafales não reside na vila, mas é conhecido pelos moradores, também por ser o professor das crianças). Porém, Girafales é ciumento e teme que Dona Florinda se apegue ao Sr. Barriga ou a Seu Madruga e fica um tanto nervoso quando presencia alguma manifestação de carinho ou intenção amorosa entre Barriga e Florinda, geralmente sendo agressivo para com ele. Ainda há desavenças entre os dois, quando Barriga é apontado como o vilão da história e Girafales desconfia dele. Em um episódio, Girafales afirmou: "Nunca gostei muito dele!", referindo-se a Barriga ao desconfiar que ele e Florinda estavam tendo um caso(na verdade tudo se passava de um mal entendido, e de uma mentira feita por Jaiminho.).
  • Jaiminho - Os dois possuem uma relação um tanto amigável, por Barriga ter o bom costume de respeitar pessoas mais velhas. Mesmo assim, Jaiminho às vezes atrasa o aluguel (na versão animada da série), e para se safar, costuma passar conversa em Barriga.

Dublagem no Brasil[editar | editar código-fonte]

Na série original, o personagem foi dublado por Mário Vilela, cuja voz é mais conhecida pelo grande público. Também foi dublado por:

  • Ivo Roberto (para o Programa Chespirito, exibido pela CNT em 1997)
  • César Leitão (no Clube do Chaves, exibido em 2001 pelo SBT)
  • Fadu Costa (no primeiro box de DVDs lançado pela Amazonas Filmes)
  • Gilberto Barolli (a partir do segundo box de DVDs)
  • Marcelo Torreão (na primeira temporada do desenho animado de Chaves)
  • Gustavo Berriel (atual dublador do personagem no desenho animado, encontra-se desde a segunda temporada)
  • Jorge Lucas (no seriado Chespirito)

Referências

  1. Barril do Chaves. Quem é Seu Barriga.
  2. Kaschner, Pablo. Chaves de um sucesso. [S.l.: s.n.]. 77 p.
  3. Senor Barriga
  4. Os Paparazzi (15/09/2011). Senhor Barriga explica como perdeu 86 quilos após o Chaves.
  5. CARAS (28/08/2011). Senhor Barriga Não faria Chaves novamente.
  6. Band.com.br (15/09/2011). Senhor Barriga é entrevistado por Gentili.