Seven (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Se7en
Os Sete Pecados Mortais (PT)
Se7en - Os Sete Crimes Capitais (BR)
1995 • cor • 127 min 
Direção David Fincher
Produção Arnold Kopelson
Phyllis Carlyle
Roteiro Andrew Kevin Walker
Elenco Brad Pitt
Morgan Freeman
Gwyneth Paltrow
Kevin Spacey
John C. McGinley
Género Suspense
Crime
Música Howard Shore
Cinematografia Darius Khondji
Edição Richard Francis-Bruce
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 327.311.859
Página no IMDb (em inglês)

Seven (também grafado Se7en) Sete crimes capitais - é um filme estadunidense, lançado em setembro de 1995, estrelado por Brad Pitt e Morgan Freeman e um dos mais importantes da filmografia do seu diretor David Fincher.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta a história de dois policias - o jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt), que passou cinco anos na divisão de homicídios, e o maduro, culto e prestes a reformar-se William "Smiley" Somerset (Morgan Freeman) - que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Seven foi um trabalho importantíssimo na filmografia de David Fincher. Impulsionado o seu sucesso através da participação de um ator acarinhado pelo público, Brad Pitt, Seven permitiu a Fincher alcançar a desejada fama.

Neste trabalho Fincher assume as funções de director dando a todo o filme características identificativas do artista.

Fincher apresenta um trabalho muito aclamado no que diz respeito à conjugação dos vários elementos essenciais ao sucesso do filme, luz, som, tipografia,…

A luz é trabalhada de uma forma exemplar por Fincher sendo através da mesma que o artista identifica o protagonismo a dar às várias personagens. De modo a vincar tal característica Fincher é também caracterizado pelo uso arriscado mas eficaz de vários planos.

O som e tipografia foram duas características analisadas em aula através da visualização do trailer do filme onde mais uma vez trabalho de Fincher é agradado pelos críticos e público.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Se7en teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 20 avaliações profissionais, alcançou metascore de 65% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.4, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor do "MTV Movie Awards" de Melhor Filme, Melhor Vilão (Kevin Spacey) e de O Homem Mais desejável para Brad Pitt.

Nomeações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Se7en (em inglês) Metacritic. Visitado em 18 de julho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]