Seus Olhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Seus Olhos
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min. aproximadamente
Criador(es) Inés Rodena
adaptada por:
Ecila Pedroso e Marcos Lazarini
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Henrique Martins
Elenco Carla Regina
Thierry Figueira
Petrônio Gontijo
Françoise Forton
Luiz Guilherme
Juan Alba
Bete Coelho
Cláudio Fontana
Regina Maria Dourado
Bete Mendes
Carmo Dalla Vecchia
ver mais
Tema de abertura "Este seu olhar", Adryana Ribeiro
Transmissão original  Brasil: 18 de maio de 2004 Brasil: 4 de dezembro de 2004
N.º de episódios 173
Cronologia
Último
Último
Esmeralda
Próximo
Próximo

Seus Olhos é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT de 18 de maio a 4 de dezembro de 2004, em 173 capítulos.

Remake da telenovela La Gata e baseada no texto original de Inés Rodena, foi adaptada por Ecila Pedroso, Noemi Marinho, Marcos Lazarini, Aimar Labaki, Mário Viana e Fábio Torres e dirigida por Jacques Lagoa, Luiz Antônio Piá e Henrique Martins, com David Grimberg como diretor geral de teledramaturgia.

Carla Regina, Thierry Figueira, Françoise Forton, Juan Alba, Bete Mendes, Adriana Londoño, Carmo Dalla Vecchia, Bete Coelho e Petrônio Gontijo interpretam os papéis principais.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após a exibição de Canavial de Paixões, que na sua última semana de exibição, em março de 2004, teve 15 pontos de média no Ibope,[1] o SBT buscou a novela substituta dos textos mexicanos, de seu contrato com a Televisa, as opções era La otra, Imperio de cristal e Los ricos también lloran,[2] em dezembro de 2003 foi escolhido fazer o remake de La otra, produzida em 2002, e protagonizada por Yadhira Carrillo e Juan Soler.[3] Em janeiro de 2004, a emissora anunciou a contratação de Mel Lisboa, de Presença de Anita, para interpretar as gêmeas protagonistas.[3] Em fevereiro, a emissora decidiu que o remake não seria fiel ao texto mexicano e queriam contratar um roteirista que adaptasse a trama para os dias atuais e com assuntos brasileiros, mas o tempo de mudança e a verba impediram a produção e sua estreia, fazendo com que o SBT optasse pela exibição da versão original dublada.[3] [4] [5]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Conta a história de dois jovens que se amam, mas que sofrem preconceito e intolerância devido a um passado desconhecido. Seus Olhos é dividida em três fases.

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Se passa em São Paulo na década de 1980. Marina, 21 anos, ótima pintora de quadros e órfã de pai desde pequena, leva uma boa vida ao lado de sua mãe, Edite. Vítor tem muitas chances de conquistar o coração da moça. Ele é um advogado bem sucedido que trabalha numa empresa de construção naval cujo herdeiro, Tiago, também é apaixonado por Marina. Mas ela não sabe que Vitor é casado com Elaine e tem um filho de dois anos, Artur.

Edite morre, deixando Marina órfã, e esta, fragilizada, se entrega a Vítor. A situação seria melhor para ele se sua esposa não descobrisse o caso. Marina fica chocada ao saber que o "namorado" é na verdade casado e imediatamente termina o romance. Depois, se aproxima de Tiago e a amizade se transforma em amor que vira, em casamento. Flávia, amiga de Marina, casa com Sérgio na mesma época, e em ambas engravidam.

Durante os nove meses de gestação, Vítor dá um golpe que resulta na falência de sua empresa. O vice-presidente Sérgio descobre tudo e, depois de uma briga, Vítor o mata e culpa Tiago pelo ocorrido. Ele conta para Marina toda a verdade. Mas, para provar que fez tudo por amor, passa todo o dinheiro que roubou para a filha recém-nascida da moça, Renata. A mãe fica indignada. Os dois brigam e, no final, Vítor assassina Marina. Desesperado, ele procura provas para culpar Tiago, que, mesmo sendo inocente, é julgado e condenado a 30 anos de prisão.

Flávia também dá à luz uma menina, Cibele. Os destinos de Cibele e de Renata se cruzarão vinte anos depois. Renata é seqüestrada por Dirce, uma exploradora de crianças que mora na periferia da capital paulista. Rinaldo, mais conhecido como Berro e filho da exploradora, comete um assalto e é preso, fazendo companhia para Tiago na cadeia.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Começa com a passagem de oito anos. Renata continua morando com Dirce, que a explora o quanto pode. Vítor desiste de trabalhar na empresa para montar seu próprio escritório de advocacia, além de trabalhar para o crime organizado. A assistente social e socióloga Norma conhece Renata e fica comovida com as condições da menina. Cibele é criada por seus avós, em São Paulo, longe de sua mãe. Depois, Artur se namora de ela. Então ela inicia uma perseguição contra Dirce. Renata faz uma grande amizade com Artur, que lhe ensina a ler e escrever. Ela ama desenhar, dom esse herdado da falecida mãe.

Terceira fase[editar | editar código-fonte]

Mais doze anos se passam. Renata e Artur se apaixonam. Devido à diferença social e a pedido da moça, o casal namora em segredo. Vítor e Elaine comemoram bodas de prata. Na ocasião, Artur finalmente apresenta Renata à família como sua noiva. Mas a mãe dele enlouquece e expulsa a futura nora de casa.

Vítor fica pasmo com a semelhança entre Renata e a mãe dela, e imediatamente desconfia que se trata da menina desaparecida há anos. Muito mais que conseguir recuperar "seu dinheiro", a paixão que Vítor sentia por Marina renasce na figura de Renata, que é idêntica à mãe. Assim, é formado o triângulo amoroso que envolve Vítor, Artur e Renata. Elaine sente que a história de mais de 20 anos atrás está se repetindo e fará de tudo para não perder Vítor.

Artur se namora da gananciosa Cibele, chantagem tudo ao. Depois, Cibele se namora do traiçoeiro Felipe.

Renata passa a morar no loft que pertencia à sua mãe e, quando encontra o retrato que foi tirado na maternidade, aos poucos toma conhecimento da verdade. Ela e Artur terão que superar os problemas e traumas do passado e ultrapassar os obstáculos do presente para terem um romance feliz.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Inicialmente prevista para estrear em 10 de maio de 2004,[6] a novela estreou em 18 de maio, dividindo o horário com La otra que ficou no ar até 13 de agosto, em 16 de agosto estreou a quarta edição da Casa dos Artistas fazendo com que Seus Olhos, antes indo ao ar às 20h30, fosse para 20h15, e com a entrada do horário eleitoral gratuito das eleições municipais no Brasil em 2004, Seus Olhos passou para 19h45, concorrendo diretamente com a novela da Rede Globo, Da Cor do Pecado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Thierry Figueira interpretou o protagonista Artur
Petrônio Gontijo interpretou o vilão Vítor
Juan Alba interpretou Tiago
Lu Grimaldi interpretou Dirce
Jiddu Pinheiro interpretou Jucê
Ator Personagem
Carla Regina Marina/Renata
Thierry Figueira Artur
Petrônio Gontijo Vítor
Juan Alba Tiago
Françoise Forton Elaine
Regina Maria Dourado Mafalda
Bete Mendes Edite
Luiz Guilherme Otto
Cláudio Fontana Gilson
Bete Coelho Norma
Lu Grimaldi Dirce
Carmo Dalla Vecchia Sérgio
Adriana Londoño Flávia
Marcela Muniz Valéria
Nico Puig Berro (Rinaldo)
Neusa Maria Faro Giselda
Luís Carlos de Moraes Demétrio
Raoni Carneiro Felipe
Fábio Villa Verde Tito
Jiddu Pinheiro Jucê
Rogério Márcico Gregório
Matheus Petinatti Nilo
Gésio Amadeu Bartolomeu
Viétia Zangrandi Dora
Cléo Ventura Iara
César Pezzuoli Mauro
Angela Corrêa Elvira
Rodolfo de Freitas Leonel
Patrícia Mayo Araci
Bruno Giordano Everaldo
Jacqueline Dalabona Lídia
Martha Meola Cleusa
Ademir Zanyor Vicente
Christina Dieckmann Cibele
Ricardo di Giácomo Tadeu
Rogério Bandeira Valdo
Marcelo Pio Tomás
Marcelo Castioni Téo
As crianças
Ator Personagem
Thávine Ferrari Renata
Renan Bega Artur
Rodolfo Valente Gilson
Julia Palmeira Cibele
Caique Santos Filipe
Lucas Papp Nilo'

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  • A trilha sonora de Seus olhos não foi lançada comercialmente. As músicas que fizeram parte da novela são:
  1. "Este Seu Olhar" - Adryana Ribeiro
  2. "O Olhar do Amor - Paula Lima
  3. "Aquele Olhar" - LS Jack
  4. "Sonhos & Pedras" - Flávio Venturini
  5. "Enquanto Houver Saudade" - Alcione
  6. "Jura Secreta" - Lucinha Lins
  7. "Coração Vagabundo" - Josee Koning
  8. "Malandro" - Bezerra da Silva
  9. "Vox Populi" - Ana Carolina
  10. "Blá Blá Blá" - Rouge
  11. "Sebastiana" - Jackson do Pandeiro
  12. "Tú me Acostumbraste" - Luis Miguel

Referências

  1. Mary Persia (18 de maio de 2004). SBT estréia hoje novela com texto mexicano e produção nacional Agora São Paulo UOL. Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  2. Fabíola Reipert (9 de novembro de 2003). Zapping: Sheila Mello pode virar repórter de Adriane Galisteu Agora São Paulo UOL. Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  3. a b c Daniel Castro (14 de março de 2004). Fragilizado, SBT ataca com "A Outra", dublada Folha de São Paulo UOL. Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  4. Novela cancelada e atriz sem rumo Pernambuco.com Diario de Pernambuco (22 de fevereiro de 2004). Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  5. Custos fazem SBT suspender "A Outra", diz jornal Terra Networks (11 de fevereiro de 2004). Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  6. SBT apresenta elenco de Seus Olhos São Paulo/AE Gazeta Digital (18 de abril de 2004). Visitado em 5 de janeiro de 2004.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]